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Dia dos Pais 2019: O guia definitivo para sua loja vender mais nessa data

O Dia dos Pais é uma das principais datas para as lojas varejistas brasileiras. Neste ano, ele será comemorado no dia 11 de agosto, e quem se prepara para aproveitar o momento tem melhores chances de conseguir bons resultados mesmo em tempos de crise.

Quais são os principais fatores com os quais os varejistas precisam se preocupar para conseguir aumentar as vendas em datas especiais? Podemos destacar a importância de um planejamento detalhado, a presença de uma estrutura, seja física ou virtual, capaz de lidar com a possível alta na demanda e uma equipe pronta para executar soluções assertivas visando minimizar ou prevenir problemas.

Além disso, não faltam meios para trazer agilidade aos processos, tornar mais eficiente o atendimento e divulgar a loja e suas ofertas, aspectos aos quais é sempre bom o empreendedor ficar atento.

Visto que datas comemorativas como o Dia dos Pais podem trazer grandes oportunidades de crescimento para certos negócios, vale a pena planejar e investir com consciência visando não apenas um aumento das vendas naquele período, mas a construção de uma reputação duradoura.

Neste artigo, veja 6 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais e entenda por que um sistema de automação pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Como preparar sua loja para o Dia dos Pais

Invista em identidade visual

Inovar em identidades visuais a cada data comemorativa mostra para seu público-alvo que a empresa está atenta às movimentações do mercado e sempre pronta para atender a demanda dos clientes. Por isso, seja em um e-commerce ou uma loja física, o uso de identidades visuais temáticas, que preservam a essência do seu negócio mas se relacionam com as datas, é uma dica vital para chamar a atenção.

Se as pessoas tiverem contato repetidas vezes com sua campanha, elas provavelmente se sentirão atraídas ao seu negócio pela expectativa de novidades e promoções exclusivas. Portanto, se certifique de padronizar com a nova identidade os banners, os perfis em redes sociais e os materiais de e-mail marketing da sua empresa a cada data comemorativa.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são um lugar importante para as lojas pois nelas é possível chegar até as pessoas, ser visto e se conectar com elas. Mas para isso é preciso lançar mão de um conteúdo adequado a cada rede, com uma linguagem que converse com o público daquele ambiente.

O conteúdo das redes sociais e o site da sua loja física ou e-commerce precisam estar alinhados. De nada adianta direcionar clientes interessados até o site se quando eles chegam lá não há uma categoria específica ou promoções exclusivas para a data. Da mesma forma, deixar de divulgar amplamente as campanhas nas redes diminui as chances da sua estratégia atingir o seu público-alvo.

Além disso, sua equipe de mídias sociais deve apostar em chamadas, peças de conteúdo curtas e atrativas e posts que não sirvam apenas para aumentar as vendas, mas também para informar, divertir e gerar engajamento.

Entregue conteúdo relevante por meio de um blog

Ter um blog como parte da estratégia da empresa para atrair pessoas e transformá-las em clientes já é uma prática conhecida e, em muitos casos, eficaz. Mas os resultados positivos vem com o tempo e o esforço da equipe de produção de conteúdo, focada em aplicar as melhores práticas de inbound marketing para dar aos visitantes do blog o que eles desejam e precisam no momento certo.

As datas comemorativas são ocasiões em que se pode conseguir resultados ainda melhores por apostar em peças de conteúdo voltadas para a data em questão, neste caso o Dia dos Pais. Portanto, trazer posts com testes, cupons, dicas e ideias visando encaminhar as pessoas para o site da loja é uma maneira criativa de levar até ela clientes qualificados.

Ações para aumentar as vendas no Dia dos Pais

Crie uma categoria específica

Muitas lojas adotam essa prática seja em datas comemorativas, seja em ocasiões como a Black Friday ou simplesmente quando desejam impulsionar as vendas com grandes descontos em uma gama de produtos selecionados.

Para oferecer aos clientes a melhor experiência de compra em sua loja, crie uma sessão seguindo a identidade visual planejada para o Dia dos Pais e inclua nela produtos com desconto, sugestões de presentes, combos e kits. Se certifique de divulgar bastante esses produtos e as vantagens de aproveitar as ofertas dela antes que a campanha chegue ao fim.

Crie e divulgue kits promocionais

Os kits promocionais costumam ser mais visados em datas comemorativas, portanto esta é a chance de combinar produtos populares com outros que talvez passem despercebidos por um preço atraente, formando, ao mesmo tempo, um presente interessante e um produto estratégico para a loja.

Para fazer isso, é preciso selecionar e agrupar produtos de alguma forma relacionados e precificar de uma forma positiva tanto para os clientes quanto para a margem de lucro da loja.

Incentive o engajamento dos consumidores

É possível criar hashtags ou posts dedicados à campanha de Dia dos Pais para se conectar às pessoas e tentar transformá-las em clientes satisfeitos. A equipe de mídias sociais da sua empresa pode, durante certo período, se comprometer a tirar dúvidas e prestar esclarecimentos relacionados à campanha nas redes, além de estimular o compartilhamento de opiniões sobre a experiência de compra e até imagens de pais presentados com itens da loja. Caso você não tenha uma equipe dedicada para redes sociais tente separar alguns minutos do seu dia para investir neste canal.

Ações desse tipo podem ser eficazes em chamar a atenção das pessoas por ir até elas, ouvi-las e atraí-las, oferecendo soluções adequadas aos seus desejos e necessidades. Os consumidores querem se engajar com as marcas, então uma empresa que investe nesse objetivo certamente se destaca.

Por que utilizar um sistema de automação em seu negócio?

Nesse artigo abordamos diversas práticas que um negócio pode aplicar para abraçar as possibilidades que surgem durante as datas comemorativas e aumentar as vendas. Qual deve ser a postura do empreendedor, então?

É vital poder contar com ferramentas e pessoas de confiança para prever, minimizar e lidar com problemas. Como as questões dentro de uma empresa podem variar desde a segurança dos dados até o atendimento eficaz, será que o melhor caminho é buscar soluções individuais para cada setor?

Fazendo uso de um sistema de automação, como sistemas de retaguarda e ponto de venda, é possível aumentar significativamente a eficiência e a segurança do seu negócio por meio da integração de ferramentas para auxiliar o controle financeiro, de estoque e de clientes em múltiplas lojas.

O sistema de retaguarda pode gerar relatórios e indicadores com rapidez para favorecer decisões assertivas baseadas em dados confiáveis. Já o sistema de ponto de venda favorece o atendimento ao cliente, sendo integrado a diversos equipamentos da rotina varejista como impressoras e leitores de código de barras visando maior agilidade nas vendas e a fidelização de clientes satisfeitos.

Em resumo, um sistema de automação pode organizar e facilitar diversos processos operacionais, além de possibilitar ao empreendedor acompanhar diferentes lojas em tempo real por um sistema em nuvem. Diante de tudo que foi abordado, pode-se afirmar que o uso de ferramentas de automação gera grande economia de tempo e recursos.

Hoje o empreendedor precisa lidar com as consequências diretas e indiretas das crises econômicas a todo momento, incluindo mudanças no comportamento dos consumidores e quedas na demanda. Isso pode tornar bastante desafiador o gerenciamento das diversas frentes de um negócio, portanto, quanto mais simples os processos forem, melhor.

Um sistema de automação pode ajudar não só a aumentar as vendas em momentos de alta demanda, como em datas comemorativas nas quais o mercado é aquecido, mas também em momentos de tomada de decisão ou momentos de crise, pois oferece a clareza, a confiança e o controle necessários para implantar ações importantes visando melhores resultados para a empresa.

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