Ter uma loja pequena não necessariamente possui apenas desvantagens, no entanto, é um grande desafio para os lojistas do varejo organizar todos os produtos de mostruário e estoque de forma a aproveitar toda estrutura de sua loja da melhor forma possível.
Otimizar o espaço de uma loja física de forma que possa garantir uma boa experiência de compra para os seus clientes e influenciar positivamente no fluxo de vendas demanda certo emprego de alguns recursos, como tempo de estudo e algumas vezes contratar serviços de consultoria, mas são investimentos importantes que podem fazer diferença estratégica e competitiva no mercado varejista.
Os benefícios colhidos de uma boa organização vão além de uma melhora nas vendas, e certamente para que tudo possa correr como o esperado um sistema de controle e gestão de estoque agirá como um facilitador neste processo.
Como dispor os produtos na loja de forma organizada
Ainda que se pareça uma atividade relativamente simples, organizar uma loja e seus produtos não é uma tarefa fácil, principalmente se a loja se compromete a seguir um conceito diferenciado e propor um layout de organização que satisfaça o ideal para o lojista, seus clientes, e seus funcionários.
Dispor os produtos na loja de forma organizada, seja na vitrine ou no estoque melhora o fluxo das pessoas no interior da loja: a organização do estoque e demais áreas de acesso de funcionários pode refletir uma maior agilidade no atendimento e produtividade dos colaboradores, por exemplo, ao passo que uma boa organização pode auxiliar os clientes a visualizarem melhor o produto que realmente procuram.
Para isso, a organização do depósito e estoque de produtos, assim como a setorização dos produtos no interior da loja são ótimas alternativas:
- A organização do estoque é útil para tornar possível um bom controle de reposição de produtos, manter a variedade no depósito, e facilitar o manejo dos materiais por parte dos funcionários. Manter o estoque físico limpo e organizado também auxilia a otimização das atividades da loja.
- A setorização de produtos separa e organiza os produtos por categoria. A setorização de ambientes da loja não só auxilia o cliente no momento de escolha e compra do produto, como o ajuda a reconhecer todos os ambientes, onde pagar, onde descansar, onde é permitido ir e onde o acesso é restrito a pessoas autorizadas.
Como otimizar o espaço da loja para exposição dos produtos
Quando se otimiza um espaço pequeno é possível usufruir devidamente de cada centímetro do ambiente de modo a aproveitar seu melhor custo-benefício.
Ter uma loja pequena torna mais simples o controle, o monitoramento de atividades dentro da loja, a vigilância, a limpeza, e a climatização do ambiente.
Para otimizar o espaço interno de uma loja pequena existem umas dicas que são imprescindíveis se aplicadas corretamente:
- Iluminação: uma boa iluminação que destaque os produtos e ilumine o ambiente de forma que complemente a experiência de compra do cliente pode contribuir visualmente para a loja.
- Móveis planejados: investir em móveis planejados pode ser uma alternativa cara, mas certamente funcional, por aproveitar da melhor forma uma área com um item importante que ocupe o espaço necessário.
- Espelhos: os espelhos e objetos translúcidos dão a sensação de amplitude ao ambiente, e quando combinados a um ambiente com cores claras e boa iluminação este efeito é ainda mais perceptivo.
- Portas de correr: as portas de correr são muito úteis em espaços pequenos por não interferirem no movimento interno do local.
- Caixas organizadoras: as caixas organizadoras identificadas nos armários e estantes auxiliam na organização mais eficaz e efetiva. Quando as coisas possuem seus próprios lugares torna-se mais fácil a procura e a reposição.
A organização da vitrine com produtos no mostruário e a organização do estoque
Além das campanhas promocionais e propagandas, a organização dos produtos na vitrine também chama atenção para a loja. E para atrair uma atenção positiva dos clientes, preocupe-se em dispor os produtos na loja de forma que o cliente se sinta a vontade para experimentar, provar ou comprar, também é importante que um vendedor ou atendente possa estar disponível para caso o cliente tenha alguma dúvida.
Ambientar os itens também vem sendo uma aposta das grandes lojas. Com esta opção de organização dos produtos é possível que cliente se imagine utilizando os artigos. Por exemplo, em lojas que vendem produtos de cama, mesa e banho, eles ambientam as linhas de produtos expondo, por exemplo, uma cama arrumada, uma mesa de jantar posta, toalhas e roupões em um espaço que simule um banheiro.
Já no estoque, para que este tenha uma organização eficaz também é necessário o uso de um sistema de gestão e controle de estoque, capaz de fornecer informações como volume de saídas, volume de compras para reposição, compra de novos produtos, saídas dos novos produtos, etc.
É importante que este local seja limpo, organizado, e que cada item esteja na prateleira devidamente identificado, pois isso facilita a vida de seus colaboradores quando precisam buscar algo ou repor algum item.
A importância da gestão do estoque
Combinar a organização da loja a um bom sistema de controle de estoque expõe indicadores importantes para tomada de decisão: o que comprar? Quando comprar? Qual o mínimo de estoque do produto x? Qual o máximo de estoque do produto y? Qual o volume de estoque do produto z e qual a frequência de sua saída? Existe algum período do ano que é necessário comprar um volume maior de produtos para atender a demanda?
Estas e tantas outras questões detêm respostas imprescindíveis para se medir os reflexos da organização da loja. E tudo isso impacta a atividade da loja e seus resultados.
Utilizar bem o espaço, ainda que pequeno, garante que os clientes se sintam bem enquanto estão comprando, que os funcionários possam trabalhar de forma mais organizada e produtiva e que visualmente seus produtos fiquem mais atrativos.
Combinar a otimização do espaço e a organização dos produtos a um sistema de gestão de estoque mantém as quantidades suficientes em exposição e estoque, a qualidade de uma comunicação visual eficiente, e com isso contribui para o volume de vendas e a não acumulação de produtos.