Vendas

Loja de artigos para festas: promoções para atrair clientes na Black Friday

Há poucos dias antes da Black Friday, os lojistas revisam nos mínimos detalhes todos os preparativos para melhor atender os clientes e suas necessidades neste fim de ano.

E com a perspectiva de melhoria nas vendas se comparado ao mesmo período do ano passado, as expectativas só aumentam para a assertividade nos tipos de promoções para atrair clientes.

Uma vitrine encantadora, os preços justos e as promoções atraem, e certamente, chamam a atenção dos clientes, e quando combinados a variadas formas facilitadoras de pagamento e um bom atendimento é possível garantir a
satisfação do cliente e o seu retorno à loja.

Como se preparar para as festividades e datas comemorativas

Geralmente a procura por produtos vendidos em lojas de artigos para festa aumenta em datas comemorativas como durante o Carnaval, na Festa Junina, período de Páscoa, Natal e Ano Novo, e festividades como aniversários, reuniões de família e amigos, formaturas, casamentos.

Por conta disso, além de sempre manter-se organizado e preparado para o volume dessas demandas, o lojista precisa se preocupar em como atrair estes consumidores, atender suas necessidades e fidelizá-los.

Quando o lojista se preocupa em combinar tudo isso a um bom sistema de gestão e frente de caixa, as chances da efetividade e eficácia dessas práticas só aumentam.

E é importante que se busque no mercado um sistema que melhor for atender a toda estrutura e demanda da loja, e quando possível, que este sistema também possa atender as particularidades do seu ramo de atuação.

Manter a loja organizada, um bom nível de estoque, e uma equipe bem treinada e engajada em prestar um bom atendimento são itens triviais em uma preparação para qualquer que seja a época do ano, e para as lojas de artigos de festas não pode ser diferente.

Manter o controle do estoque é importante

Como alguns artigos para festas são sazonais, como por exemplo as guirlandas de Natal, os colares havaianos no Carnaval, e as máscaras de Halloween em Outubro, se faz necessário uma atenção especial quanto ao estoque e a negociação com os fornecedores.

Isto porque o bom nível de estoque garante o atendimento da demanda; e uma boa negociação no momento da compra garante uma melhor margem na venda desses itens, ainda que a loja esteja em momento de promoção.

Manter um canal de SAC, investir em treinamentos específicos, em um bom sistema de gerenciamento e controle, e em táticas inovadoras de prestação de serviço combinadas a venda de produtos, pode ser o diferencial da sua empresa que trará retornos interessantes.

Todos os clientes buscam preço e qualidade sem economizar nas pesquisas, ao passo em que seus concorrentes mantêm os preços competitivos. Por isso é constante o desafio de entregar algo diferente e agregar valor à experiência de compra que o consumidor poderá ter em sua loja.

Como formular os tipos de promoções para atrair clientes

Manter preços competitivos durante a Black Friday pode ser possível se o lojista dedicar todo tempo necessário de preparação para buscar metodologias de negociação com fornecedores e formular estratégias para aplicar essas técnicas de modo que sejam bem sucedidas.

Mas quanto às promoções, o passo mais importante é estudar o mercado e perceber qual é o costume de consumo das pessoas: as preferências, as expectativas, seus interesses, seus motivos, e o que as atraem.

Na Black Friday, os tipos de promoções para atrair clientes são as que demonstram toda a vantagem que o consumo pode proporcionar, como por exemplo as melhores e mais fáceis condições de pagamento, descontos progressivos, frete grátis, brindes.

Sem descartar toda a confiança dos clientes possível de se conquistar se o lojista praticar promoções honestas combinadas a preços justos: todo consumidor que dá valor ao seu dinheiro e se dedica financeiramente para aproveitar as vantagens da Black Friday pesquisa o histórico de preços do produto ou dos produtos que possui interesse em adquirir.

Portanto, se torna imprescindível que os preços e as promoções sejam verdadeiros, pois dessa forma os clientes confiarão na loja, no serviço oferecido por ela e darão preferência e valor para o consumo de produtos dessa loja que proporciona garantia, segurança, variedade e qualidade.

Dicas de promoções para atrair clientes na Black Friday

Para a sua Black Friday deste ano ser um sucesso, garanta ter o estoque suficiente para atender as suas expectativas de venda: para isso, além de controlar o estoque para se manter o necessário que suprirá toda a demanda do período, organize o estoque de modo que apenas os itens negociados pelo menor preço de compra com os fornecedores sejam os primeiros a serem comercializados, pois isso irá assegurar a melhor margem de lucro possível sobre os produtos revendidos.

A baixa dos preços, o alto fluxo de clientes, a qualidade dos produtos, dos serviços e do atendimento são fatores que, quando combinados, podem colaborar para que seus clientes da Black Friday voltem a comprar outras vezes.
Dicas de promoções para a Black Friday:

• As compras no cartão-fidelidade durante a Black Friday garantem até 5% de cashblack para a próxima compra! Consulte as condições.

Um bom trocadilho acompanhado de desconto em compras futuras é um bom gatilho para atrair clientes, e nesse exemplo a proposta é garantir até 5% do total da compra anterior como desconto para a próxima compra para aqueles clientes que tiverem cadastro ativo de fidelidade na loja.

• Garanta suas compras de artigos de festas neste fim de ano! Para compras a partir de R$ 50,00 preencha o cupom para concorrer a um vale-compras de R$ 500,00 válidos até o dia 31/12/2019.

