Se você tem pensado em expandir seu comércio, mas não está muito seguro quanto ao momento que vive e não sabe se realmente é hora de dar esse passo, não se preocupe!
Isso porque, no post de hoje, vamos apresentar 7 indicadores que devem ser levados em conta ao tomar essa importante decisão.
Através deles, é possível medir o desempenho e verificar o quão consolidado está seu negócio no mercado, a fim de identificar se ele está preparado, de fato, para a expansão ou se ainda é arriscado.
Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo na íntegra!
Quais as vantagens de expandir os negócios do seu comércio?
Expandir os negócios do seu comércio é uma decisão que pode lhe trazer uma série de vantagens importantes, dentre as quais, podemos destacar:
- Aumento das receitas: Uma das razões para a expansão é o potencial de aumento das vendas e, consequentemente, das receitas.
A abertura de novas lojas e a diversificação dos produtos ou serviços pode proporcionar um fluxo de receita maior.
- Melhor reconhecimento da marca: A expansão pode aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca, solidificando a posição do comércio no mercado e atraindo um público maior de clientes.
- Economias de escala: À medida que um negócio cresce, pode ser possível alcançar economias de escala, adquirindo produtos em quantidades maiores e em melhores condições junto aos fornecedores.
- Resiliência: Um comércio com operações diversificadas em termos geográficos ou de segmento pode ser mais resiliente durante períodos econômicos desafiadores.
- Valor de mercado: Empresas em crescimento e expansão, quando bem geridas, tendem a ter um valor de mercado elevado, o que é benéfico se os proprietários estiverem considerando vender o negócio no futuro.
No entanto, é importante destacar que a expansão também traz riscos e desafios.
É essencial planejar cuidadosamente, avaliar todas as variáveis e garantir que a empresa tenha a capacidade operacional e financeira para suportar essa expansão.
Afinal, como saber se é hora de expandir os negócios?
Antes de mais nada, é importante frisar que a expansão de qualquer tipo de empreendimento exige análise e muito planejamento.
Em outras palavras, não basta querer e sair por aí investindo além do que consegue arcar.
Basta pensar em um castelo de cartas: se a base não estiver em absoluto equilíbrio, colocar mais cartas e tentar subir… acaba fazendo tudo desmoronar, inclusive o que já parecia estar estruturado.
Por isso, se você quer evitar essa catástrofe, acompanhe, a seguir, 7 indicadores que sinalizam o momento certo de expandir seu comércio:
1. Controle financeiro
O primeiro indicador que deve ser cuidadosamente analisado antes de pensar na expansão de um negócio, sem dúvida, é o financeiro.
Dessa maneira, é fundamental estar atento ao total de vendas, à margem líquida de lucro, ao giro dos estoques, ao retorno sobre a rentabilidade das operações, e ao fluxo de caixa.
Por meio de informações como essas, você consegue ter maior controle sobre o seu capital de investimento, o qual é indispensável ao sucesso do negócio como está e, principalmente, em caso de expansão.
Além disso, o recomendado é centralizar todos esses dados em um sistema único, capaz de gerar relatórios e facilitar a visualização dos números e cenários, a fim de tornar as conclusões mais precisas e otimizadas.
2. Oportunidades de mercado
Outro indicador que deve ser verificado antes de pensar em expandir seu comércio é referente às oportunidades que são apresentadas pelo mercado. Isto é, analise se o ambiente anda competitivo e como os investidores têm se posicionado.
Mais do que isso, procure entender como está sendo a experiência dos seus clientes no dia a dia, o que eles costumam comentar, quais são as principais reclamações e os maiores elogios.
Também preste muita atenção à forma como as outras marcas do mercado têm se mostrado ao público.
Procure se atualizar e entender como anda o cenário econômico, as projeções futuras em diferentes áreas e se informar.
Para tanto, não ignore as notícias, busque participar de eventos que reúnem empreendedores, investidores e, acima de tudo, entenda quais são as dores dos clientes e como o comportamento deles muda ao longo do tempo.
3. Demanda de Produtos/Serviços
Seguindo a mesma lógica citada acima, outro indicador que deve ser observado de perto diz respeito à taxa de aceitação dos seus produtos/serviços, bem como ao índice de escassez e à percepção de qualidade.
