Com a virada de ano, é hora de olhar o calendário 2023 para conferir em quais datas a sua loja pode aproveitar para vender mais, e com isso, montar o seu planejamento de ações e compras.
O comércio brasileiro conta com uma série de datas e períodos que são conhecidos pelo crescimento nas vendas, restando aos comerciantes, ter atenção especial e um conjunto de estratégias para aproveitar cada momento.
Sabendo disso, e para ajudar você a vender mais em 2023, a RCKY listou as principais datas para o comércio neste ano!
Para saber mais e vender como nunca, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Carnaval (21 de Fevereiro)
O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano, afinal é durante este período, que acontecem os desfiles das escolas de samba e as tradicionais festas de rua que levam alegria, diversão e movimentam o país.
Neste ano, o carnaval será celebrado na terça-feira (21 de Fevereiro), mas como todos nós sabemos, a folia começa um pouco antes, normalmente no sábado.
Durante esta época do ano, hotéis e pousadas podem faturar alto com o maior volume de hóspedes, enquanto lanchonetes, bares e restaurantes podem incrementar o faturamento com a ajuda dos foliões.
Lojas que vendem fantasias e adereços podem renovar o estoque com itens típicos do período, e com isso, aumentar as vendas.
Dia Internacional da Mulher (8 de Março)
No dia 8 de março, vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher, uma oportunidade incrível para lojas de roupas, calçados, eletrônicos flores e presentes em geral.
Neste dia, as pessoas vão buscar presentes para reconhecer e homenagear suas mães, esposas, avós e namoradas.
Invista em um estoque completo e crie promoções incríveis para atrair o público e alavancar suas vendas nesta data.
Páscoa (9 de Abril)
Na Páscoa, é hora das lojas que comercializam chocolates aumentarem o seu faturamento, mas não apenas aquelas que vendem ovos de páscoa em si.
Neste período, também aumenta a procura por barras de chocolate e caixas de bombom, já que essas são opções mais econômicas.
Sendo assim, você que tem um supermercado, minimercado, loja de doces, mercearia ou padaria, já pode aproveitar e começar a planejar o seu estoque para o período.
Dia das Mães (14 de Maio)
Não restam dúvidas, uma das datas que a sua loja pode aproveitar para vender mais é o Dia das Mães.
Neste dia mais que especial, as mamães vão ser presenteadas, o que gera uma grande procura por produtos que interessam ao público feminino.
Aproveite a oportunidade para reforçar o seu estoque com itens que podem ser um belo presente para as mamães. Anuncie as novidades disponíveis em estoque e aumente suas vendas!
Dia dos Namorados (12 de Junho)
Outra data muito marcante e com potencial para movimentar o comércio, é o Dia dos Namorados, que é celebrado no dia 12 de Junho de cada ano.
Nesta data, as pessoas vão buscar presentes para homenagear esposas, esposos, namorados, namoradas, noivos e noivas.
A variedade de opções em presentes pode incluir roupas, calçados, eletrônicos, flores, chocolates, ursos de pelúcia, relógios, joias em geral (brinco, cordões, pulseiras).
Sabendo disso, aproveite a oportunidade para reforçar o seu estoque com os produtos mais procurados nesta época do ano e venda mais!
Dia dos Pais (13 de Agosto)
O Dia dos Pais, também é uma data muito especial para o comércio, afinal, há uma
grande procura por produtos que interessam ao público masculino nesta época.
Sabendo disso, você deve fortalecer o seu estoque com produtos que interessem aos papais em geral, independente da idade.
Algumas sugestões incluem: roupas, calçados, relógios e eletrônicos, como celulares.
Dia das Crianças (12 de Outubro)
No Dia das Crianças, é a oportunidade das lojas que vendem brinquedos em geral, conquistarem o faturamento dos sonhos.
Sabendo disso, nos dias que antecedem esta data, você deve reforçar o seu estoque com um grande número de brinquedos, desde aqueles que atendem aos menores, como carrinhos e bonecas, aos maiores, como vídeo game e bicicleta.
Organizar a vitrine com brinquedos que chamam atenção podem potencializar de forma significativa as suas vendas.
Black Friday (última sexta-feira de novembro)
Na última sexta-feira de novembro, acontece a tão esperada Black Friday, oportunidade onde as pessoas vão às compras em busca de descontos imperdíveis e que só acontecem uma vez por ano.
Nesta época do ano, há uma grande procura por eletrônicos e eletrodomésticos em geral, mas lojas que vendem outros tipos de produto também podem aproveitar o momento.
O segredo aqui, é negociar com antecedência com os seus fornecedores, e reduzir a margem de lucro, com o objetivo de ganhar no volume expressivo de vendas.
As promoções precisam ser realmente imbatíveis, pois caso contrário, o resultado pode não ser o esperado.
Natal (25 de Dezembro)
O Natal é de longe a melhor data para o comércio, afinal, as pessoas vão em busca de presentes para a família toda, e também para presentear amigos.
Nesta época do ano, todo o comércio pode lucrar, desde as lojas que vendem roupas, calçados, celulares e outros itens que podem ser dados como presentes, até os estabelecimentos do segmento de alimentação que vendem insumos e pratos prontos para a ceia natalina.
Ah, outro setor que acaba sendo muito procurado nos dias que antecedem o final do ano, são as oficinas mecânicas. Afinal, antes de viajar, vale a pena fazer uma boa revisão.
Calendário 2023: outras opções em datas comerciais para vender mais
Pensou que tinha acabado? Ainda não, afinal, existem mais algumas datas que você pode aproveitar para vender mais! Confira:
- Dia do Cliente (15 de Setembro)
- Dia do Amigo: (18 de abril ou 30 de julho)
- Dia do Livro: (23 de abril)
- Dia da Pizza (10 de julho)
O calendário brasileiro é cheio dessas pequenas datas, basta se programar e usar a criatividade!
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog, e se precisar de um sistema para melhorar a gestão do seu negócio, visando o crescimento das vendas, conte conosco!
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