O sorvete é uma das sobremesas mais queridas. Gelado e feito à base de laticínios, esse doce é ofertado em vários sabores e é sempre muito procurado pelos brasileiros, principalmente durante o verão. Por isso, montar uma sorveteria é uma boa opção de investimento.
Empreender tem sido cada vez mais a solução para os brasileiros escaparem da crise. Em alguns casos, os empreendedores já tinham interesse em tentar algo próprio, em outros, abrir seu próprio negócio se tornou uma necessidade.
Dessa forma, se você está em busca de iniciar seu empreendimento e pensou em apostar em uma sorveteria, saiba que é necessário ter planejamento, organização e foco para que seu negócio dê certo.
Mesmo que os sorvetes ocupem um espaço nas sobremesas queridinhas dos brasileiros, uma sorveteria é uma empresa como qualquer outra, e precisa ser conduzida com responsabilidade.
Então, pensando nisso, trouxemos um guia com 10 passos certeiros para você montar uma sorveteria de sucesso. Acompanhe com atenção!
1.Analise os concorrentes e o mercado
O primeiro passo antes de abrir a sua sorveteria é analisar o mercado. Quem são seus concorrentes? Esta pergunta é muito importante para que você trace suas estratégias de negócio.
Verifique o diferencial das outras sorveterias, como é o layout desses locais, como funciona o atendimento, quais são os sabores, como elas se posicionam e fazem marketing, que tipo de produtos são oferecidos durante o período de inverno quando a procura por sorvete diminui. Enfim, todos esses aspectos te darão subsídio para planejar sua empresa.
Realizar a análise dos concorrentes é fácil, basta visitá-los e observar. Vá até eles e consuma seus produtos, verifique os aspectos como cliente.
2.Crie um planejamento
Sem planejamento, as chances da sua sorveteria dar certo serão muito reduzidas. Organize a sua estratégia e todas as informações que obtiver com as outras dicas.
Defina metas realistas, e as ajuste periodicamente para que sua empresa não se perca ao executar sua estratégia de negócio. Afinal de contas, um bom planejamento é a chave para obter resultados rápidos para a sua sorveteria.
3.Faça um plano de negócios
O plano de negócios é o instrumento onde você traçará o retrato do mercado, dos seus produtos e das atitudes da sua sorveteria.
Com um plano de negócios, você organizará as informações sobre o seu ramo de atuação, os produtos, serviços e clientes, fornecedores, fraquezas e potencialidades da sua empresa.
Enfim, no plano de negócios, você irá documentar todas as informações que obtiver sobre seu empreendimento, e consolidará o planejamento descrito no item anterior.
4.Encontre o local ideal para instalação
Para definir a localização ideal da sua sorveteria, estude as regiões da cidade onde a população mais se interessa por sorvete. Afinal de contas, de nada adianta você criar uma empresa onde não há demanda pelos produtos que ela oferece.
Identifique também se as pessoas que estão interessadas nos seus produtos, neste caso o sorvete, e os outros produtos secundários que você poderá oferecer, estão dispostas a pagar pelo preço que você quer praticar.
Para definir a localização, você também precisa descobrir se os pontos mais interessantes cabem no seu orçamento.
Os pontos com melhor estrutura, ou mais próximos das áreas centrais, geralmente são mais caros. Cabe a você colocar tudo isso na balança na hora de fazer a escolha.
5.Estude o valor do investimento inicial
Definir o valor do investimento inicial é outra estratégia necessária, para você que decide montar sua sorveteria. Com esse valor em mente, você saberá se precisará de algum financiamento, e se haverá alguma limitação ao abrir a empresa.
Desta forma, será possível alocar, com equilíbrio, os recursos para cada área, como equipamentos, marketing, quantidade de funcionários, fornecedores, dentre outros.
6.Pesquise os equipamentos
Outro ponto importante é definir quais equipamentos você adquirirá para sua sorveteria. Isto, é claro, dependerá do seu orçamento.
Lembre-se que seu ambiente precisará de uma decoração atraente, o que pode exigir reparos e adequações na estrutura física; que você precisará comprar freezers de balcão, colheres de sorvete, potes, mesas e cadeiras para os clientes, um balcão, assim como materiais para equipar o caixa.
Além disso, obviamente, você deverá definir quem serão seus fornecedores de sorvete. Busque pelo melhor preço, porém sem esquecer da qualidade.
7.Conheça os clientes
Conhecer os clientes é importantíssimo para que sua sorveteria se mantenha lucrativa, pois o relacionamento com eles é que ditará como e quanto sua empresa pode crescer.
Então, sempre esteja atento às demandas e hábitos do seu público, para que não fique para trás, e os perca para a concorrência.
8.Invista em bons funcionários
Seus funcionários serão o rosto da sua empresa. Pois são eles que irão interagir diretamente com os seus clientes. E essa interação é que definirá a maior parcela da impressão do seu público a respeito da sua empresa.
Então, selecione pessoas que se adequem à cultura do seu empreendimento, e os treine para que passem ao cliente o real propósito da sua marca, a verdadeira mensagem da sua empresa.
9.Escolha bons fornecedores
Após ter a exata informação sobre com qual produto pretende atuar, entre em contato com fornecedores diferentes, e obtenha orçamentos variados.
Na hora de escolher o melhor fornecedor, não se esqueça de pesquisar sobre a empresa escolhida, procure comentários de outros clientes sobre eles, fique atento com pontualidade com prazos, e o pós-venda, estas são questões tão importantes como buscar por um bom preço.
10.Ofereça aos clientes um diferencial competitivo
Ter um diferencial competitivo é mais do que necessário para manter sua empresa sempre à vista. Com essa estratégia, os clientes sempre irão procurar pelo seu produto.
Sorvetes artesanais, veganos ou orgânicos são uma boa pedida. Além disso, busque sabores diferentes, que os concorrentes não oferecem. Outra ótima opção é oferecer a venda de açaí, que é um produto de alta demanda atualmente e que, com toda a certeza, lhe trará muitos clientes.
Com o açaí, sua sorveteria atrairá muitas pessoas devido à grande publicidade dada a este produto, pois ele oferece muitos benefícios para a saúde, como combate ao envelhecimento, melhor funcionamento do intestino, redução do colesterol, melhoria na circulação, dentre outros.
Além disso, você também pode armazenar e comercializar da mesma forma que o sorvete, não havendo adição de custos para vender na sua sorveteria.
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