O controle sob o consumo de produtos dentro da loja é uma frequente dúvida para os lojistas iniciantes no ramo alimentício e principalmente para novos donos de bares e restaurantes. Ter o controle de todos os produtos consumidos dentro do estabelecimento é muito importante para a empresa e é indispensável para se evitar prejuízos.
Nas padarias e lanchonetes onde o consumo interno é permitido, seja com pagamento prévio a partir do registro do pedido ou a partir de uma anotação em uma comanda entregue, o controle é feito a partir da intermediação de um atendente para com o cliente. Quando o procedimento no uso de comandas se dá desta forma o cliente se dirige em posse da comanda para o caixa e realiza o pagamento.
Em bares e restaurantes em geral, assim como em casas noturnas e casas de shows é muito comum uma estrutura em área reservada para o consumo dos clientes.
Nestes locais o controle do consumo também se dá a partir de comandas, mas ultimamente eles vêm apostando em diferentes alternativas para isso, a fim de aumentar a praticidade do processo de registro de pedidos e desta forma proporcionar uma experiência nova para o cliente. Por exemplo: os totens de autoatendimento, as comandas eletrônicas, comandas pré-pagas, e aplicativos mobile.
Melhor controle para a empresa e maior liberdade de consumo para o cliente
Além das comandas em papel, uma das alternativas interessantes tem sido a comanda eletrônica pré-paga, muito utilizada por casas noturnas e cervejarias que incentivam o autoatendimento. A comanda eletrônica possui um sistema relativamente simples de funcionamento:
• As comandas eletrônicas comuns registram o consumo conforme ele vai acontecendo, desta forma antes do seu cliente deixar o estabelecimento, ele passa por um agente verificador que checa todo o consumo naquele período em que o cliente esteve sob a posse da comanda, o pagamento é realizado e a comanda é devolvida, podendo ser utilizada por várias vezes e por clientes diferentes.
• As comandas eletrônicas pré-pagas são adquiridas pelos clientes no momento em que vão consumir e estas passam a ser do cliente: conforme o saldo de crédito for terminando é necessário realizar nova recarga de saldo para continuar o consumo.
A tecnologia proporcionando conforto, segurança e agilidade
As perceptíveis vantagens são a praticidade, a agilidade, e a notável sustentabilidade advinda com aplicação destas tecnologias, pois o gasto com comandas em papel se torna dispensável.
A opção por métodos sofisticados e eletrônicos certamente diminui o custo com mão de obra, pois uma vez que se instalam postos de autoatendimento dentro do estabelecimento, o cliente escolhe os produtos que deseja consumir ou o valor total que está disposto a pagar, efetua o pagamento e esta máquina emite um voucher que equivale ao crédito que o cliente possui em consumo, bastando a ele se dirigir ao balcão para retirar seu pedido.
Estes métodos de atendimento e pagamento além de práticos e fáceis configuram uma forma tecnológica, segura, confortável e ágil do cliente se relacionar com o estabelecimento.
O processo de adaptação às novas opções de controle de consumo
Toda mudança demanda um processo de adaptação, e a adesão a estes tipos de tecnologias sempre resultam reflexos positivos e negativos.
Resultados positivos:
• O cliente experimenta o consumo no estabelecimento de uma maneira diferente e desta forma se sente com maior liberdade e autonomia;
• O uso de comandas eletrônicas pré-pagas diminuem filas, pois existe a opção de recarga pelo celular e em alguns locais o próprio cliente se serve (cervejarias, por exemplo);
• O custo com a folha de pagamento diminui consideravelmente, pois uma vez que se adota uma dessas tecnologias, torna-se desnecessário o processo burocrático de atendimento se passando por às vezes duas ou até três pessoas (isto também depende da proposta de atendimento do local).
Resultados negativos:
• Como existem pessoas que priorizam o serviço e o atendimento personalizado, este perfil de cliente pode acabar não comprando a ideia de um local onde o consumo acontece de forma mais independente;
• A redução dos custos com a folha de pagamento e a implementação de um software que controle os pedidos e/ou o consumo dos clientes dentro do estabelecimento, certamente aumenta o número de mão-de-obra qualificada em inatividade e a quantidade de desempregados, ao passo que demanda experiência ou qualificação (cursos) dos funcionários que irão utilizar o sistema.
Os sistemas de controle de consumo
Aos lojistas que desejam apresentar essa proposta de consumo para os seus clientes é necessário estudar o mercado de softwares para este fim e implementar aquele que melhor atender o perfil do ambiente e o perfil dos seus clientes.
Além de ser prático, simples, seguro e fácil de usar, é importante que o sistema permita uma gestão do que os clientes querem, qual dos produtos oferecidos apresenta o maior percentual de pedidos, quanto tempo meus clientes tem esperado até começarem a consumir o produto solicitado, entre outras informações indispensáveis para se mensurar os KPIs e descobrir se o novo sistema de controle de consumo tem feito uma diferença positiva.
Recebendo feedback do cliente
A satisfação do seu cliente com certeza irá chamar a atenção para o local e isto trará novos clientes. O boca a boca que hoje massivamente acontece através das mídias e redes sociais atraem novos clientes e é indispensável estar inserido nos meios digitais.
Manter um canal ou vários canais por onde seus clientes sejam capazes de expressar a experiência deles no seu estabelecimento é muito importante, pois dessa forma é possível identificar os pontos fortes, os pontos fracos e o que for possível melhorar.
Se os seus concorrentes oferecem preço competitivo e qualidade, o seu diferencial será vender ao seu cliente a proposta de um ambiente seguro, com toda a comodidade, liberdade e agilidade de um consumo que o sistema de comandas possa proporcionar.
Seja pelo tablet ou pelo smartphone, os sistemas mobile para o controle de consumo a partir de comandas são o resultado de uma inovação tecnológica para a solução de problemas que tem dado muito certo, e com grande potencial para melhorias.