A rotatividade de funcionários, ou taxa de turnover, é um dos indicadores mais problemáticos para qualquer varejista. Quanto mais elevado esse número, maiores os custos e, consequentemente, menor a lucratividade do negócio. Além disso, existem diversos outros prejuízos assimilados a ela, que comprometem o desempenho da empresa no mercado.
Entre eles, a perda de produtividade da equipe, causada pela constante necessidade de se adaptar aos novos membros. Esses, também, precisam receber treinamentos e preparo para iniciar suas atividades e, logo de início, podem não saber como entregar atendimento com a qualidade necessária, causando frustrações aos clientes.
Além disso, varejistas com alta taxa de turnover tendem a ter uma imagem negativa entre os profissionais do mercado, o que torna cada vez mais difícil encontrar funcionários qualificados e bem preparados — afinal, os melhores talentos fogem de empresas assim.
Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores práticas que diminuem a rotatividade de funcionários no varejo, bem como qual a forma mais adequada para adotar cada uma delas no seu negócio. Confira!
Faça um processo de recrutamento e seleção eficiente
O primeiro passo para reduzir o turnover de um varejo é criar um processo de recrutamento e seleção de qualidade, que busca e contrata apenas profissionais com o perfil necessário para trabalhar nesse meio.
Considerando que, normalmente, uma loja do varejo exige que o funcionário se dedique por muitas horas e lide com clientes, é indicado buscar por profissionais que:
- possuam boas habilidades de comunicação;
- tenham flexibilidade para cronograma de trabalho;
- trabalhem bem em ambiente de pressão;
- aceitem o modelo de metas e remuneração variável;
- tenham porte físico que permita as atividades do varejo.
O ideal é ter um processo bem definido, que consiga identificar e conquistar talentos do mercado. Além disso, ao oferecer uma vaga de emprego, é necessário apresentar todas as informações sobre a empresa, ambiente de trabalho e o que se espera desse colaborador.
Essas práticas evitam possíveis frustrações quando ele inicia suas atividades. Se isso ocorre, a produtividade desses profissionais diminui e eles tendem a procurar por outras oportunidades no mercado.
Tenha um plano de carreira definido
Outra prática indicada é a criação de um plano de carreira bem estruturado. Isso é importante para não perder talentos que estão na empresa já há algum tempo e, por isso, começam a se sentir desmotivados em suas funções.
Além disso, com um plano de carreira, as promoções e movimentações são justificadas. Nesse sentido, nenhum profissional se sente injustiçado quando um colega recebe aumento e assume novas responsabilidades que ele gostaria de ter.
Invista em um ambiente mais produtivo
A satisfação é um dos fatores que mais impactam a rotatividade dos funcionários dentro de uma empresa — da mesma forma, o ambiente de trabalho influencia a satisfação. Nesse sentido, é importante buscar formas de garantir um ambiente positivo no seu varejo.
Para assegurar um espaço assim, é indicado realizar pesquisas de clima e reuniões de feedback, abrindo um canal direto para que os próprios funcionários contribuam para a melhoria de seu espaço de trabalho.
Nelas, é possível identificar quais fatores reduzem a produtividade dos profissionais, causam frustrações e podem ser incentivos diretos da rotatividade de funcionários— sendo assim, precisam ser modificados.
Considere as necessidades da equipe
Outro ponto que afeta a satisfação e, consequentemente, a rotatividade de funcionários, é o quanto a empresa considera as necessidades da equipe em termos de:
- carreira;
- flexibilidade de horários;
- imprevistos;
- erros.
O ideal é que, assim como o varejo exige muito de seus profissionais, ela seja flexível e ofereça benefícios e facilidades que permitem a eles conseguirem manter uma rotina saudável dentro e fora da empresa.
Tenha uma comunicação eficiente
A boa comunicação é uma das melhores estratégias para reduzir o turnover dentro das empresas. Isso acontece porque ela evita frustrações causadas pelo desalinhamento de expectativas, falta de esclarecimento do que se deve fazer ou entregar.
Nesse sentido, é indicado que gestores e responsáveis mantenham uma comunicação clara e eficiente com os profissionais do varejo. Para isso, é possível adotar diferentes ações, como:
- reuniões semanais;
- quadros de aviso;
- e-mails corporativos;
- agendas compartilhadas;
- adoção de softwares e sistemas de gestão.
Quanto mais eficiente, menores são as chances de perder seus profissionais por problemas simples, que seriam resolvidos com conversas e alinhamento de expectativas.
Não se esqueça dos treinamentos corporativos
Outra prática que pode ser adotada pelos varejistas é o treinamento corporativo. Oferecer eventos de capacitação é algo que incentiva os profissionais, uma vez que gera um sentimento de satisfação entre eles, devido a empresa investir em seu desenvolvimento.
Além disso, esses profissionais ficam melhor preparados para atender os clientes do varejo e realizar suas funções, o que acaba gerando resultados efetivos em vendas e produtividade. Sendo assim, o treinamento corporativo acaba sendo um investimento.
Reconheça boas entregas
O reconhecimento também é uma prática importante para reduzir a rotatividade dos funcionários. Quando feito de forma correta, ele evita frustrações pelos funcionários e gera sentimentos positivos que funcionam como motivação para que eles entreguem ainda melhores resultados.
Sendo assim, é indicado incentivar gerentes e responsáveis a sempre reconhecer, mesmo que de forma verbal, as boas entregas de cada profissional, agradecendo por sua contribuição. Além disso, é possível criar um programa de recompensas, aumentando ainda mais esse resultado.
Adote ferramentas e novas tecnologias
Por fim, é indicado que a empresa adote ferramentas e novas tecnologias que facilitem e otimizem a atuação dos funcionários. Isso é importante porque esses instrumentos reduzem o estresse e diversas frustrações dos profissionais.
Um sistema de gestão, por exemplo, permite que os funcionários diminuam suas atividades manuais e tenham mais tempo para se dedicar a questões estratégicas do negócio. Além disso, ele facilita a comunicação e o alinhamento de expectativas entre o time — como metas e resultados de desempenho.
Fica evidente que a rotatividade dos funcionários é algo que não pode ser ignorado por nenhum varejista. Por impactar diretamente os custos, desempenho dos profissionais e imagem da empresa, assim é preciso adotar medidas que minimizem as possibilidades de perder talentos no negócio — como as que listamos acima.
Agora que você já sabe como reduzir a rotatividade de funcionários no seu negócio, veja como aumentar seu lucro com um sistema de gestão online e aumente ainda mais suas chances de sucesso no varejo!