Marketing Digital, Vendas

Como vender pelo Instagram: 9 passos para lucrar sem e-commerce

No post de hoje, você confere 9 passos de como vender pelo Instagram sem precisar ter uma loja virtual para isso.

Diferentemente da crise geral que afeta o mundo todo, os negócios online cresceram cerca de 50% em 2020. Dessa forma, eles tiveram resultados positivos até nos períodos mais agudos da Pandemia.

Esse sucesso não se restringe às grandes marcas como Amazon, Americanas ou Magalu. Milhares de empreendedores criaram suas lojas online, e têm obtido bons resultados, mesmo nesse período tão difícil.

Porém, boa parte do sucesso se deve a uma estratégia de marketing bem executada. E também ao uso de redes sociais para alavancar as vendas.

Aliás, você sabia que, mesmo sem ter um e-commerce, você pode vender pelo Instagram?

Afinal de contas, o Instagram tem se destacado como espaço fundamental para a captação de novos clientes, e para a fidelização de antigos compradores.

Nesse post, apresentamos 9 passos para você ir além da divulgação no Instagram, queremos que você lucre sem precisar de uma custosa plataforma de e-commerce.

Então, acompanhe abaixo as melhores dicas de como vender pelo Instagram sem precisar de uma loja online.

O crescimento das vendas online

Você sabia que as maiores redes de varejo do mundo enfrentam uma grave crise? Aliás, diversas lojas têm fechado suas portas, falências e fusões estão em pauta e milhares de empregos ameaçados.

Mas nem tudo é culpa da Pandemia da Covid-19. Obviamente, as medidas de isolamento social, e o fechamento temporário das lojas pioraram o cenário. Porém, esse cenário já não era tão bom antes do caos se instaurar.

Vivemos o que alguns especialistas chamam de Apocalipse do Varejo, no qual as lojas de rua ou de shoppings sucumbem ao “efeito Amazon”, que é o nome para definir o crescimento do e-commerce.

Por isso, se você também quer aproveitar esse momento para lucrar, confira abaixo como fazer para vender pelo Instagram de maneira simples e prática.

1° – Faça o download do aplicativo

Embora provavelmente você já seja usuário do Instagram, essa dica é fundamental. O app é gratuito, o cadastro pode ser facilitado devido à sua integração com o Facebook.

Além disso, também é possível criar uma conta pelo computador. Porém, pelo telefone é mais prático. Também não se esqueça de colocar o seu perfil como “público”. Afinal de contas, você quer ser visto, certo?

2° – Troque o seu perfil de “pessoal” para “comercial”

Não estamos te chamando para desbravar mares desconhecidos. O Instagram também é feito para vender. Tanto é que existe o Instagram Business.

Então, mude o seu perfil para comercial, e tenha acesso a um dashboard, que será muito útil para a gestão da sua empresa. Não sabe como fazer? Então, siga os passos abaixo:

  1. Vá até as configurações;
  2. Clique na opção “Alternar para o perfil comercial”;
  3. Sincronize a conta com sua fan page do Facebook. Caso não tenha uma, faça o quanto antes;
  4. Na opção “Configurar seu perfil comercial”, insira seus dados empresariais.

3° – Publique conteúdos relevantes

Concluída a configuração, você estará pronto para trabalhar. Então, é hora de apresentar o seu produto. Porém, sem desespero. Aproveite ferramentas de edição de imagens online, que pode ser até uma simples, como o Canva, por exemplo.

Afinal, o importante é que seus posts tenham um padrão estético. Também não se esqueça de colocar as informações necessárias.

O sucesso no Instagram parece aleatório, mas não é. Mais do que quantidade, é preciso frequência, organização e, acima de tudo, conteúdo que agregue valor.

4° – Mantenha uma frequência de publicações

O algoritmo de Instagram funciona a partir da alimentação. Você não faz todas as refeições de um dia, em uma única vez. São várias refeições ao longo do dia. Use essa técnica para tornar sua empresa mais conhecida e lucrativa. Ou seja, publique com frequência e regularidade.

Sugerimos o esquema 3x3x3, ou seja, três conteúdos diferentes, em horários distintos e com formatos variados. Um post pela manhã, um reels a tarde e um story a noite. Varie ao longo da semana, mas mantendo o padrão.

5° – Mas o que vender pelo Instagram?

O Instagram se tornou uma plataforma de negócios, onde tudo pode ser vendido. Por isso, listamos aqui alguns exemplos que podem te inspirar a iniciar o seu novo negócio:

  • Roupas e Acessórios: estamos falando de uma rede visual, e esses produtos fazem sucesso no Instagram.
  •  Alimentos: encontra-se desde cafés especiais, passando por cervejas artesanais, chegando a vender até carne vegana. Ou seja, é um ramo seguro.
  • Produtos Geek: os públicos Nerd e Geek consomem desde canecas com imagens de seus heróis, até camisas nesse mesmo estilo. Compram ainda bonecos, quadros e artigos de decoração, dentre outros itens.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos. Mas você pode ir muito além. Venda um curso online, uma palestra, canecas, camisas, quadros, desenhos, projetos, o que você tiver pra oferecer. Afinal de contas, sempre terá alguém querendo comprar.

6° – Avise aos seus seguidores que é possível comprar pelo próprio Instagram

Hoje em dia, é possível usar o próprio app para efetuar a compra. Ou seja, ele não é mais um mero portfólio. Para isso, use as ferramentas do Instagram Business.

7° – Diversifique as formas de pagamento

Usando novas técnicas, você poderá facilitar a vida de seus clientes. Com isso, você evita que eles encham o carrinho e desistam em cima da hora. Pix, WhatsApp, Pic-Pay… enfim, apenas diversifique.

8° – Crie uma galeria de imagens dos seus produtos

Faça uma galeria repleta de imagens reais de seus produtos. Evite usar filtros. Afinal, você não quer deixar um cliente insatisfeito na internet.

As pessoas não querem receber algo diferente do que viram no momento da compra. Uma boa galeria de imagens pode ser muito importante para levar os seguidores ao funil.

Uma boa sugestão: use e abuse de imagens de pessoas reais usando os seus produtos. Pois isso aumenta o engajamento em até 30%, de acordo com estudos recentes.

9° – Use as técnicas de Copy-writer

Aprenda a usar a provocar “gatilhos” em seus seguidores. Em seus posts, é preciso despertar a curiosidade, mostrar que seu produto irá saciar alguma necessidade do cliente. Também não se esqueça de usar hashtags, mas sem abuso.

Abra sua loja no instagram

No Instagram, os seus custos operacionais serão reduzidos. Porém, a qualidade do seu produto e o bom serviço são essenciais.

Os consumidores andam mais críticos, mas seguem comprando. Portanto, tenha coragem e cuidado, tudo pode dar certo.

Contudo, não se esqueça que é um negócio, planeje muito bem cada um de seus passos antes de entrar nessa atividade.

Uma dica final muito importante: existem duas coisas que encantam os compradores da internet: frete grátis e entrega rápida.

Portanto, tente conseguir essas vantagens. Pode ser difícil no começo, mas fará uma grande diferença no seu faturamento.

Enfim, agora que você já sabe como vender pelo Instagram sem precisar de um e-commerce, ficou bem mais fácil. Então, é só planejar bem e usar a sua criatividade para ter muito lucro.

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