Gestão de Empresas, Vendas

Como organizar um varejo corretamente para vender mais: 15 dicas

Se você é empreendedor do ramo de varejo, sabe que o sucesso do negócio está atrelado à quantidade de vendas que realiza.

Nesse sentido, para vender mais, é preciso tomar uma série de cuidados relacionados ao seu estabelecimento. Ou seja, você terá que oferecer muito mais que uma boa localização e bons preços.

Afinal, existe uma gama de outros itens que precisam ser levados em conta para conquistar consumidores.

Na prática, você precisa investir em ações, para que o consumidor tenha uma experiência positiva ao entrar na sua loja.

Neste caso, podemos citar a padronização ao expor itens, e até mesmo uma higiene adequada e constante do ponto-de-venda…

Afinal de contas, fatores como organização e equipe treinada, são pontos fundamentais para conquistar consumidores, e garantir maior índice de fidelização.

Então, para saber mais sobre o assunto, venha conferir conosco como fazer seu negócio vender mais.

1. Organize produtos por demanda e tamanho da embalagem

Nossa primeira dica é sobre criar uma organização por tamanho de embalagem e demanda.

Em supermercados e mini mercados, por exemplo, é recomendável posicionar embalagens maiores mais abaixo, e embalagens menores em prateleiras na altura do quadril.

Cada negócio possui o seu produto e as suas particularidades, estude a melhor forma de realizar esta organização, encontre uma maneira de deixar o ambiente mais leve e aconchegante, para que desta forma, o cliente fique mais tempo na sua loja.

2. Mantenha sua equipe sempre motivada

Invista no material humano oferecendo treinamentos constantes para a sua equipe de vendas. Ou seja, procure sempre proporcionar motivação e conhecimento.

Claro que a estratégia de preços tem seu peso sobre o fechamento de uma venda. Porém, equipes capacitadas são fundamentais para que o cliente tenha uma boa experiência de compra…

O que pode influenciar diretamente na decisão final dele, seja para levar ou não um produto, ou retornar ou não na loja em suas próximas compras.

3. Agrupe produtos da mesma categoria

Consumidor feliz é aquele que anda satisfeito pelas suas gôndolas. Na prática, ao unir produtos similares numa mesma seção, você evita o vai e vem do seu cliente.

Além do mais, essa técnica contribui para que você passe uma mensagem de diversidade, apresentando opções para cada necessidade. E o cliente não deixará de comprar algo que precisa, por não encontrar no lugar que o produto deveria estar.

4. Se atente a posição correta de mercadorias de alto e baixo giro

Neste ponto, indicamos que você evite expor itens de alto giro atrás de balcões de vidro, ou abaixo do nível do joelho do cliente.

Aliás, isso vai até desestimular a compra. Assim, procure dar mais destaque para vender mais, e aumentar o giro de mercadorias. Enfim, aqui vale também evitar aqueles espaços nas gôndolas que acondicionam produtos de baixo giro.

5. Organize promoções com planejamento

Promoções são ótimas ações de marketing, mas precisam ser feitas na medida certa para vender mais.

Sendo assim, evite exageros, como um grande número de ilhas promocionais. Afinal, a questão aqui é ser objetivo para aumentar as vendas.

Além disso, também é importante executar uma estratégia clara nos pontos de venda. Na prática, isso significa investir apenas em ações planejadas, para não errar. Pois os excessos podem confundir o cliente sobre o que está ou não em promoção.

6. Crie uma exposição otimizada

A apresentação visual dos produtos em uma loja é uma das ferramentas mais poderosas que um varejista tem à sua disposição.

A maneira como os produtos são dispostos pode influenciar a percepção do cliente sobre a variedade, qualidade e quantidade, bem como o valor percebido do item.

Aqui, a regra é acertar na quantidade de itens à mostra.

Como exemplo, evite deixar exposto na gôndola apenas a embalagem de um item de cada produto. Pois isso pode passar a impressão de que determinado produto está saindo de linha ou acabando.

Enfim, procure manter todos os mobiliários do seu varejo abastecidos corretamente.

