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Gerente de restaurante: 10 dicas para ser ou contratar um gerente qualificado

Se você pretende contratar um bom gerente para o seu restaurante ou então você é um gerente de restaurante e deseja saber como ser melhor qualificado, não deixe de acompanhar este artigo super interessante que preparamos para você! Aqui você encontrará 10 dicas para ser ou contratar um gerente de restaurante qualificado.

1. Qualificação Profissional

A qualificação profissional, assim como em qualquer outra profissão, é sem dúvidas o ponto de partida para um gerente de restaurante qualificado. Um gerente de restaurante possui múltiplas responsabilidades e tarefas a serem desenvolvidas durante o seu dia a dia de trabalho para garantir um funcionamento harmônico e perfeito de um restaurante.

Gerenciar, organizar e controlar todas as rotinas que fazem parte do cotidiano de um restaurante não é uma tarefa fácil, portanto, é preciso investir em qualificação profissional.

Se você pretende contratar um bom gerente de restaurante, em seu processo seletivo busque por profissionais que tenham algum tipo de qualificação comprovada na área. Agora se você pretende encontrar uma posição no mercado de trabalho como gerente de restaurante, invista em sua qualificação profissional.

2. Valorize a Experiência

Apesar da experiência não ser uma regra absoluta para que você encontre bons gerentes de restaurante, ela pode ajudar bastante, afinal dentro das rotinas de um restaurante precisamos desenvolver diversas tarefas de forma harmoniosa e muitas vezes simultâneas.

É preciso garantir a qualidade do atendimento aos clientes, a agilidade no preparo na cozinha, definir metas e acompanhar resultados, controlar o estoque de mercadorias, manter relacionamento com fornecedores, manter a higiene e limpeza do ambiente e muito mais.

No universo de tarefas que envolve o gerenciamento de um restaurante, muitas vezes a experiência no ramo faz grande diferença. Sendo assim, caso você tenha dificuldades para encontrar um bom gerente de restaurante, avalie a possibilidade de promover um de seus funcionários que demonstre experiência suficiente para assumir e desempenhar estas responsabilidades.

3. Capacidade de Gerenciamento de Pessoas

Um bom gerente de restaurante precisa ter uma excelente capacidade em relação ao gerenciamento de pessoas.

Sabemos que gerenciar pessoas, evitando conflitos e mantendo-as satisfeitas em qualquer ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil e portanto um gerente de restaurante precisa contar com este talento.

O bom líder é capaz de gerir e solucionar conflitos, manter a satisfação de sua equipe, reconhecer o esforço e o mérito de seus liderados, tudo isso visando a manutenção e garantia da qualidade do atendimento, afinal funcionários que trabalham satisfeitos e são bem liderados entregam melhores resultados para a empresa.

4. Capacidade de Resiliência e Solução de Conflitos

O gerente de restaurante precisa ter também habilidades para a solução de conflitos de forma rápida e menos danosa para os negócios.

Neste quesito, podemos trazer como referência um cliente insatisfeito. Apesar de não ser o desejo de nenhum proprietário ou gerente de restaurante que algum de seus clientes fique insatisfeito com os serviços prestados, infelizmente isso pode acontecer.

É neste momento que um bom gerente de restaurante deve colocar em prática uma de suas principais habilidades, mantendo toda a serenidade e disposição para encontrar uma solução para o cliente.

É preciso que o gerente escute o que o cliente tem a dizer e busque meios de contornar rapidamente a situação, sem permitir que a situação tome maiores proporções e prejudique a imagem da empresa. É importante também mostrar ao cliente insatisfeito que o restaurante se importa com as suas considerações, revertendo uma possível insatisfação em uma demonstração de bom atendimento.

5. Tomada de Decisões

O gerente de restaurante, precisa atuar como o dono do negócio. Nesse sentido, vale destacar que os profissionais da área precisam ser capazes de tomar decisões rápidas que garantam o desenvolvimento saudável e o sucesso dos negócios!

6. Visão Gerencial do Negócio

Um gerente de restaurante precisa estar preocupado não só com o bom andamento do atendimento aos seus clientes, mas precisa também ter uma visão gerencial completa do negócio.

Para ser um gerente de restaurante o profissional deve reunir algumas competências relacionadas à gestão empresarial. Neste quesito um bom software para gestão de restaurantes é uma ferramenta indispensável. Afinal, em todo negócio de sucesso precisamos acompanhar indicadores de resultados, controlar estoques, definir metas, dentre outras atividades buscando garantir que a empresa está caminhando no caminho certo!

7. Relacionamento com Fornecedores

O profissional em questão, precisa também ter uma boa capacidade de relacionamento e negociação com fornecedores. Afinal, sabemos que a margem de lucro dos restaurantes são em muitos casos apertadas, sendo necessário reduzir custos para aumentar essa margem.

Busque por profissionais que tenham boa capacidade de negociação com fornecedores, angariando bons descontos para o seu restaurante. Lembre-se que o bom gerente de restaurante deve agir como o dono do negócio, incomodando-se com custos acima da média.

Para auxiliar o seu gerente a acompanhar os preços de custo das mercadorias e facilmente identificar quando existe algo de errado, vale a pena investir em um sistema de gerenciamento para restaurantes.

8. Manutenção das Normas de Segurança e Higiene

A falta de limpeza e da manutenção de condições básicas de higiene pode trazer sérias consequências para o restaurante em uma fiscalização dos órgãos de vigilância sanitária, mas não apenas isso, clientes que percebem certo descuido com a higiene do local, acabam não retornando e também não indicando o seu restaurante.

Portanto, é muito importante que o gerente de restaurante esteja preocupado e sempre vigilante com a manutenção rigorosa da limpeza e condições de higiene do ambiente.

9. Ofereça Treinamentos de Desenvolvimento para a Equipe

Visando a melhoria contínua dos serviços prestados, o gerente de restaurante ideal deve ser capaz de identificar deficiências no processo de trabalho da empresa e sugerir treinamentos e atividades de qualificação que voltados para a melhoria constante dos processos.

10. Qualidade do Atendimento

A qualidade do atendimento é um fator muito importante para qualquer empresa. Portanto na hora de contratar um gerente para o seu restaurante, busque por profissionais que demonstrem preocupação com a qualidade do atendimento aos clientes do estabelecimento.

Lembre-se que quando um cliente sente-se bem atendido ele acaba retornando ao restaurante e ainda faz indicações para amigos e familiares, contribuindo para aumentar o rol de clientes do seu estabelecimento.

Neste artigo, você conheceu 10 importantes dicas para ser ou contratar um bom gerente de restaurante qualificado.

Certifique-se de está sempre atento a cada dica apresentada e você terá um excelente gerente à frente dos negócios! Para estar sempre por dentro de conteúdos interessantes e que auxiliam você na melhoria contínua do seu restaurante não deixe de acompanhar o nosso blog!

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