Vendas

Comércio de bairro: 7 dicas para se destacar e vender mais

Você tem um comércio de bairro ou gostaria de ter um? Então você precisa pensar em como fazer para que ele se destaque da concorrência e venda mais.

A questão é que muitos desses pequenos empreendedores não conhecem as técnicas para fazer o seu negócio se sobressair dos demais e ter um faturamento maior.

Pensando nessa questão, hoje a RCKY escreveu a respeito de 7 dicas essenciais para fazer o seu negócio ser notado pelas pessoas. Vamos começar?

Dica 1: Defina qual o tipo de comércio

A primeira coisa que um comércio de bairro deve fazer para se destacar é definir que tipo de negócio ele irá se focar. Isso é importante porque o foco é a chave do sucesso.

Apesar de isso ser verdade, muitos empreendedores que começam lojas em seus bairros acabam não se importando muito em especialização, preferindo lojas mais generalistas.

Essa abordagem pode ser interessante se o bairro não tiver muitas opções ou concorrência. Por outro lado, acaba tornando a loja apenas mais uma entre tantas.

O ideal é procurar investir tempo e dinheiro em um tipo de negócio específico. Alguns exemplos de comércios de bairro:

  • Padaria;
  • Papelaria;
  • Loja de utensílios domésticos;
  • Pet shop;
  • Lanchonete.

Dica 2: Faça um planejamento

Nenhuma empreitada de sucesso foi construída com base em decisões tomadas sem algum tipo de embasamento. Todo negócio bem-sucedido sucede de um planejamento.

No caso, para um comércio de bairro ter sucesso é preciso que ele siga um plano bem traçado. Neste plano deve constar informações como:

  • Pesquisas de mercado;
  • Custos, gastos e projeções de faturamento;
  • Situação atual da concorrência;
  • Lista de fornecedores;
  • O que fazer no momento de imprevistos;
  • Dentre outras questões.

Geralmente esse planejamento é registrado em um “Plano de negócios”.

Dica 3: Escolha o lugar certo para o comércio de bairro

Bairros são lugares grandes, por mais que o seu tamanho não seja 100% padronizado. Por isso é muito importante escolher uma boa localização para montar um comércio de bairro.

Montar um negócio em um local inadequado, simplesmente porque parecia ser a região mais barata, não é o ideal.

Em primeiro lugar, o local ideal para o comércio deve apresentar potencial…

Deve ser movimentado, de fácil acesso e que também seja seguro.

Por outro lado, também é importante analisar o orçamento disponível e as condições do imóvel.

Também pode ser interessante analisar se vale mais a pena comprar ou construir um imóvel, ou então simplesmente alugar um espaço. Tudo irá depender da estratégia.

Também é importante analisar a concorrência. Um grande erro estratégico é fundar o seu negócio de bairro bem ao lado de um concorrente.

Dica 4: Divulgue nas redes sociais

Quer que o seu comércio de bairro se destaque de todos os outros? Invista em divulgação nas redes sociais.

Ter um perfil oficial nas principais redes sociais pode ser um grande diferencial, e existem muitos motivos para isso. Alguns deles são:

  • É mais fácil ser achado quando se está online;
  • É possível criar promoções exclusivas e alcançar muito mais pessoas;
  • Se conectar com o público-alvo é muito mais eficiente;
  • É um tipo de divulgação gratuita que pode gerar ótimos resultados.

Entretanto, é importante notar que uma vez que os perfis tenham sido criados, eles não podem parar de serem alimentados com conteúdo novo de forma periódica.

Dica 5: Invista em um bom atendimento

Uma das principais desvantagens de um comércio de bairro é o fato de que, diferente de grandes empresas, este não conta com um grande orçamento para investir.

Isso significa, no geral, que existe pouca preocupação com padronização tanto do próprio comércio, como também do atendimento. O que pode ser um problema.

No caso, se o empresário tiver um bom tino para os negócios, ele sabe que o atendimento é o principal…

Um bom atendimento consiste em várias questões. Algumas delas:

  • Ser prestativo com o cliente;
  • Ser solícito para atender e resolver as dúvidas de quem entrar no comércio;
  • Sempre sorrir e demonstrar educação.

Entretanto, um bom atendimento também pode ir além disso. Muitas avaliam que um negócio que atende bem, também oferece bons produtos e serviços.

Isso significa, em outras palavras, que não se deve perder o foco daquilo que o comércio faz de melhor, que é suprir as necessidades dos clientes.

Dica 6: Comece a fazer delivery

Delivery virou moda. Porém, mais do que isso, hoje ele é uma verdadeira necessidade para as pessoas. Até porque, é muito cômodo fazer compras sem sair de casa.

Por isso, se o seu comércio de bairro for capaz de oferecer a opção de fazer entrega aos consumidores, as chances são de que o faturamento irá aumentar bastante.

Isso acontece porque muitas pessoas que antes nem iriam considerar sair de casa para irem até o comércio, podem se interessar.

Além do mais, não são todos os negócios de bairro que têm condição de oferecer entregas.

Por isso, aqueles que entregam essa possibilidade, acabam ganhando destaque.

Vale destacar que é preciso analisar bem como oferecer esse benefício às pessoas. Isso porque pode não ser viável fazer entregas em certos lugares.

Dica 7: Use o sistema da RCKY

Por fim, a última dica para fazer o seu comércio de bairro se destacar: use o sistema de gerenciamento da RCKY. Com esse sistema sua loja terá muitos benefícios, como:

  • Gestão online: Você irá acompanhar de forma online e fazer consultas em qualquer lugar, tanto sobre o estoque quanto sobre as vendas do comércio;
  • Operação automatizada: O sistema da RCKY se integra com os principais sistemas de automação comercial disponíveis no mercado;
  • Cadastro de clientes: É possível cadastrar clientes e criar históricos sobre suas compras, o ticket médio e etc;
  • Redução de custos: Uma das principais vantagens é a redução de gastos com a simplificação da operação e da administração do negócio.

E precisando de um sistema completo para gerenciar o seu pequeno ou grande comércio, é só falar com a gente e assistir uma demonstração sem compromisso!

Boas Venda$ !

comercio de bairro, vendas comercio, vender mais
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como vender mais no dia da pizza e também fidelizar clientes
Próximo post
Curiosidades sobre franquias: O que você precisa saber antes de abrir a sua
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também