Montar um PDV eficiente e funcional é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial, seja ele um pequeno negócio local ou uma grande rede varejista.
Um PDV bem estruturado agiliza as operações diárias, melhora a experiência dos clientes, aumenta a eficiência operacional e contribui para a gestão do negócio.
Diante disso, neste artigo, nós vamos listar e falar sobre os 10 itens indispensáveis para montar um ponto de venda completo, abordando tanto os aspectos de hardware quanto de software.
Se você está começando um novo negócio ou procurando mudar de sistema, esta lista irá lhe guiar para garantir que seu ponto de venda seja robusto, eficiente e preparado para atender às demandas do mercado moderno. Vale a pena conferir!
1.Computador
Para começar, você precisará adquirir um ou mais computadores, de acordo com o porte da sua loja. É importante prever um número adequado de computadores para evitar a formação de filas no caixa.
Além disso, é necessário que os computadores escolhidos contem com boa capacidade de processamento e sejam compatíveis com os requisitos do sistema PDV que será utilizado.
2.Monitor de PDV
Além de adquirir o computador em si, é preciso pensar em todos os periféricos que serão conectados, a eles, a começar pelo monitor.
O monitor deve ter um tamanho adequado para facilitar a leitura das informações e evitar erros por parte dos operadores de caixa.
Por sua vez, se for compatível com o seu orçamento, pode ser interessante investir em monitores touchscreen para aumentar a eficiência e a agilidade no atendimento.
3.Sistema de PDV
O sistema de PDV é a ferramenta que você utilizará para registrar e processar as vendas, bem como, para gerenciar o seu negócio como um todo.
Quando falamos do comércio, esse tipo de solução costuma oferecer recursos como:
- Controle de vendas (caixa);
- Gestão financeira;
- Gestão de estoque;
- Cadastro de clientes;
- Cadastro de fornecedores;
- Cadastro de produtos;
- Emissão de relatórios;
- Dentre outros itens.
Aqui na RCKY, por exemplo, nós temos soluções completas e intuitivas em softwares para gestão de lojas. Faça contato conosco e solicite uma demonstração.
4.Impressora de cupons
Para cumprir a legislação em vigor e imprimir os cupons de vendas para os clientes, você precisará investir na aquisição de impressoras térmicas.
Muitas dessas impressoras podem ser compartilhadas em rede, mas para evitar erros que possam prejudicar o bom andamento das atividades, o ideal é contar com uma impressora para cada terminal de caixa.
5.Leitor de código de barras
Para agilizar o processo de vendas e evitar a ocorrência de erros humanos, é importante que você invista em leitores de código de barras, evitando assim, a digitação manual do código dos produtos.
Existe uma série de modelos de leitor de código de barras no mercado, incluindo opções com fio e opções sem fio. Escolha aquela que será capaz de atender da melhor forma às suas necessidades operacionais e o seu orçamento.
6.Teclado e mouse
Outros itens de grande importância para que você monte um PDV completo são o teclado e o mouse, e a boa notícia é que é possível encontrar diversas opções em uma pesquisa na internet.
No entanto, recomendamos que você não olhe apenas para o preço, mas adquira itens de marcas conhecidas e confiáveis, a fim de obter uma boa durabilidade, já que esses itens serão utilizados diariamente.
7.Gaveta de dinheiro
Apesar de não ser um item obrigatório para o funcionamento do PDV, é recomendado que você invista em uma gaveta de dinheiro.
A gaveta pode ser conectada ao sistema para ser aberta apenas no momento certo, ou seja, na hora da finalização de um venda ou no fechamento do caixa, evitando assim, o acesso não autorizado ao dinheiro.
8.Máquina de cartão
Nos dias de hoje, a maior parte dos clientes optam por realizar compras através de cartões de crédito ou débito. O uso do dinheiro em espécie é cada vez mais raro, principalmente em compras de grande valor.
Sendo assim, é importante que você invista na aquisição ou no aluguel de uma ou mais máquinas de cartão de crédito.
As máquinas em questão podem ser móveis ou do tipo TEF, que funcionam diretamente conectadas ao sistema PDV.
9.Balança de pesagem
Se você trabalha com produtos que serão vendidos a peso, é muito importante contar com uma balança que possa ser conectada ao sistema de caixa.
As balanças integradas facilitam e agilizam muito o processo de registro de mercadorias vendidas a peso, pois informam diretamente ao sistema PDV o peso do item vendido.
A informação transmitida ao PDV deverá ser utilizada para cálculo automático do valor a ser pago pelo item pesado.
10.Conexão à internet
Por fim, você não pode se esquecer de investir na estrutura de rede do negócio, o que inclui a contratação de um serviço de internet, o cabeamento interno da loja e a aquisição de um modem ou roteador.
Não tenha dúvidas, montar um PDV completo é algo que exige a combinação correta de hardware e software para garantir que as operações do seu negócio sejam realizadas de maneira eficiente e sem falhas.
Investir nos itens certos não só melhora a experiência do cliente, mas também otimiza a gestão e o controle do seu ponto de venda.
Certifique-se de avaliar suas necessidades específicas e escolher componentes que se integrem bem e suportem o crescimento do seu negócio.
Conheça a RCKY
Como uma das melhores desenvolvedoras de softwares para o varejo, food service, rede de lojas e franquias do país, a RCKY tem a solução certa para o seu negócio.
Conheça nosso sistema PDV e todas as funcionalidades disponíveis em nosso software de gestão em uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas.
Para agendar a sua demonstração, tudo que você precisa fazer é clicar aqui e falar conosco através do WhatsApp. Temos um consultor especialista em automação comercial, à disposição, aguardando o seu contato!