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Como vender mais no mês do cliente?

Como conquistar mais clientes e aumentar as vendas no dia do cliente? Quais ações e estratégias usar? Se preparar para aproveitar a ocasião aumenta as chances de conseguir bons resultados, mesmo em tempos de crise.

Comemorado no dia 15 de setembro, o dia do cliente é mais uma oportunidade para aumentar as vendas, conquistar clientes e investir em algumas mudanças para o negócio.

Em um mês pouco movimentado para o comércio brasileiro, foi criada a data comemorativa visando valorizar o consumidor e atraí-lo às lojas por meio de campanhas publicitárias, descontos e promoções.

Neste artigo, veja 6 dicas para empreendedores do varejo conseguirem melhores resultados no dia do cliente e saiba como um sistema de gestão e automação pode ajudar nesse sentido.

Prepare e divulgue a campanha

As datas comemorativas tradicionais e a movimentação que trazem para o comércio são assuntos que começam a ser abordados semanas antes de acontecerem. Os meios de comunicação, as plataformas e ferramentas de auxílio aos consumidores e os próprios clientes procuram se informar e se preparar para aproveitar os descontos e as condições especiais oferecidas pelas lojas.

Portanto, é vital sair na frente e garantir que sua loja seja vista e lembrada, entrando na rota dos consumidores que planejam aproveitar o dia do cliente. Invista no marketing de conteúdo e na divulgação das suas ofertas no momento em que as pessoas estiverem procurando por esse tipo de informação.

Ofereça e promova descontos

É preciso analisar as condições financeiras da empresa antes de começar a oferecer descontos. Deve-se definir os produtos a serem divulgados e os descontos aplicados a cada um, a cada grupo ou seção. Isso deve ser feito visando beneficiar tanto os clientes quanto a loja, apostando na diversidade para movimentar seções mais e menos lucrativas.

Depois de definir as condições da campanha do dia do cliente, é preciso divulgá-la por meio de redes sociais, banners, outdoors, propaganda volante –  o que for mais efetivo para atingir seu público-alvo.

Os descontos podem ser exclusivos a um dia apenas ou durar algumas semanas, isso é algo que precisa ser planejado e analisado para que o negócio consiga os melhores resultados em sua campanha.

Ofereça vantagens para clientes fiéis

Já que é o momento de celebrar e valorizar os clientes, nada como oferecer benefícios que ressaltem o quanto a marca se importa com aqueles que são fiéis, divulgam, acompanham, elogiam e retornam à loja de tempos em tempos.

Para isso, é preciso consultar a base de dados de clientes e então preparar condições especiais para cada perfil, levando em conta suas ações positivas ao longo do tempo, principalmente seu volume e frequência de compras.

Porém, não deixe de destacar as vantagens para os novos clientes, como um incentivo para que eles próprios também voltem a comprar e desenvolvam um relacionamento com a loja.

Incentive a compra de mais itens

Em datas comemorativas, o esforço do varejista não precisa ser voltado apenas para a atrair e conquistar novos clientes, mas também para estimular um maior volume de compra por aqueles que já são clientes. Nesse sentido, é interessante fazer e promover kits promocionais, combos e seções destinadas a produtos com condições especiais de venda.

Mas é preciso evitar a venda casada, pois essa é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. As vantagens podem ser oferecidas e destacadas, incentivando a compra de mais itens, mas o consumidor não deve ser forçado a levar um produto que não deseja só para ter acesso a outro produto.

Ofereça cupons de desconto

Ganhar cupons de desconto ao fazer uma compra é um grande incentivo para o cliente retornar à loja. Geralmente, os cupons são oferecidos com base no valor da compra realizada, oferecendo uma porcentagem de desconto cada vez maior para a próxima compra.

Mas essa estratégia precisa compensar para ambas as partes – tanto para o cliente, que deseja mais do que uma porcentagem simbólica, quanto para o varejo, que deseja um retorno a curto prazo. Essa estratégia pode ser aplicada já mirando nas próximas datas importantes para o comércio, incentivando o cliente a retornar dentro de um curto período de tempo.

Invista em distribuir brindes e fazer sorteios

Essas práticas são bastante comuns para o mercado brasileiro e a metodologia é a mesma em grandes e pequenos negócios, sendo a principal diferença o valor dos prêmios a serem distribuídos. A dica é ser criativo, fugir do óbvio, chamar a atenção dos clientes e atraí-los a participar.

Pense em condições interessantes e procure facilitar a participação, assim como o ato de retirar os prêmios. Dessa forma, os clientes sentirão mais vontade de participar e a estratégia dará melhores resultados.

Dia do cliente: como um sistema de gestão e automação pode ajudar?

Certamente, um sistema de gestão traz maior eficiência e segurança a um negócio por oferecer a integração de diferentes ferramentas relativas ao controle financeiro, de estoque e de clientes.

Mas falando especificamente da criação e gerenciamento de promoções em datas como o dia do cliente, um sistema pode trazer as seguintes vantagens:

  • Planejamento de campanha com divulgação abrangente;
  • Padronização de condições, prêmios e regras;
  • Controle das ações de marketing e dos resultados obtidos.

Essas medidas resultam em investimentos bem direcionados, menores chances de desvios e fraudes, redução dos custos envolvidos na produção, manutenção e acompanhamento de campanhas publicitárias e promoções e a possibilidade de fazer análises assertivas a respeito das estratégias aplicadas.

Além disso, um sistema organiza e facilita diversos processos operacionais, possibilitando ao empreendedor acompanhar o desempenho de suas lojas em tempo real por um sistema em nuvem.

Hoje o empreendedor precisa lidar com os altos e baixos da economia, conhecendo os riscos e as oportunidades do mercado e se planejando para passar por diferentes momentos.

Mudanças no comportamento dos consumidores e quedas bruscas na demanda exigem ações assertivas não só para garantir a sobrevivência do varejo em momentos críticos, mas também para possibilitar o crescimento e a expansão em momentos favoráveis.

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