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Calendário 2022: Quais datas a sua loja pode aproveitar para vender mais

Toda loja procura uma forma de vender mais, e um dos jeitos mais eficientes de fazer isso é se aproveitando das várias datas comemorativas ao longo do ano.

A maioria das datas comemorativas pode ser utilizada por quase todo tipo de negócio, já algumas outras são um pouco mais restritas a determinados segmentos.

Seja como for, hoje nós iremos falar sobre as principais datas do calendário 2022 as quais a sua loja pode se aproveitar para aumentar as vendas.

Ano novo (os primeiros dias do ano)

Vamos começar com o ano novo. Geralmente as lojas estão fechadas no dia 1 de Janeiro, mas não é necessário utilizar apenas esse dia para comemorar o início de um novo ano.

Você pode utilizar o mês inteiro para celebrar o ano que está iniciando. Na realidade, é cada vez mais comum estender uma data comemorativa ao longo do mês para vender mais.

Essa data também pode ser utilizada não apenas para anunciar promoções, mas também para falar de novidades, novos produtos ou serviços.

Carnaval (1 de março)

Se tudo der certo, este ano voltaremos a comemorar o carnaval. É uma ótima data para quem trabalha com fantasias, bares, eventos, a até artigos para viagem.

Dia internacional da mulher (8 de março)

O dia das mulheres costuma movimentar bastante o comércio, pois trata-se da celebração da força e independência das mulheres, que são inclusive a maior força consumidora.

Há muitos estudos que apontam que as mulheres são mais propensas a fazerem compras emocionais do que os homens.

Portanto, essa data pode ser especialmente interessante para focar em promoções e propagandas que apelam ao emocional e com isso, vender mais.

Páscoa (17 de abril)

A páscoa é uma data religiosa que acabou se tornando bastante comercial e comemorada indiretamente, inclusive por quem não partilha da fé cristã.

Na realidade, hoje a data acabou se tornando conhecida pela comercialização de ovos de páscoa.

No entanto, a venda de chocolates em geral costuma ter um aumento bastante significativo também. Inclusive, a páscoa é uma boa data para vender mais também, outros tipos de produtos e alimentos, mesmo que não seja chocolate.

Dia das mães (8 de maio)

Uma das datas mais aguardadas e especiais. O sentimento envolvido no dia das mães é realmente muito forte, e o comércio no geral se aproveita bem disso.

De certa forma essa é uma data também focada nas mulheres, no entanto, os homens têm grande participação, visto que eles podem comprar presentes para suas mães ou esposas.

Qualquer comércio pode se aproveitar do dia das mães para vender mais. Essa data também é propícia para investir na imagem da loja com campanhas de marketing.

Dia dos namorados (12 de junho)

É uma data perfeita para vender mais presentes para expressar o amor e o sentimento que se tem pela pessoa amada. E praticamente qualquer negócio pode fazer uso dessa dela.

Outro ponto interessante sobre essa data, é que em outros lugares do mundo é comemorado no dia 14 de fevereiro, como Valentine’s Day. Ou seja, por que não utilizar ambos os dias para vender mais?

Dia dos pais (segundo domingo de agosto)

O contraponto do dia das mães é o dia dos pais que, apesar de não ter o mesmo peso, está se tornando cada vez mais relevante com o passar dos anos.

Investir em promoções específicas para os papais pode ser uma aposta interessante para determinados tipos de negócio. Tudo irá depender da criatividade da loja.

Dia das crianças (12 de outubro)

Certamente uma das datas mais importantes do ano. O dia das crianças foi pensado para celebrar o bem estar, a saúde e os direitos das crianças.

Lojas de brinquedos, videogames e outros espaços criados especificamente para atender as crianças são os que mais podem tirar proveito dessa data para conseguir vender mais.

Entretanto, é interessante lembrar que quem paga tudo que as crianças consomem são os pais, então ter um ambiente preparado para recebê-los pode ser bem convidativo.

Halloween (31 de outubro)

Também conhecido como “Dia das Bruxas”, esse é um evento que tem cada vez mais força em nosso país. Algumas semanas antes de 31 de outubro são um bom momento para lançar promoções de fantasias, decorações horripilantes, produtos de festas e outros relacionados a essa festividade.

Black Friday (última sexta-feira de novembro)

Apesar de ser relativamente nova no Brasil, a Black Friday é de longe uma das datas mais importantes para o comércio nacional, responsável por promoções incríveis.

Geralmente os e-commerces são os que mais se aproveitam dessa data, mas qualquer loja de qualquer segmento pode participar e vender mais.

Por outro lado, é muito importante se preparar com antecedência, pois os consumidores estão cada vez mais atentos para não serem enganados por promoções falsas.

Também é fundamental ter uma logística robusta, pois o nível de vendas pode fazer os estoques se esgotarem se não houver um planejamento.

Natal (25 de dezembro)

Por fim temos o Natal. Essa data não precisa de apresentações, todos conhecem e o comércio já está particularmente acostumado com o que ela representa.

Apesar de a sua origem também estar ligada à religião cristã, assim como a páscoa, hoje ela é simplesmente a data comercial mais importante do ano para vender mais.

Todos os tipos de lojas e comércios podem participar do natal oferecendo descontos ou produtos especiais. Isso sem deixar de lado a decoração típica da data.

Outras opções de datas comerciais para vender mais

Além de todas as datas mais importantes e lembradas ao longo do ano, existe uma série de outras datas interessantes que estão começando a ganhar popularidade. Algumas delas:

  • Dia do Orgulho Nerd (25 de Maio): Usado por comércios de jogos eletrônicos, videogames, computadores, tecnologia em geral ou mesmo de brinquedos;
  • Cyber Monday (28 de Novembro): Comemorado perto da Black Friday, é usado em especial para vender produtos tecnológicos em e-commerces;
  • Dia dos Solteiros (11 de Novembro): Começou a ser comemorado na China como contraponto ao dia dos namorados e recentemente chegou ao Brasil;
  • Dia do Cliente (15 de Setembro): Uma boa oportunidade para as lojas mostrarem o respeito que tem por seus clientes com ofertas especiais e outras atitudes.
  • Dia do Amigo: (18 de abril ou 30 de julho): Uma data perfeita para oferecer presentes em conjunto! Celebre a amizade com promoções como “compre 1, leve 2” ou descontos para quem comprar mais de um produto.
  • Dia do Livro: (23 de abril): É outra data especial para livrarias, papelarias e outros negócios relacionados à escrita. Um evento especial para promover as vendas entre os amantes de boas histórias.

Pronto, chegamos ao fim deste conteúdo! O que você achou? Gostou de saber sobre as datas importantes para vender mais?

Então não deixe de acompanhar o blog da RCKY, postamos conteúdo novo toda semana.

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