Você é dono de uma pizzaria e precisa vender mais? Uma das melhores formas de fazer isso é se aproveitando de datas especiais, tal como o dia da pizza.
Para alavancar as suas vendas, todavia, é preciso fazer uso de promoções bem planejadas e otimizadas para estas datas. A questão é que nem todos sabem por onde começar.
Pensando nisso, a RCKY decidiu escrever este artigo falando sobre como alavancar as vendas da sua pizzaria no dia da pizza e de quebra fidelizar clientes. Vamos lá?
O dia da pizza e outras datas especiais
Datas especiais são uma ótima forma de aumentar as vendas. O dia da pizza, comemorado dia 10 de julho, é uma das datas que melhor pode ser aproveitada.
Iniciada em 1985 na cidade de São Paulo graças a um concurso estadual que ocorria todos os anos, logo a popularidade da data a impulsionou a se tornar uma celebração nacional.
Se por um lado está trata-se de uma ótima data para vender mais, é importante ressaltar que qualquer data comemorativa pode ser instrumentalizada para alavancar as vendas.
Isso inclui o dia dos pais, o dia das mães, o dia das crianças, natal, feriados estaduais e municipais. Só é preciso ter criatividade e saber aproveitar as oportunidades que aparecem.
Principais promoções para vender mais e fidelizar clientes
Veja agora as principais promoções que você pode usar na sua pizzaria no dia da pizza para vender mais e fidelizar clientes como consequência.
1. Sorteio de brindes
Que tal comemorar o dia da pizza e vender mais pizzas com um bom e tradicional sorteio? Essa é uma forma muito eficaz de atrair novos clientes e aumentar o faturamento.
Vale ressaltar que, para melhor eficácia dessa promoção é importante haver uma boa divulgação, de preferência nas redes sociais da pizzaria.
Os brindes, por sua vez, podem ser qualquer coisa. Desde de objetos como celulares, roupas, vales presente em lojas e supermercados e até mesmo descontos nas pizzas.
No entanto, hoje em dia é mais comum sortear brindes menores em maior quantidade, que ajudam no marketing da pizzaria, como copos personalizados e bonés.
2. Desconto para aniversariante
E se o aniversário de um cliente cair bem no dia da pizza? Ofereça um desconto ainda melhor. Entretanto, esse é o tipo de promoção que pode ser feita ao longo do ano inteiro.
A verdade é que as pessoas gostam de receber presentes e em seus aniversários, ou mesmo serem lembradas dele, mesmo que por marcas.
Existem várias formas de oferecer esse desconto, podendo ele ser em uma porcentagem fixa, como também proporcional a idade do aniversariante.
Essa é uma forma de proporcionar uma boa experiência e garantir que aquele cliente vá querer retornar no futuro.
3. Promoção pague uma, leve duas
Uma das melhores promoções para se oferecer no dia da pizza para vender mais, “pague uma, leve duas”, refere-se a comprar uma pizza e levar uma outra de brinde.
Essa é uma forma de incentivar as pessoas a comprarem mais, gerando um rápido nível de faturamento que ganha com o volume. Entretanto, é fundamental calcular os custos.
4. Refrigerante mais entrega grátis
Outra promoção muito famosa utilizada por pizzarias tanto no dia da pizza quanto ao longo do ano para vender, é a do “refrigerante mais entrega grátis”.
No entanto, assim como a “pague uma, leve duas”, os custos de organizar essa promoção, subsidiando a entrega e o refrigerante, precisam estar contabilizados na prática.
Por outro lado, o ideal é fazer essa promoção já pensando em uma margem de lucro menor, pois esse é outro tipo de promoção que ganha na quantidade de pedidos feitos.
5. Combos promocionais
Essa é uma prática muito comum de grandes redes de lanchonetes que vendem combos de seus hambúrgueres, mais batata frita e um refrigerante a escolha do freguês.
Por outro lado, isso não significa que ela não possa ser usada em um contexto de pizzaria, ainda mais no dia da pizza. Anuncie esses combos nas redes sociais.
Vale ressaltar que esses combos precisam ser feitos com itens que geralmente possuem uma boa saída naturalmente, ajudando no fluxo de vendas e fazendo a pizzaria vender mais.
6. Cartão fidelidade
Oferecer um cartão fidelidade é um dos melhores tipos de incentivo que um cliente pode ter para retornar a uma loja que ele já fez negócio no passado.
Neste cartão podem ser contabilizadas todas as vezes que o cliente esteve na pizzaria e fez um pedido. Uma vez completada, o cartão garante uma repetição extra.
Essa promoção pode ser usada de forma padrão ao longo do ano todo, o que pode ajudar a garantir um fluxo mais previsível de clientes. Ela é uma promoção complementar.
7. Desconto em outras datas especiais
Não é preciso usar apenas o dia da pizza para vender mais. Outras oportunidades ocorrem repetidamente todos os anos, como o dia dos pais, dia das mães e dia dos namorados.
Essas datas são excelentes para oferecer descontos especiais ou mesmo para fazer uso das outras estratégias que já falamos a respeito aqui nesse texto.
Sistema para restaurantes da RCKY
Por fim, se você quer vender mais de fato, promoções são apenas uma parte do processo. Também é preciso investir em um bom sistema para restaurantes.
Nesse sentido, vale a pena conhecer o sistema de gestão da RCKY, que irá otimizar de forma muito eficiente a administração da sua pizzaria. Algumas de suas vantagens são:
- Gestão online: É possível acompanhar de forma online e fazer consultas em qualquer lugar;
- Operação automatizada: Ele possui integração com os principais sistemas de automação comercial do mercado;
- Cadastro de clientes: Cadastrar clientes é um processo fácil e rápido, o que permitirá acesso a históricos, pratos mais pedidos, ticket médio e etc.;
- Pratos mais pedidos: O sistema mostra quais são os pratos que mais são pedidos pelas pessoas, ajudando nas estratégias da pizzaria.
Ainda há também uma grande redução de perdas adquirida pela otimização do processo de vendas e atendimento.
Caso você queira saber mais sobre a nossa solução, entre em contato pelo WhatsApp da RCKY e descubra tudo que nosso sistema pode fazer pela sua franquia.
Boas Venda$ !