Num ambiente cada vez mais competitivo, para se obter sucesso no varejo são necessárias decisões de negócio mais assertivas e eficientes. Com o uso de métricas de resultados — principalmente o ticket médio —, isso é possível!
A partir desse indicador, você pode acompanhar o desempenho do seu negócio de forma detalhada, avaliando as vendas de diferentes maneiras. Assim, melhores decisões são tomadas para aumentar os resultados da empresa e sua margem de lucro.
Ficou interessado? Nas próximas linhas, mostraremos a você as principais informações sobre o ticket médio. Quer entender como melhorar esse indicador no seu negócio? Então continue a leitura!
O que é ticket médio e como calcular?
Basicamente, o ticket médio pode ser entendido como o valor médio gasto por cada cliente numa transação com a empresa. Seu cálculo é muito simples e fácil. Veja só:
Ticket médio = Total de vendas do período / Total de compradores do período
O período pode ser diário, semanal, mensal, trimestral ou qualquer outro desejado para a avaliação. Além disso, pode ser trocado por outros fatores de análise, como um cliente específico, categoria de produto ou unidade de vendas.
Para ficar mais claro, considere o seguinte exemplo prático: uma empresa totalizou R$20.000,00 em vendas dentro de um mês, gastos por 20 clientes. Portanto, o ticket médio do mês foi de R$1.000,00.
Qual é a importância do ticket médio para o varejo?
O ticket médio é um dos mais importantes indicadores para o varejo, afinal, ele demonstra o valor aproximado gasto por cada cliente no estabelecimento. Assim, por meio de sua análise, é possível determinar quais as melhores estratégias para aumentar as vendas e alcançar os resultados esperados.
Com um estudo detalhado das vendas, alguns fatores podem ser determinados, como:
- perfil dos clientes que mais consomem;
- produtos mais comprados;
- itens comprados em conjunto;
- vendedores que geram melhores tickets;
- categorias que representam maior valor nas vendas;
- itens do mix que não estão com boa saída;
- períodos do mês mais importantes para as vendas;
- meses com menor média de vendas.
A partir dessas informações, fica evidente que o ticket médio ajuda a compreender o cenário de vendas da empresa, permitindo que as decisões tomadas aumentem esse valor e, consequentemente, a lucratividade do negócio.
As estratégias podem ser diversas, desde a mudança no mix de produtos, organização dos itens dentro do estabelecimento, alteração na escala de profissionais e até mesmo a realização de treinamentos para motivar e capacitar os membros do time de vendas com desempenho menor que o esperado.
Como aumentar o ticket médio de um negócio?
Como falamos anteriormente, existem diversas práticas que podem ser adotadas para aumentar o ticket médio de um negócio. Listamos a seguir seis das melhores estratégias que você pode usar para cumprir esse objetivo. Confira!
1. Ofereça produtos e serviços complementares
Uma das formas mais simples e eficientes de aumentar o ticket médio do varejo é apresentar ao cliente produtos e serviços que complementam sua compra, ou seja, que são relacionados aos itens inicialmente escolhidos por ele.
Um exemplo disso são lojas de calçados que oferecem também itens como meias e produtos de limpeza dos sapatos. Esses itens são complementares ao que o cliente vai comprar na loja, logo faz sentido que sejam comprados em conjunto. Com isso, além de aumentar o ticket médio, o cliente fica mais satisfeito com o serviço completo oferecido.
2. Organize o estabelecimento de forma estratégica
Para oferecer os produtos e serviços complementares, o mais indicado é trabalhar na boa organização desses itens dentro da loja. Dessa forma, é interessante mudar a exposição do mix, de forma que aqueles produtos que normalmente são comprados em conjunto fiquem próximos.
Além disso, é indicado utilizar técnicas de otimização de pontos quentes e pontos frios do estabelecimento, fazendo com que os consumidores percorram todos os ambientes e visualizem as opções disponíveis.
3. Dê descontos para as compras em quantidade
Descontos e promoções são sempre grandes impulsionadores das vendas. Entretanto, eles diminuem a margem de lucro do negócio e, por isso, o mais indicado é atrelar o preço baixo a compras mais volumosas. Ou seja, o cliente aumenta o ticket e paga menos no item unitário.
O importante é mostrar aos clientes o quanto eles estão ganhando ao comprar mais unidades, uma vez que o preço de cada item é reduzido. Para implementar essa ação, é fundamental ter uma boa estratégia de comunicação e divulgação de ofertas que atraia consumidores.
4. Apresente edições limitadas
Outra forma interessante de aumentar o ticket médio é inovando e oferecendo edições limitadas para os clientes. Essa prática gera um senso de urgência nos clientes, já que os produtos estarão disponíveis por um curto período de tempo na loja — é uma oportunidade única!
Assim, a tendência é que eles incluam o item em sua compra, mesmo quando não estavam planejando sua aquisição. Além disso, geralmente eles tendem a levar vários itens e não apenas um.
Vale lembrar que, para essa estratégia dar certo, não é indicado realizar a venda de edições limitadas do mesmo produto mais de uma vez ao ano. Quando isso acontece, o senso de urgência é eliminado e o resultado não é tão positivo.
5. Mantenha contato
Uma das melhores formas de criar uma previsão confiável para suas vendas e também de aumentar o ticket médio é manter um contato próximo com seus clientes, investindo em práticas de pós-venda que incentivem a recompra e a fidelização.
Para isso, é preciso conhecer os hábitos e as preferências do seu público, bem como adotar alguma forma de cadastro para ampliar seu contato com ele. Normalmente, o varejo coleta e-mails para newsletter e oferece cartão da loja e clube de fidelidade, no qual os clientes podem coletar pontos e ter acesso a ofertas exclusivas.
6. Incentive a indicação da loja
Além de incentivar a volta de clientes já conhecidos, é importante investir na aquisição de novos consumidores. Para isso, use estratégias que encorajem o público atual a indicar e trazer seus conhecidos ao estabelecimento.
Você pode, por exemplo, fazer promoções para grupos e oferecer códigos de desconto para os clientes que conseguirem converter novos consumidores.
Qual é a melhor forma de acompanhar esse indicador?
Uma dúvida muito comum sobre essa métrica é saber qual a melhor forma de fazer seu acompanhamento. Primeiramente, não existe uma regra indicando que o ticket médio deva ser mensurado mensalmente ou diariamente, a escolha é feita conforme a necessidade de cada empresa.
Outro ponto importante é entender que, assim como para outros indicadores, é mais prático para a empresa adotar um software de gestão que faça esse tipo de acompanhamento, calculando tudo de forma automatizada para o time — o que aumenta sua produtividade e evita erros manuais.
Agora que você já sabe como usar o ticket médio para melhorar o desempenho do seu negócio, continue com a visita em nosso blog e entenda como aumentar o lucro no varejo com um sistema de gestão online!