Gestão de Empresas

O que devo considerar antes de uma expansão empresarial?

O reconhecimento do sucesso do negócio e do trabalho sério e responsável do empreendedor vem em forma de mais trabalho. Assim, a medida que o número de clientes aumenta, maiores são as suas responsabilidades, até você se dar conta de que talvez tenha chegado o momento da tão sonhada expansão empresarial.

Esse processo não é uma tarefa fácil, afinal, você precisa lidar com uma nova dinâmica de negócios, mais complexa e cheia de desafios impossíveis de serem administrados por uma pessoa só. Mas, apesar dos desafios, é possível levar seu empreendimento para o próximo estágio. A palavra-chave aqui é preparo, tanto no que diz respeito às estruturas para a expansão das atividades quanto na sua habilidade de gestão.

Para ajudar a realizar a expansão empresarial com mais eficiência, listamos aqui 6 perguntas que você deve se fazer antes de colocar em ação o plano de crescimento da empresa. Responda sinceramente às perguntas e prepare-se para concretizar a ampliação do seu negócio.
<h2>Já extraiu todo o potencial do seu negócio inicial?</h2>
Esta é a primeira pergunta a ser respondida antes de expandir seu negócio: existe um momento certo para a abertura de uma filial? Você precisa se certificar que a empresa já está operando com sua capacidade total. Será que realmente conseguiu alcançar o lucro e a quantidade de máxima de clientes possíveis com o seu empreendimento?

Imagine que você seja dono de um restaurante. Se perceber que a demanda tem sido grande, a ponto de ver clientes sem lugar para se sentar em horários de maior movimento ou não ter nem espaço para estocar os alimentos, talvez seja a oportunidade de partir para a criação de uma nova unidade.
<h2>Como anda o mercado atual?</h2>
Outra questão importante que precisa ser considerada no caso da expansão empresarial é verificar se o mercado atual está favorável para esse crescimento. O levantamento de informações sobre a análise da economia geral, o poder de compra do seu público-alvo, a presença e o alcance da concorrência são alguns dos pontos que você não pode deixar de responder.

É preciso verificar ainda se o crescimento do seu negócio é uma questão pontual em que apenas a sua empresa tem se mostrado bem-sucedida ou se o mercado está favorável para todo o segmento em que você atua.

Se você usa <a href=”http://blog.rcky.com.br/tire-sua-duvida-vale-confiar-em-um-sistema-de-gestao-empresarial/”>um sistema de gestão empresarial</a>, aproveite o relatório de análise de desempenho e compare com o de outras companhias do setor. Só vale a pena investir em expansão se o cenário estiver positivo para todos, do contrário, há o risco de ficar sem mercado para atuar.

Caso você sinta que não está preparado para realizar esse levantamento, procure ajuda dos serviços de consultoria empresarial.
<h2>Já definiu seu alvo para a expansão empresarial?</h2>
Seu plano de expansão envolve uma pequena região, ou você espera um maior alcance? Sua resposta vai orientá-lo a levantar quais serão os recursos necessários para que sua empresa consiga crescer.

É preciso lembrar que algumas dessas mudanças exigem de sua empresa o desenvolvimento de habilidades que talvez não ainda não façam parte da sua rotina. Para uma maior agilidade e praticidade no atendimento ao cliente, você pode, por exemplo, incluir um <a href=”http://rcky.com.br/novo/sistema-automacao-vendas-pdv.html”>sistema para automação de vendas</a>.
<h2>Existe um plano de investimentos?</h2>
Com as informações levantadas a partir das perguntas anteriores, é hora saber como se dará a esse crescimento da sua empresa. É hora de calcular se o lucro que virá com a expansão vai compensar o investimento inicial e, principalmente, se esses custos não vão prejudicar o caixa do negócio inicial.

As despesas com um novo ponto de venda, mão de obra, o aumento da carga tributária, custos fixos e margem de lucro reduzida são apenas alguns dos pontos que você precisa considerar em seu plano de investimentos. Você também pode incluir no planejamento de investimento sugestões de ação para <a href=”http://blog.rcky.com.br/conheca-7-maneiras-de-reduzir-os-custos-na-sua-empresa/”>reduzir os custos na sua empresa</a> e obter uma folga maior no caixa para a expansão.

Se verificar que sua organização não possui o dinheiro necessário para a expansão pretendida, é possível repensar os planos de crescimento a partir dos recursos à disposição. Melhor que querer crescer a qualquer custo, com o risco de fracasso, é dar um passo por vez e garantir que isso aconteça da forma mais segura, não é mesmo?
<h2>Você está pronto para delegar?</h2>
Aqui está mais um ponto decisivo a ser considerado durante esse processo do seu negócio. Se é do tipo que quer um negócio que possa ser controlado exclusivamente por você, esqueça a expansão. Um negócio se expande com inovação e especialização dos processos. Você sozinho não terá tempo nem habilidade para resolver tudo.

O crescimento da empresa traz muitos desafios ainda desconhecidos por você e sua equipe, então, é preciso que vocês estejam preparados para os próximos passos. Seu foco deve estar na tomada de decisões estratégicas da empresa, deixe as operacionais para seus colaboradores.

Uma estratégia altamente eficiente e que garante uma expansão bem-sucedida é a capacitação interna. Ao preparar os profissionais que já estão no seu negócio para assumirem posições de liderança você contribui para a construção de um time disposto a contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.

Mas delegar não significa que você não terá acesso a todos os processos do negócio. <a href=”http://rcky.com.br/novo/sistema-online-administracao-lojas-master-retail.html”>Um sistema online para administração de lojas</a> permite a você cuidar de sua empresa de qualquer lugar.
<h2>Como você vê o futuro do seu negócio?</h2>
Essa pergunta deve ser respondida sempre. Para manter tudo o que sua empresa já conquistou é importante pensar no diferencial que seu negócio oferece em relação à concorrência.

Se perceber que não tem apresentado nada de novo, você pode perder espaço no mercado e ficar sem alternativas para <a href=”http://blog.rcky.com.br/como-aumentar-as-vendas-da-sua-empresa-temos-as-respostas/”>aumentar as vendas</a>. Mudar ou diversificar o ramo de atuação podem trazer o diferencial competitivo que faltava para garantir o futuro e sucesso do seu negócio.

Preparado para responder às perguntas para a expansão empresarial? Lembre-se de que o tempo dedicado a essa tarefa será a garantia do crescimento seguro do seu negócio e a ajuda de um consultor é sempre bem-vinda. Aproveite e descubra também <a href=”http://blog.rcky.com.br/como-fazer-um-planejamento-financeiro-empresarial-descubra-aqui”>como fazer um planejamento empresarial</a> e aumentar as chances de expandir seu negócio.

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