Automação e Tecnologia, Vendas

WhatsApp Business: guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial

Sua empresa já utiliza o WhatsApp Business como ferramenta de venda? Ainda não? Então, você não pode deixar de conferir esse conteúdo e descobrir os benefícios dessa poderosa ferramenta para potencializar as vendas do seu negócio.

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que revolucionou o mercado, facilitando a interação entre amigos, familiares e até mesmo no trabalho. O WhatsApp encurta distâncias e oferece uma série de benefícios para seus usuários pessoa física e também para empresas.

No mundo a plataforma já conta com mais de 2 bilhões de usuários, sendo que pouco mais de 120 milhões estão no Brasil. Sim, o WhatsApp é o app para comunicação preferido dos brasileiros.

Com mais de 120 milhões de usuários, o WhatsApp pode ser considerado uma ferramenta essencial para vendas e sobretudo para a comunicação das marcas e empresas com seus clientes.

Deseja saber mais sobre os benefícios do WhatsApp e como implementar o WhatsApp Business na sua empresa? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é WhatsApp Business

Ao perceber o potencial do WhatsApp como ferramenta para comunicação entre clientes e empresas, o WhatsApp desenvolveu a versão Business do seu app.

Além das funcionalidades já conhecidas e disponíveis na versão convencional do App, o WhatsApp Business reúne outros recursos que prometem facilitar a vida das empresas e potencializar suas vendas.

Dentre os recursos mais interessantes do WhatsApp versão Business, podemos destacar:

       Catálogo de produtos e serviços;

       Classificação de contatos;

       Localização do negócio;

       Mensagens automáticas;

       Respostas rápidas;

       Estatísticas.

Ao fazer uso do WhatsApp Business como uma das suas ferramentas de comunicação com os clientes, as empresas ainda podem integrar seus softwares ao API do WhatsApp, facilitando assim, o gerenciamento de dados e o resgate de históricos das conversas.

Por meio do API do WhatsApp Business, ainda é possível construir chatbots que visam automatizar e otimizar o contato com os clientes, dispensando a interação humana, principalmente para a solução de dúvidas gerais.

Por sua vez, caso necessário, o API permite que uma pessoa assuma o atendimento direcionado pelo chatbot, combinando inteligência virtual e atendimento humanizado para oferecer aos clientes uma experiência incrível de atendimento.

Com tantos recursos diferenciados, o WhatsApp Business é uma ferramenta completa para empresas que desejam vender mais e atender melhor os seus clientes.

Benefícios do WhatsApp Business

No tópico anterior, você conheceu um pouco sobre o WhastApp Business e seus principais recursos.

Agora, é hora de conhecer as principais vantagens que essa poderosa e incrível ferramenta pode oferecer para a sua empresa. Confira!

Atendimento escalável

Em sua versão convencional, seja Web ou App, o WhatsApp permite que apenas um usuário receba e responda a todos os contatos, o que pode ser insuficiente a depender da demanda de atendimento e do tamanho de uma empresa.

Existem empresas que já utilizam o WhatsApp para oferecer atendimento em diferentes departamentos dentro de uma empresa, como por exemplo, vendas, suporte ao cliente e faturamento.

Nesse caso, é possível implementar o WhatsApp Business API nas rotinas e no dia a dia da empresa.

Com o API do WhatsApp é possível realizar múltiplos atendimentos de forma simultânea, obtendo como resultado maior agilidade e capacidade no atendimento, ou seja, um atendimento escalável.

Mensuração do atendimento

Em um mercado altamente exigente como o que vivemos atualmente, atender os clientes com agilidade e por meios de contato alternativos como o WhatsApp não é o suficiente.

É preciso oferecer um atendimento de excelência com foco na qualidade e na completa satisfação dos clientes.

Sabendo disso, o WhatsApp Business fornece às empresas uma série de métricas que podem ser acompanhadas por gestores que desejam mensurar a qualidade dos atendimentos.

Na prática, hoje as empresas conseguem avaliar a qualidade do atendimento prestado pelos seus vendedores e atendentes no WhatsApp, o que até pouco tempo era uma preocupação por parte dos empresários e gestores.

Melhor experiência do usuário

Vivemos na era da tecnologia e das redes sociais, assim sendo, as empresas que utilizam o WhatsApp Business e outras ferramentas, como por exemplo, as redes sociais para comunicação com os clientes, certamente estão na frente dos concorrentes.

O WhatsApp é uma ferramenta que promete melhorar a experiência dos usuários, facilitando o atendimento e dispensando métodos que estão cada vez mais caindo em desuso, como os atendimentos via telefone ou e-mail.

Repleto de funcionalidades e super acessível, o WhatsApp Business melhora a experiência de comunicação dos clientes com as marcas ao mesmo tempo que contribui para que as empresas encontrem benefícios como a redução dos seus custos com atendimentos.

Na prática, o atendimento via chat ou WhatsApp possui custos significativamente menores que os atendimentos via telefone, por exemplo, não somente por conta da menor exigência de infraestrutura, mas principalmente por tornar possível a realização de atendimentos simultâneos.

Como utilizar o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é gratuito e está acessível a todas as empresas, independentemente do seu porte. Para ter acesso ao App, basta seguir o passo a passo abaixo:

       Faça o download do WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu celular, seja ele Android ou iOS;

       Após o download abra o aplicativo e aceite os termos de uso;

       Permita o acesso aos contatos, fotos e arquivos do aparelho de celular;

       Aceite a transferência do número da conta convencional para a conta de WhatsApp Business;

       Clique em “Continuar e insira o código de verificação para finalização do processo”.

A depender do porte da sua empresa, realizar todos os atendimentos por um único dispositivo pode não ser suficiente.

Nesse caso, é preciso investir no WhatsApp Business API, ferramenta que permite múltiplos atendimentos e a integração com ferramentas de gestão empresarial.

Nesse caso, é preciso procurar por uma empresa parceira do WhatsApp, autorizada a fornecer serviços de integração via API com o App.

Sua empresa pode fazer uso do WhatsApp Business para tratar de diversos tipos de assuntos com seus clientes, incluindo:

       Rastreamento de pedidos;

       Agendamento de serviços;

       Solicitação de suporte;

       Solicitação de 2ª via de boletos e notas fiscais;

       Negociação e vendas;

       Pesquisas de satisfação;

       Recebimento de pagamentos;

       Dentre outras possibilidades.

Aproveite o WhatsApp Business e suas funcionalidades para atender melhor os seus clientes e vender mais!

E caso além do WhatsApp Business a sua empresa precise também de um sistema completo de gestão, além de um sistema eficiente de frente de caixa, não deixe de falar com a gente! Entre em contato conosco  e solicite uma demonstração sem compromisso!

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