Empreendedorismo, Gestão de Empresas, Vendas

Quer saber onde e como inovar em sua loja? Confira 7 dicas!

Via de regra, a inovação não tem parâmetros tão claros para comparação. Então é difícil, por parte do consumidor, entender exatamente aquilo que você está oferecendo. Para isso, é importante ter clareza do benefício que a inovação gera em relação às opções que o cliente tem. Em um contexto marcado pela alta competitividade, é natural que as organizações deixem um pouco de lado o pensamento de como inovar.

O maior desafio para lançar novidades nos dias atuais está relacionado com as dificuldades inerentes à economia. Isso acontece porque as inovações, em geral, dão resultado em médio e longo prazo. Normalmente, em um processo de instabilidade econômica, as empresas buscam por resultados de curto prazo.

Assim sendo, o primeiro passo para aperfeiçoar qualquer processo é se orientar a partir de um obstáculo real. A essência do empreendedorismo é resolver problemas, e na inovação não é diferente. Se você quer saber onde e como inovar em sua loja, confira agora mesmo nossas 7 dicas!

1. Crie um ambiente agradável

Se você pensa em inovar de fato, empenhe-se para criar um ambiente que seja agradável para as pessoas. E isso não é uma tarefa difícil, ao contrário do que muitos pensam.

Ao colocar em prática uma rotina simples de cuidados e atenção ao espaço físico, procure manter a loja sempre limpa e organizada. Disponibilizar água, café e biscoitos para o público consumir também é um diferencial. Além disso, os produtos da sua loja devem ser expostos de maneira que os clientes tenham fácil acesso a todos eles.

Dessa forma, medidas comuns podem ajudar a manter um ambiente adequado e bastante propício para que os visitantes da loja se tornem clientes e até venham a ser consumidores fiéis.

2. Siga as tendências para saber como inovar

Seguir tendências não significa copiar atitudes do seu concorrente, mas acompanhar e se antecipar às novidades do mercado. Esteja sempre alerta para analisar referências e estude variadas modalidades de consumo que costumam surgir em um cenário de evolução constante. Depois disso, adote os processos internos que julgar adequados para se adaptar.

Entretanto, é preciso ter muita originalidade. Ser original em um mundo cercado de excelentes práticas prontas não é nada fácil. Portanto, se esforce para seguir as referências e use a criatividade para ter sua identidade própria.

3. Esteja presente nas redes sociais

Quando sua marca se faz presente nas mídias sociais, certamente melhora sua comunicação e garante o aumento das vendas. Atualmente, redes como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram são excelentes canais para manter contato com seu público, além de serem ótimos veículos de divulgação da sua loja.

Portanto, a dica é descobrir onde seus clientes estão e marcar presença nesses lugares. Interaja constantemente com seus seguidores por meio de mensagens e, sempre que possível, publique conteúdos relevantes que gerem maior engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos).

4. Ofereça produtos e serviços que atraiam os clientes

Afinal de contas, como inovar ao ofertar produtos e serviços? É simples: basta você oferecer opções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. Assim, você transforma a experiência de compra em algo mais agradável e dá cada vez mais motivos para que as pessoas escolham a sua empresa na hora de adquirir algo.

Entre os produtos que cumprem bem esse papel, podemos citar os cartões de recarga de celular e acessórios, por exemplo. Ao pensar em serviços que atraem os clientes, não podemos deixar de mencionar WiFi, estacionamento, entrega agendada de produtos, espaços para crianças, pet-friendly, entre outros.

5. Disponibilize atendimento de qualidade

Para inovar e disponibilizar um atendimento de qualidade, você não precisa estender um tapete vermelho para cada cliente que entra em sua loja. Muito pelo contrário! As pessoas gostam de se sentir à vontade e de saber que tem alguém atento à sua presença, mas sem muita importunação.

Para tanto, treine e motive sua equipe com frequência. Reforce as práticas de empatia, da cordialidade, da simpatia e eduque os funcionários no sentido de garantir que todos estejam preparados para ouvir os clientes.

6. Integre todos os canais de atendimento

É muito desagradável comprar um produto de um e-commerce e, ao precisar trocá-lo, por exemplo, a loja física não aceitar tal pedido. A mesma sensação ocorre quando recebemos uma informação pelo telefone que é totalmente diferente daquela obtida na loja.

Dessa forma, integrar todos os canais de atendimento é uma das maneiras de inovar para conquistar a confiança do público. Seu consumidor precisa perceber que a empresa inteira fala a mesma língua, inclusive no pós-venda, independentemente da linha de frente que tenha escolhido para ser atendido.

7. Promova uma experiência única

Pouco importa se a sua empresa é um carrinho de cachorro-quente ou uma grande indústria que fabrica máquinas pesadas. Você precisa se dedicar em deixar claro para o cliente que ele é único, especial e que todos estão felizes em atendê-lo.

Quando falamos em promover uma experiência única, não sugerimos que você dê uma festa quando o cliente estiver na sua loja, e sim que proporcione um diferencial para marcar em sua memória o quanto foi bom passar por aquela vivência. É dessa maneira que ele se lembrará da sua marca assim que precisar consumir um produto novamente.

Portanto, se você quer ser um referencial de inovação, entenda que os valores intangíveis que as marcas associam a um produto ou serviço transformaram a maneira como o cliente compra: o que antes era tratado como diferencial, agora é praticamente uma exigência. Assim, por meio da inovação, é possível desenvolver e ofertar produtos cada vez mais personalizados para o perfil do consumidor e aumentar as vendas.

Por fim, para compreender de uma vez por todas como inovar com eficiência, pense em algo que possa ser bom tanto para o seu cliente quanto para o seu negócio. Ao fazer isso, considere que a dedicação em inovar deve estar em completa sintonia com as constantes mudanças de comportamento do público.

Se o nosso conteúdo ajudou você a saber onde e como inovar em sua loja, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais!

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