Marketing Digital, Vendas

Os 7 maiores erros das pequenas empresas nas redes sociais

Sua marca tem investido na presença digital? Sobretudo através das redes sociais?

As redes sociais devem ser uma parte essencial do plano de marketing da sua pequena empresa. No entanto, não basta apenas investir nestas redes, é preciso atenção para que erros comuns não afetem os resultados.

Usar as plataformas erradas, postar muitas informações e ignorar os comentários dos clientes são apenas alguns dos erros que as empresas costumam cometer nas redes sociais.

Neste conteúdo, separamos 7 erros que você não pode cometer ao investir no marketing digital para pequenas empresas  Não deixe de conferir!

1. Uso indevido das mídias sociais

Evite postar fotos ou opiniões pessoais nas redes sociais da sua empresa. Por incrível que pareça, é preciso ter cuidado até mesmo com as suas contas pessoais e as informações que você e a sua empresa compartilham.

Todo o cuidado é pouco quando o assunto é a imagem do seu negócio, não é mesmo?

Utilize o potencial de marketing das redes sociais para se conectar com clientes atuais e potenciais. De acordo com um relatório do The Manifest , 74% dos consumidores seguem empresas nas redes sociais e 96% deles interagem com as marcas que seguem.

Devido ao grande uso e a importância das redes sociais, muitas empresas já contam até mesmo com estruturas de atendimento ao cliente por esse canal.

2. Uso das redes sociais erradas

O Facebook pode ser a maior plataforma de mídia social do mundo, mas pode não ser a rede certa para o seu negócio.

Os consumidores mais jovens tendem a usar plataformas mais recentes, como o Tik Tok e o Instagram, por exemplo.

Se você é uma empresa B2B, o LinkedIn provavelmente será a plataforma social mais eficaz. Varejistas e empresas de comércio eletrônico podem ter sucesso no Pinterest.

A única maneira de saber com certeza qual plataforma é a melhor para você é criar contas empresariais em todos os principais canais sociais e testá-los para ver quais geram os melhores resultados.

Descubra quais redes sociais seus clientes mais usam e onde seus concorrentes estão presentes.

3.Baixa frequência de conteúdos

Outro erro muito prejudicial relacionado ao marketing digital para pequenas empresas nas redes sociais, está relacionado a frequência de conteúdos.

Para que a sua empresa tenha sucesso nas redes sociais, é muito importante investir na frequência dos conteúdos e publicações.

Sua empresa não pode fazer apenas uma ou duas publicações mensais. É preciso publicar com frequência e volume para chegar mais longe, engajar clientes e alcançar potenciais compradores para a sua loja ou serviço.

O ideal é contar com um cronograma de publicações com horários e dias da semana bem definidos para publicar conteúdos nas redes sociais.

O objetivo é interagir com o seu público e alcançar clientes, portanto, publique conteúdos, no mínimo, três vezes por semana.

4.Publicar conteúdos de baixa qualidade e relevância

No tópico anterior, pontuamos que um dos principais erros de marketing digital para pequenas empresas nas redes sociais está relacionado ao baixo volume de conteúdos.

Não basta apenas publicar um grande número de conteúdos, se eles não são relevantes para seus clientes e o seu público alvo.

Também não vale a pena publicar apenas anúncios e promoções. As pessoas procuram oportunidades de interação nas redes sociais. Portanto, use e abuse da criatividade!

Utilize as redes sociais da sua empresa, não apenas para anunciar produtos e promoções, mas também para contar histórias e criar publicações que estimulem comentários, compartilhamentos e ações de compra.

Lembre-se: Quanto maior o número de compartilhamentos, maior a visibilidade das suas publicações e consequentemente, maior a visibilidade da sua marca.

Sendo assim, publique com frequência, mas também com qualidade.

5.Fazer uso de perfil pessoal

Muita gente não sabe, mas as redes sociais contam com perfis comerciais, especialmente voltados para empresas e marcas.

Os perfis comerciais contam com recursos adicionais que podem impulsionar as estratégias de marketing digital para pequenas empresas.

Contas comerciais contam com recursos como:

  • Acesso a métricas relacionadas ao público alvo;
  • Relatórios de alcance por publicação;
  • Possibilidade de criar anúncios direcionados a determinado público;
  • Permissão para inserir links em determinadas publicações;
  • Dentre outros recursos e diferenciais.

Portanto, na hora de criar um perfil para a sua empresa nas redes sociais, escolha sempre a opção “Perfil Comercial”.

Veja também: 10 dicas básicas para o seu pequeno negócio crescer nas redes sociais.

6.Não interagir com clientes e seguidores

Não interagir com clientes e seguidores, é sem dúvida o principal erro que uma empresa pode cometer nas redes sociais.

O principal objetivo de uma empresa nas redes sociais, consiste em conquistar visibilidade e novos clientes. Sendo assim, não parece uma boa escolha ignorar comentários ou mensagens no Direct.

É importante destacar que o Marketing Digital para pequenas empresas vai muito além de publicações nas redes sociais, é preciso interagir e estimular a integração com o público de forma natural.

Portanto, responda comentários e mensagens no direct, curta, compartilhe, siga hashtags e mostre para os clientes e potenciais clientes que as redes sociais da sua marca são humanizadas e não apenas controladas por softwares e robôs sociais.

7.Não impulsionar publicações

Para finalizar, temos um erro clássico do marketing digital para pequenas empresas nas redes sociais: Não impulsionar publicações.

Isso não é uma propaganda para redes sociais, mas é muito importante que você conheça o objetivo por trás das principais mídias sociais da atualidade.

Redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok e muitas outras conseguem gerar lucros e manter sua estrutura, com base nas receitas de anúncios.

Logo, é natural que as empresas que anunciam conquistem maior visibilidade e alcance ao divulgar seus produtos e serviços.

Diferentemente das publicações gratuitas que contam com visibilidade limitada, as publicações pagas podem ser distribuídas para todo o seu público alvo, sejam eles, seguidores ou não do perfil da sua marca.

Não restam dúvidas, impulsionar publicações pode aumentar significativamente a visibilidade da sua marca, portanto, vale a pena reservar um orçamento mensal para este fim.

Para mais dicas relacionadas a gestão dos seus negócios, continue acompanhando o nosso Blog.

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