7. Mantenha sempre uma boa organização e limpeza

Assim como todo estabelecimento de respeito, para vender mais, é fundamental manter a higiene e limpeza dos produtos e mercadorias. Pois uma loja clean deve garantir visual agradável e confortável. Aproveite, e invista também na manutenção e limpeza de pontos como:

  • Fachada;
  • Chão;
  • Mobiliários;
  • Balcões;
  • Gôndolas,
  • Embalagens.

8. Entenda a posição correta dos produtos mais procurados

Conforme já citamos, tudo dentro de uma loja de varejo deve atuar de forma estratégica para vender mais.

Na questão do posicionamento estratégico de produtos que atraem consumidores, esses precisam estar dispostos em áreas distantes da entrada da loja e no final dos corredores.

Afinal, eles são um estímulo para seu consumidor andar pelo estabelecimento, e conhecer demais os itens ofertados.

9. Fique atento com a visibilidade de preços e embalagens

Em relação à visibilidade de preços e embalagens, recomendamos que você organize seus produtos de forma padronizada. Ou seja, a exposição precisa ser com o melhor lado da embalagem para frente, voltado para a visão do consumidor.

Além do mais, verifique se os preços estão posicionados corretamente, com as marcas e os nomes estão bem visíveis.

10. Garanta presença nas redes sociais

Entenda que estar presente hoje nas redes sociais, é quase como uma obrigação para as empresas que desejam se destacar…

O cliente espera esse relacionamento mais próximo, e está sempre de olho nos conteúdos oferecidos pelas empresas.

Marcar presença nas principais redes sociais, é uma maneira gratuita de estar mais próximo do seu cliente, e por dentro de tudo que está acontecendo no ramo em que você atua.

11. Tenha cuidado com a questão dos preços em ofertas

É importante estar ciente sobre uma regra: ofertas e promoções devem estar precificadas com todas as informações visíveis ao cliente.

A confiança é fundamental em qualquer relação comercial.

Quando os clientes percebem que todas as informações sobre preços e ofertas são claras e transparentes, tendem a confiar mais na empresa ou marca, fortalecendo a relação comercial a longo prazo.

Vale ressaltar, que você pode criar placas anunciando oportunidades, como os lançamentos e as condições especiais de pagamento.

12. Escolha corretamente os produtos para ponta de gôndola e vitrine

Com certeza, esses são dois locais bem atrativos para você expor produtos em promoção ou destaque.

É indicado também utilizar esses espaços para anunciar ofertas sazonais e lançamentos.

13. Crie uma sinalização funcional e harmoniosa

Com toda a certeza, toda boa sinalização ajuda no interior de uma loja. Pois seu consumidor precisa ter facilidade na hora de encontrar um produto.

Portanto, invista corretamente em todos os tipos de sinalização, e treine sua equipe para fornecer possíveis orientações do local.

14. Capriche na iluminação

Para fechar nosso artigo sobre dicas para você vender mais no varejo, analise a questão da iluminação local. Luminárias de qualidade e estilo vão valorizar o setor e os produtos.

Vale destacar, que a iluminação da fachada também requer atenção, caso você queira se destacar entre a concorrência local e chamar a atenção de um futuro cliente.

15. Ofereça experiências personalizadas ao cliente

No atual cenário competitivo do varejo, é fundamental ir além do simples. Afinal, ao entrar em sua loja, o cliente busca uma experiência única e personalizada.

Sabendo disso, utilize tecnologias, como sistemas com cadastro de clientes e recursos de CRM para coletar e analisar dados dos seus clientes.

Com isso, ao longo do tempo, você poderá entender suas preferências, hábitos e necessidades.

Por sua vez, essas informações, quando bem utilizadas, permitem criar promoções personalizadas, recomendações de produtos e até mesmo um atendimento mais direcionado.

Além disso, considere criar um ambiente de loja que seja mais do que apenas um local de compra…

Ofereça espaços interativos, pontos de descanso, e até mesmo áreas de degustação, dependendo do tipo de produto que você vende.

Ao proporcionar uma experiência de compra memorável, você não só incentiva a compra imediata, como também a fidelização do cliente, que se sentirá valorizado e compreendido em suas necessidades.

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