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Como aumentar as vendas de uma loja de doces

Doces são produtos muito desejados por diferentes públicos, mas apesar disso, manter uma loja de doces rentável o ano todo é um desafio. Neste artigo, saiba como aumentar as vendas de uma loja de doces.

Muitas pessoas acham difícil dizer não aos doces e parece que todo mundo tem um doce favorito, não importa quão exigente seja o seu paladar. Esse é um tipo de alimento que sempre encontra um espacinho no carrinho ou cestas de compras, nos armários e nas bolsas das pessoas.

Portanto, alguns podem pensar que o mercado de doces é seguro e estável, sendo assim uma ótima área para investir. De fato, é uma área promissora, mas para ter sucesso é preciso planejamento, esforço e dedicação.

Uma loja atraente, bem decorada e iluminada, convidativa e aconchegante, funcionários prestativos, um estoque organizado e estratégias de venda eficazes são alguns dos fatores essenciais para alavancar os resultados de uma loja de doces.

Melhore as embalagens

Invista em embalagens temáticas e não se esqueça dos detalhes. Caixas colecionáveis em épocas festivas, plásticos dourados ou prateados para doces gourmet e embalagens bonitas que permitam ver os doces chamam a atenção dos clientes e despertam seu interesse.

Como aumentar as melhorando as embalagens? Quando uma pessoa ainda não conhece certo doce, ela pode apenas comprar os seus preferidos e não experimentar novos sabores. Mas se o alimento for embalado e apresentado com o objetivo de chamar sua atenção, ele pode começar a fazer parte de suas compras rotineiras.

Para a publicidade e propaganda, existem muitas informações importantes a respeito das cores e de como elas afetam o consumidor, sendo isso amplamente utilizado no planejamento e confecção dos mais variados tipos de embalagens. O empreendedor não deve ignorar esses conceitos ao buscar maneiras de melhorar as embalagens dos produtos vendidos em sua loja.

Aproveite as datas comemorativas

Prepare combos e pacotes antes de ocasiões especiais e celebrações tradicionais para conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades de venda que surgem nesses períodos.

Além disso, aposte em decoração e publicidade para mostrar ao público que seu negócio está sempre oferecendo condições especiais e tem justamente o doce que eles precisam.

Como aumentar as vendas por promover eventos especiais? Por exemplo, escolha uma data na qual as pessoas normalmente gostam de presentear outros e então faça um sorteio ou concurso valendo combos ou cupons de desconto válidos por um curto período de tempo.

Leve em consideração o potencial de ocasiões como casamentos e contate empresas do ramo como buffets, fotógrafos, floristas, fornecedores e salões de festa para oferecer seus produtos, trocar divulgação e encontrar oportunidades de parceria.

Outras celebrações comuns incluem formaturas, jantares, eventos profissionais e festas de despedida. Entenda a demanda e busque maneiras criativas de atendê-la com soluções personalizadas, deixando sua marca e chamando atenção para o seu negócio.

Estimule o consumo de doces variados

Há uma razão pela qual doces e chicletes geralmente são expostos próximos às filas e ao caixa no supermercado – essa é uma maneira comprovada de explorar o desejo do consumidor (e das crianças) e assim fazer com que mais pessoas comprem doces que elas nem planejavam adquirir.

Como aumentar as vendas por alterar a localização dos doces? Numa loja de doces propriamente dita, essa estratégia pode ser aplicada para promover doces não tão populares ou mais baratos, deixando-os em evidência em uma área para a qual os clientes certamente vão olhar, talvez tentando saber se esqueceram de comprar algo ou buscando um último item para completar sua cesta de compras.

Dessa forma, até os doces mais simples podem contribuir para seu lucro, promovendo o giro de estoque e evitando o desperdício de dinheiro pelo descarte de produtos fora da validade ou com embalagem danificada por terem ficado esquecidos na prateleira.

Diversifique a oferta

Doces e pacotes vêm em diferentes tamanhos e preços. A oferta de itens nos tamanhos pequeno, médio e grande pode promover um aumento nas vendas pois dessa forma será possível atender tanto ao cliente que apenas deseja experimentar um doce novo quanto ao que precisa comprar uma grande quantidade de doce.

Como aumentar as vendas por diversificar a oferta? Vender vários tipos de doce por preços baixos estimula os clientes a diversificar seu carrinho e, dessa forma, sempre querer comprar mais e mais. No entanto, também pode valer a pena oferecer grandes quantidades em uma embalagem só.

