Marketing Digital

Como aumentar os pedidos no delivery? 10 dicas de marketing essenciais

Algumas dicas de marketing podem alavancar de forma bastante acentuada os pedidos no seu delivery.

A questão é que o marketing, no geral, nem sempre é algo tão óbvio. Muitos empresários não sabem que determinadas ações podem fazer toda a diferença.

Foi pensando nisso, que hoje, a RCKY decidiu escrever esse artigo falando sobre 10 dicas de marketing essenciais para aumentar os pedidos no seu serviço de delivery.

1. Se cadastre em marketplaces

A primeira das 10 dicas de marketing que você deve considerar, é o cadastro da empresa nos marketplaces de delivery. Isso pode até parecer óbvio, mas nem todos o fazem.

Os marketplaces são lugares com uma audiência própria e bastante acentuada. Públicos de todos os tipos os utilizam. Isso pode abrir oportunidade para captar clientes diferentes.

A questão é que muitos empresários fogem dessa alternativa por conta das taxas cobradas, que acabam fazendo com que eles cobrem mais pelos produtos.

Entretanto, por mais que isso seja um problema, não é nada que não possa ser resolvido com um planejamento financeiro preliminar.

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Enquanto os marketplaces de delivery vão expor o seu negócio para pessoas que não o conhecem, ainda assim é importante saber exatamente quem é o seu público-alvo.

Dependendo do tipo de delivery que sua a empresa faz, que pode ser de comida ou outros itens, já existe uma parcela de pessoas mais naturalmente interessada nele.

Então, os seus esforços de divulgação devem ser voltados para essa parcela de pessoas. Essa é uma das dicas de marketing digital mais importantes.

3. Invista em flyers e folhetos

Hoje em dia, a maioria das pessoas encontra os serviços de delivery pela internet. Os locais mais comuns são as redes sociais e também os marketplaces de delivery.

No entanto, isso não significa que a divulgação tradicional não tenha o seu valor. Sim, uma das dicas de marketing mais poderosas é fazer o uso de impressos de divulgação.

Por mais que as pessoas, no geral, não gostem de sair na rua pegando flyers, elas não irão recusar estes se eles forem juntos com a entrega do pedido.

Esse tipo de material é muito importante para fazer a marca e a imagem da empresa ficar na mente do cliente. Eventualmente ele pode se lembrar da empresa por causa do folheto.

4. Faça divulgação nas redes sociais da empresa

Entre as principais dicas de marketing que vamos te dar neste artigo, você não pode esquecer dessa: divulgue o delivery nas redes sociais.

Hoje em dia, uma empresa que não tem um perfil em uma grande rede social fica em desvantagem em relação à concorrência.

Em outras palavras, divulgue o seu delivery no Facebook, no Instagram, no Linkedin, no TikTok e até mesmo no WhatsApp  e Telegram, que permitem criar um perfil profissional.

5. Crie um programa de fidelidade

Um dos principais pontos fracos dos empresários brasileiros é não ter uma cultura muito bem estabelecida de fidelização de clientes. Geralmente, só empresas grandes fazem isso.

Entretanto, essa é uma das dicas de marketing que mais podem surtir efeito e aumentar o número de pedidos no seu delivery. Afinal, o ideal é que o cliente faça novos pedidos, certo?

A questão é que fidelizar clientes é uma arte bastante abrangente. Existem várias formas de fazer isso. Algumas ideias:

  • Programa de pontos que se acumulam com cada novo pedido;
  • Dias com entregas grátis até uma determinada distância;
  • Se o cliente repetir o mesmo pedido um certo número de vezes ele ganha um gratuito;
  • Ênfase no pós-venda com campanhas de e-mail;
  • Entre outros.

6. Dê maior ênfase para o Instagram

Por mais que ter presença em todas as redes sociais para divulgar o seu delivery seja importante, o empresário deve dar uma ênfase maior ao Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais mais movimentadas, e é também uma das mais eficazes para fazer divulgação de produtos e serviços, dado o seu caráter imagético.

Além de possuir uma capacidade maior de conversão dos usuários por conta das fotos, também é possível vender diretamente pelo Instagram.

7. Faça tráfego pago

Tendo presença nas redes sociais de forma bem estabelecida, considere que uma das dicas de marketing que pode trazer mais resultado é: investir em tráfego pago.

A verdade da vida é que se nós queremos melhores resultados, devemos pagar por isso. Se queremos divulgar o nosso delivery, propaganda paga é a melhor forma de fazer isso.

Por outro lado, é importante se lembrar da nossa primeira dica, que é saber quem é o seu público-alvo. Isso é fundamental, pois o tráfego pago considera, entre outras coisas:

  • A área geográfica na qual a propaganda deve ser veiculada;
  • Qual é a faixa etária, sexo, renda familiar e outros dados socioeconômicos;
  • Interesses pessoais em assuntos ou tópicos;
  • Entre outras possíveis delimitações.

Fazer tráfego pago sem conhecer bem o seu cliente pode gerar resultados insatisfatórios e servir apenas para gastar dinheiro.

8. Tire fotos profissionais

Não podemos falar em delivery sem falar sobre fotografia profissional. A realidade é que a primeira etapa antes de se efetuar uma compra, é admiração por uma imagem.

Se os produtos do seu delivery forem divulgados com imagens de boa qualidade e que instiguem o cliente (sem mentir para ele), os pedidos vão aumentar muito.

Essa é uma das dicas de marketing mais interessantes para ser usada com delivery de comida em geral.

9. Divulgue cupons de desconto

Quem não gosta de um desconto? Essa é uma das dicas de marketing que nem precisa de muita elaboração: ofereça cupons de desconto e ganhe a simpatia das pessoas.

Vale ressaltar que diferente de promoções comuns, os cupons geram urgência, pois são emitidos em quantidade limitada. É uma boa forma de gerar pedidos rapidamente.

10. Configure alertas do Google

Por fim, uma das dicas de marketing mais espertas que você pode utilizar para aumentar os pedidos: configure alertas no Google Alerts. Como? É simples.

Com esta ferramenta, cadastre palavras-chave relacionadas ao seu serviço ou produto. Sempre que alguém pesquisar por elas, o seu negócio será indicado pelo Google.

Claro que apenas quem usa essa ferramenta será notificado. Também é importante que o seu delivery esteja bem apresentado visualmente e em conteúdo.

Gostou destas dicas de como aumentar os pedidos no seu delivery? Então aproveite e adicione o blog da RCKY nos seus favoritos e fique por dentro de todas as nossas postagens.

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