Uma dica que deve ser seguida é a análise da Curva ABC, que visa evidenciar quais são os produtos/serviços de maior relevância no seu comércio, ajudando a identificar quais não estão fazendo tanto sucesso com o consumidor.
A partir daí as conclusões obtidas são mais precisas e baseadas em fatos, não em suposições.
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Afinal, ter uma visão real sobre o que acontece com a sua empresa é indispensável ao traçar estratégias e garantir que a tomada de decisões seja mais segura.
4. Clientes fidelizados
O quarto indicador que te ajuda a definir se é o momento certo para expandir seu comércio é a base de clientes fidelizados.
Ou seja, olhe para o número de consumidores recorrentes e identifique, com precisão e realismo, aqueles que podem ser considerados fiéis e que já possuem laços estreitos com sua marca.
Além disso, entenda quais são as chances deles indicarem você para outras pessoas, conheça exatamente o perfil de cada um deles, estabeleça padrões e saiba exatamente o que eles enxergam como positivo e negativo no seu produto/serviço.
Este indicador mostra que suas chances de sucesso são maiores ao expandir o negócio quando possui clientes que já estão consolidados e que irão acompanhar seu crescimento.
5. Desempenho da equipe
Por fim, analise com cuidado como anda o serviço prestado pelo seu time!
Observe se os colaboradores estão engajados, motivados e, principalmente, preparados. E, não se esqueça: tudo isso só é possível de ser alcançado quando treinamentos e cursos são oferecidos com frequência.
6.Espaço físico insuficiente
Quando o espaço atual de sua loja ou estabelecimento comercial se torna insuficiente para atender aos seus clientes ou acomodar seu estoque, isso pode ser um indicador robusto de que é hora de considerar uma expansão.
Se os clientes sentem que o espaço está sempre lotado, ou se você enfrenta problemas de armazenamento ou organização devido à falta de espaço, é um sinal claro de que o seu comércio cresceu além de sua infraestrutura atual.
Vale destacar que um espaço físico adequado é essencial para a operação eficiente de um negócio e para proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Se seu espaço atual não está conseguindo atender às necessidades do negócio, a expansão pode não apenas melhorar a operação interna, mas também a percepção e satisfação do cliente.
7.Feedbacks e solicitações dos clientes:
Se você recebe de forma constante feedbacks de clientes solicitando que você ofereça mais produtos, serviços ou até mesmo que abra uma nova filial em uma localização diferente, isso é um forte indicativo de que há um desejo do mercado para que seu comércio se expanda.
Os clientes são o coração de qualquer negócio. Seus feedbacks e desejos representam demandas reais do mercado.
Quando um número significativo de clientes expressa o desejo de ver seu comércio em novos locais, ou oferecendo mais variedade, é um sinal de que existem oportunidades de mercado não atendidas.
Além disso, agir com base no feedback do cliente também reforça sua relação com eles, demonstrando que você valoriza e atende às suas solicitações.
E aí, chegou sua vez de crescer?
Bom, agora que você já sabe tudo o que precisa ser analisado antes de pensar em expandir seu comércio, já pode começar a fazer suas análises.
De tal modo, a partir do acompanhamento criterioso de tudo o que acontece no seu negócio e da medição clara dos dados, com certeza você sentirá confiança para dar esse passo tão importante (se realmente for a hora certa, claro!).
Afinal, com organização e monitoramento contínuo, as chances de “dar um passo em falso” são muito menores, uma vez que o cenário que está diante de você é palpável e baseado em informações concretas e atualizadas.
Qualquer estratégia que não leve em conta a exata realidade da empresa e seja desenvolvida através de achismos ou “receitas prontas” está fadada ao fracasso!
Portanto, se você quer que sua marca cresça, de forma sustentável e duradoura, tenha tudo bem organizado, medido e integrado.
Assim sendo, organize os dados de todas as operações e de todos os departamentos do seu negócio de maneira rápida, prática e completamente tecnológica.
Não perca informações, evite divergências, dados incompletos, confusos ou vazios.
Conte com uma ferramenta capaz de unificar todos os processos e apresentar relatórios detalhados e intuitivos.