Gestão de Pessoas, Vendas

6 dicas para melhorar a qualidade do atendimento no restaurante

Manter um restaurante de sucesso pode ser um desafio para muitos empreendedores. Por isso, é importante saber como fazer uma boa gestão eficiente, investindo em estratégias e aspectos do negócio que vão além de um cardápio atrativo. Entre esses fatores, está a qualidade no atendimento ao cliente.

Um bom atendimento impacta diretamente na lucratividade e competitividade do restaurante. Isso porque clientes satisfeitos com sua experiência tendem a retornar mais vezes ao local, gastar mais em suas visitas e ainda indicam o estabelecimento para outros consumidores, gerando marketing boca a boca positivo para o empreendimento.

Pensando nisso, listamos neste artigo as seis principais dicas de como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente do seu restaurante e garantir esses benefícios para o seu negócio. Confira!

1. Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para ter um restaurante de sucesso é garantir uma gestão eficiente. Para isso, é preciso planejamento. Neste sentido, é importante ter uma visão clara de como o negócio deve operar, definindo processos e práticas para garantir um atendimento de qualidade aos clientes.

Com isso, é possível evitar que eles fiquem esperando muito tempo na porta, recebam pratos errados, paguem valores incorretos, sejam mal atendidos e saiam frustrados com a experiência no estabelecimento.

Para fazer um planejamento adequado, é necessário avaliar o mercado, o perfil do público atendido e o histórico de indicadores de resultados do restaurante, determinando quais ações e atividades devem ser feitas para resultar em mais qualidade e satisfação para os clientes.

2. Ofereça treinamento aos atendentes

A experiência do cliente no restaurante é totalmente impactada pela forma como eles são atendidos pelos funcionários do local. Por esse motivo, é importante investir em treinamentos que preparam esses profissionais, garantindo que eles saibam informações, como:

  • visão, missão e valores do restaurante;
  • perfil do consumidor do local;
  • processo ideal de atendimento, desde a entrada do cliente até o pagamento da conta;
  • itens do cardápio, promoções e especiais do dia;
  • dados adicionais para possíveis dúvidas, como quais vinhos acompanham melhor cada prato servido;
  • curiosidades sobre a região do restaurante;
  • como lidar com clientes difíceis;
  • como corrigir erros e problemas.

Com isso, o proprietário garante que os atendentes estejam sempre bem preparados para oferecer o melhor atendimento possível, garantindo a satisfação e, possivelmente, a fidelização dos clientes.

3. Invista em tecnologia

Outra prática que pode ser utilizada para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente é investir em tecnologias que agregam valor em sua experiência de consumo. Para restaurantes e serviços de alimentação, as mais comuns, são:

  • cardápio eletrônico — permite que o cliente consulte e faça pedidos pela internet, sem a necessidade do contato com um atendente ou a presença no estabelecimento, podendo apenas retirar sua compra;
  • sistema delivery — oferece o serviço de solicitação de entrega dos pedidos no local de escolha do cliente;
  • sistema para ponto de venda — oferece funcionalidades para otimizar a gestão do negócio, bem como o processo de pedido e pagamento no restaurante, tornando o processo automatizado e eficiente.

Adotar essas soluções permite que o restaurante atenda melhor o público que busca por serviços modernos e inovadores, bem como pela comodidade de fazer seus pedidos sem ajuda e recebê-los em diferentes localidades.

4. Use a internet de forma eficiente

Não é possível deixar de notar a importância da internet para o sucesso de restaurantes. Até mesmo para aqueles que não oferecem serviço de entrega, ter uma presença online ajuda a aumentar o alcance do estabelecimento, permitindo que clientes encontrem e conheçam o local antes mesmo de se deslocar até ele.

Por esse motivo, é importante criar uma estratégia online eficiente, usando esse meio para divulgar o estabelecimento, oferecer serviço de entrega e, principalmente, se relacionar com o público — respondendo perguntas, enviando promoções e informações que incentivem uma venda.

O ideal é que tanto os canais online — como site, aplicativo, e-mail e redes sociais — quanto os tradicionais — ponto físico e telefone — funcionem de forma consistente, sendo geridos por profissionais bem treinados. Dessa forma, se um cliente fizer a mesma pergunta em canais diferentes, a resposta é sempre a mesma e não gera frustração.

5. Foque em personalização

Todo cliente adora quando sente que uma empresa criou algo direcionado para seus desejos e preferências. A personalização do atendimento ou comunicação tem o potencial de tornar experiências únicas e superar expectativas.

Por esse motivo, ela pode ser usada para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente do restaurante. Para isso, é possível criar um perfil com informações dos clientes — como aniversário, time de futebol, status de relacionamento etc — e usar esses dados para enviar mensagens personalizadas.

Um exemplo muito utilizado é oferecer um brinde ou cupom de desconto para aniversariantes. Muitos restaurantes não criam um banco de dados e apenas oferecem sobremesas gratuitas para esses clientes, porém eles precisam se deslocar até o local, sem o incentivo do convite por um canal de comunicação.

6. Fique atento às reclamações

Por fim, é importante se atentar às reclamações e feedbacks oferecidos pelos consumidores — e se possível, é indicado incentivar a prática. Isso porque essas informações ajudam o proprietário a tomar decisões que impactam diretamente na qualidade do atendimento, satisfação dos clientes e outros indicadores importantes para o sucesso do negócio.

Neste sentido, é importante que os funcionários sejam preparados para receber feedback e até mesmo solicitá-lo durante a finalização do atendimento. Algumas formas de fazer isso sutilmente é colocando uma caixa de sugestões próximo a saída, um campo de observações na conta e canais de contato online para o mesmo propósito.

Além disso, se as reclamações forem justas e representarem algo que possa prejudicar a experiência do cliente, fazendo com que ele não volte mais ao local, é indicado ter uma estratégia de recompensa, mostrando que o estabelecimento valoriza o cliente — algumas práticas são não cobrar por algo e dar cupom de desconto para a próxima visita.

Essas são as principais práticas que podem ser adotadas por restaurantes para oferecer uma experiência de qualidade aos seus clientes. Vale ressaltar que o atendimento deve ser um investimento constante para que a qualidade seja sempre dentro ou acima do esperado.

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