Promoções que demonstram como o dinheiro do cliente pode valer ainda mais incitam o consumo. Seguindo este exemplo de dica para promoção, se o cliente efetuar uma compra de R$ 100,00, ele recebe dois cupons para preencher e concorrer a um vale-compras de R$ 500,00.

• Em compras a partir de R$ 150,00 ganhe até 70% de desconto na compra de qualquer outro item em toda loja.
Desconto em toda loja todo cliente quer, mas essa promoção também traz certa vantagem ao lojista, pois estabelecendo um mínimo de compra para a concessão de desconto explicitando o ganha-ganha. É importante destacar que as condições também indicam que os descontos são progressivos conforme o valor dos produtos comprados pelo cliente.

• Na compra de dois itens de decoração, o segundo sai por apenas 50% do valor! Oferta válida para os produtos identificados. Confira os produtos participantes da promoção.

Neste exemplo, a dica de promoção é conceder um desconto sobre o valor do segundo. Ainda que no exemplo haja algumas condições o mais importante em uma promoção como essa é que o cliente perceba a vantagem em comprar conjuntos de artigos de decoração ou produtos complementares.

Explorar as vantagens da Black Friday pode surtir efeitos positivos

Com todo o entusiasmo dos clientes para realizar suas compras de fim de ano, usar os benefícios da Black Friday para atraí-los e os fidelizar pode surtir efeitos positivos nas vendas de Novembro e também nos futuros faturamentos mensais.

Isso porque algumas promoções como as citadas anteriormente concedem vantagens para as próximas compras tomando como base o consumo de produtos pelo cliente na Black Friday.

Quando se estimula o consumo a partir do uso de um cartão-fidelidade, por exemplo, a loja ganha um cliente fiel que provavelmente retornará a loja para comprar e aproveitar as vantagens acumuladas no cartão.

Uma outra opção é conceder um crédito para o cliente efetuar suas compras a partir de um carnê, por exemplo: ainda que com juros baixos, o cliente percebe que de certa forma a loja confia nele e deste modo ele consegue adquirir o que deseja através de uma condição diferente de pagamento.

Os desafios de fidelizar clientes e atingir as metas de vendas

Um dos grandes objetivos da Black Friday, além de atrair consumidores, é fidelizar clientes. No entanto, conquistar espaço de destaque em meio a tantas propagandas e promoções da concorrência torna essa missão ainda mais difícil.

Mas um sistema de gestão e frente de caixa pode auxiliar nesta tarefa programando funções que contribuam para as promoções especiais em datas comemorativas, por exemplo: um sistema que identifique, após a leitura do código de barras do produto, se o item está em promoção a partir da data da vigência promocional até a sua validade, e automaticamente destaque o desconto deste item no cupom fiscal a ser impresso.

Desafiador mesmo é estruturar estratégias de vendas com alta conversão em compras. Como cada cliente possui um perfil diferente, nem sempre é bom manter um vendedor para cada cliente que entra na loja.

Alguns preferem efetuar a compra de forma mais independente analisando a variedade disposta nas prateleiras da loja, as marcas e os preços, já outros preferem alguém os auxiliando no momento da compra e se possível se disponibilizando para descrever e demonstrar o produto, às vezes permitir ao cliente que ele o experimente também.

Para essa época de fim de ano pode ser interessante investir na diversidade da equipe de vendas e realizar contratações de mão-de-obra temporária, mantendo dessa maneira apenas o contingente necessário por um período determinado para atender o aumento de fluxo de clientes na loja.

Utilizando um sistema de gestão para entregar qualidade e segurança

Ter uma rede segura para garantir a confidencialidade das informações gerais da empresa e manter o funcionamento do sistema de gestão para o controle de dados e as atividades da loja é muito importante.

A contribuição da melhoria contínua através da tecnologia é notável a partir da análise dos relatórios do sistema, como o volume de vendas, o nível do estoque, o valor em caixa, a auditoria dos produtos, as contas a pagar, as contas a receber, o inventário, o balancete, os produtos com o maior volume de saída, etc.

E toda essa gama de informações facilita no processo de tomada de decisão quanto à necessidade de novas contratações, corte de gastos e/ou novos investimentos imediatos.

Um bom sistema de gestão também monitora e demonstra os valores de venda praticados em épocas de promoção assim como a tabela de preços dos produtos. Tudo isso para identificar a margem de lucro de cada produto, o número de vendas e seu impacto no faturamento.

Para que o dinheiro empregado no sistema valha a pena é necessário conhecer seus recursos e combinar as da forma mais assertiva possível para garantir um retorno positivo em tempo hábil.

Lojista, encontre seu diferencial e se destaque

Contudo, toda essa organização e planejamento de dias ou até meses antes da Black Friday move todo o corpo efetivo da empresa desde a alta administração aos cargos operacionais.

A dinâmica de fim de ano é diferente e se remodela a cada ano. Com a expectativa de reaquecimento da economia, os donos de lojas de artigos de festa, assim como os dos demais ramos do varejo, investem em inovação tangível que agregue valor aos produtos, diferente das comuns vitrines e prateleiras.

Impressionar o cliente de todas as formas possíveis para cativá-lo não só o fará retornar como trará novos clientes para sua loja. Agradar o cliente hoje está atrelado a vender um produto de qualidade e prestar um serviço personalizado.

Deste modo o cliente se sente especial, sai satisfeito, retorna a loja com uma expectativa positiva e fica a vontade para dar opinião sobre a loja e seus produtos.

Se preocupar em ser multicanal para estar onde seus clientes estão e sempre pesquisar novos tipos de promoções para atrair clientes é uma atitude que pode fazer com que sua loja seja percebida de modo diferente no mercado.

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