Controle Financeiro, Gestão de Empresas

Aprenda agora como montar um plano de negócios para padaria!

Todo mundo que idealiza um estabelecimento quer ser um empreendedor de sucesso. Porém, antes de abrir uma empresa, é preciso saber minuciosamente como montar um plano de negócios. Seguindo todas as indicações, é possível criá-lo em pouco tempo e sem erros.

Um plano de negócios é um documento que traz as definições dos objetivos e metas da empresa e quais serão os caminhos para alcançá-los. Esses registros são importantes para identificar e corrigir os possíveis erros do empreendimento antes que ele passe a funcionar na prática. Assim, a empresa começa de forma certa, sabendo exatamente os obstáculos e como superá-los no futuro.

Neste artigo, ensinamos como montar um plano de negócios para padaria. Se o seu sonho é ter esse tipo de empreendimento, não deixe de acompanhar todas as dicas para começar o seu negócio da melhor forma!

Passo a passo para montar um plano de negócios para padaria

Montar um plano de negócios para padaria não é tarefa complicada, mas existem algumas regras que devem ser seguidas. Elas facilitam a idealização do empreendimento de forma geral e possibilitam enxergar o mercado e o dia a dia da empresa. A seguir, saiba o que deve ser feito.

Raio-X da empresa

É preciso decidir alguns itens importantes: você começará uma padaria do zero? Terá uma franquia? Comprará um negócio já estabelecido? O que será vendido nessa loja? Qual o tipo de produto comercializado?

Analise também o ponto onde o negócio será instalado. Além disso, estude o perfil do consumidor local. Qual o tipo de padaria (boutique, de conveniência, de serviço) se adaptará melhor no local pretendido? Anote todas essas informações.

Sumário executivo

Nessa parte, é necessário fazer a descrição da empresa, discriminando o que a diferencia dos concorrentes, suas missões e objetivos, mercado de atuação, capital inicial, enquadramento tributário e forma jurídica.

Não se estenda muito ao fazer o sumário executivo do seu plano de negócios. Seja sucinto e escreva, no máximo, duas páginas para que o leitor tenha interesse na leitura.

Análise de mercado

Analisar o mercado que se pretende atuar é imprescindível. Nessa etapa, você fará a avaliação da concorrência e colocará no papel como sua padaria poderá competir com aquelas que já estão em funcionamento.

Aproveite para ampliar a sua pesquisa sobre clientes. Avalie a condição financeira das pessoas que frequentarão o estabelecimento e quais os tipos de produtos que elas procuram.

E não se esqueça dos fornecedores. Todas as anotações sobre eles entram nessa parte: contatos, formas de pagamento e seus valores, bem como os prazos de entrega de cada um deles.

Plano de marketing

É preciso saber como explorar o marketing de sua futura padaria. Então, descreva como você pretende fazer a divulgação da sua marca, as ações promocionais e de que forma é possível ofertar os produtos e serviços.

Mostre como a sua empresa se destacará e se diferenciará dos concorrentes e divulgue para si mesmo os itens à venda. Você precisa se convencer de que o seu estabelecimento está no caminho certo.

Plano operacional

É hora de entender como o estabelecimento vai funcionar na prática. Portanto, descreva o espaço físico, qual a capacidade de atendimento e como ele será feito, além de traçar o perfil e quantidade de funcionários que precisará.

Também é interessante desenvolver um layout funcional para a padaria, estabelecendo onde os equipamentos ficarão expostos assim como os lugares dos produtos, cuidando para que eles atraiam a atenção dos consumidores.

Plano financeiro

Com o planejamento financeiro, é possível ter uma visão de quanto o empreendimento custará para o empresário e se essa idealização é viável. Avalie também os custos de manutenção e de possíveis filiais.

Para isso, é preciso ter em mãos o capital inicial e de giro, estimativa de faturamento, lucratividade, fluxo de caixa, prazo de retorno de investimento e qual será o custo total para montagem do empreendimento.

Simulação de cenário

O que fazer no caso de uma crise econômica? Ou como proceder se um concorrente forte se estabelecer próximo da padaria? E se as vendas não forem satisfatórias e não corresponderem às expectativas?

Nessa etapa, simule diversos cenários para ver como a sua empresa se sairá em cada um deles. Isso é muito importante para que se saiba como reagir se algo inesperado acontecer no meio da caminhada para o sucesso.

Análise estratégica

Você vai precisar de um sistema que faça a análise interna e externa da padaria. Ele avaliará os pontos fracos e fortes, as oportunidades e também as ameaças que rondam o seu negócio.

Tudo isso é necessário para que se tenha ideia de como o empreendimento se manterá no mercado, avaliando seu desempenho e analisando os obstáculos e chances de crescimento.

Avaliação do plano de negócios

Chegamos à etapa final da montagem do plano de negócios. Mas ainda é preciso muito trabalho. De posse de todas as informações, avalie se o empreendimento poderá se sustentar, crescer e até mesmo se expandir.

Converse com pessoas que morem, trabalhem ou frequentem as proximidades da padaria e apresente o seu projeto. Veja se ele será bem recebido e considere todas as indicações e apontamentos.

Por meio dessa análise, você terá condições de saber se a padaria dos seus sonhos está pronta para se estabelecer da forma planejada ou se é preciso fazer algumas modificações para essa idealização.

A importância da automatização da sua padaria

Se, após a avaliação do seu plano de negócios, você estiver certo do que quer, comece a pensar imediatamente na frente de caixa da sua padaria. É importante optar por um sistema de automação que satisfaça as necessidades do empreendimento e dos clientes.

Com um software de gestão, é possível aumentar as vendas, reduzir os riscos, otimizar o trabalho dos funcionários, integrar os principais setores da padaria (PDV, estoque, financeiro, contábil, entre outros), evitar situações indesejadas, além de satisfazer e fidelizar os clientes.

Depois de aprender como montar um plano de negócios, idealizar e analisar todos os processos de sua padaria e optar por um ótimo sistema de automação, seu estabelecimento estará preparado para atender os consumidores da melhor maneira possível e receber o merecido sucesso.

Caso você queira receber em primeira mão mais informações sobre o assunto, siga-nos no Facebook, Instagram e veja nossos vídeos no YouTube. Esperamos você!

Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Gestão de restaurantes: 6 dicas essenciais para o sucesso!
Próximo post
Veja como otimizar a gestão estratégica de compras do seu comércio!
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também

    Nenhum resultado encontrado.