Para determinar a melhor maneira de comercializar um produto, é preciso estudar o mercado e a demanda, buscando um modo de atender às necessidades dos clientes e conquistar uma boa margem de lucro. O empreendedor também não deve se esquecer de criar promoções e descontos para aumentar as vendas de produtos específicos.

Ofereça atendimento de qualidade

Mesmo que o empreendedor trabalhe sozinho ou com apenas um funcionário, todos precisam manter a cordialidade e simpatia ao atender os clientes, tirar dúvidas e cumprir suas diferentes funções dentro da loja.

Muitas vezes as pessoas nem mesmo podem estar interessadas em comprar doces, mas a atitude do colaborador pode ser tão convidativa que elas se sentirão à vontade para entrar na loja e dar atenção quando forem informadas a respeito das promoções e descontos disponíveis.

Como doces não são uma necessidade, o empreendedor não deve contar com a regularidade dos clientes para garantir seu lucro. Em vez disso, a prestação de um serviço satisfatório ao cliente, preços favoráveis e um atendimento rápido podem incentivar os clientes a voltar com frequência e recomendar a loja a outros.

Impulsione as vendas

Ofereça descontos especiais fora de datas comemorativas para manter os clientes interessados por seu negócio. Por exemplo, se observar um padrão de baixas vendas de doces durante certo mês ou período do ano, ofereça descontos “leve dois, pague um” ou descontos gradativos para incentivar os clientes a continuar indo até a loja o ano todo em busca de produtos de qualidade em promoção.

Caso sua loja foque apenas em aproveitar eventos e feriados para vender mais, os clientes podem achar que só vale a pena comprar com você nessas datas ou ocasiões específicas, então não haverá movimento constante, mas sazonal. Essa é uma maneira de trabalhar, mas caso o empreendedor tenha outros planos é preciso continuar buscando soluções o ano todo.

Apesar de estarmos falando bastante de promoções e descontos neste artigo, é preciso compreender o volume de vendas, o caixa, os lucros e despesas da loja antes de simplesmente providenciar estratégias uma após a outra. Todas as ações implementadas precisam ser analisadas de modo a beneficiar tanto os clientes quanto o negócio, mas sem comprometer a parte financeira.

Promova a distribuição de amostras

Escolha um dia por semana ou por mês e distribua amostras para os clientes. Isso pode ajudar a atrair clientes para a loja e aumentar as vendas dos doces cujas amostras foram distribuídas.

Certamente, esse tipo de ação atrairá curiosos e os resultados podem acabar não sendo como o esperado. Mas o sucesso pode ser impulsionado por um bom atendimento e esforço por parte do empreendedor ou colaborador em apresentar outros doces nos quais os clientes se interessem, outras formas nas quais a loja pode estar presente (como fornecedora para eventos ou celebrações, por exemplo) e também em tentar conhecer e fidelizar o máximo de consumidores possível.

Como aumentar as vendas por meio da distribuição de amostras? Essa também é uma oportunidade de fazer com que os interessados preencham pequenos formulários ou respondam a algumas perguntas para que sejam oferecidas soluções interessantes para cada um. Dessa forma, os consumidores ganham doces gratuitos e a loja ganha informações valiosas.

Ofereça complementos aos doces

Considere adicionar outros alimentos que combinem com seus doces e possam atrair seu público, como sorvetes, salgados ​​ou bebidas quentes. Muitas vezes os doces podem não matar a fome de alguém, mas um delicioso lanche pode cair muito bem em diferentes momentos do dia.

Mas antes de investir nesse tipo de coisa, é preciso analisar o entorno e a concorrência, pois provavelmente devem existir várias lanchonetes perto da sua loja e talvez não seja interessante concorrer com elas.

Analise se vale mais a pena vender os mesmos produtos que todo mundo ou trazer novidades, se alguém próximo a você pode produzir os alimentos ou se terá que terceirizar essa função, se a melhor opção é buscar fornecedores locais ou de outras regiões.

Como um sistema de gestão e frente de caixa pode ajudar uma loja de doces?

Com um software de gestão, é possível acessar de maneira fácil e rápida os dados relativos a diferentes partes do seu negócio como os produtos em estoque, o movimento de caixa e o histórico de compras dos clientes. Além disso, criar as melhores promoções deixa de ser um desafio e passa a ser uma tarefa realizada automaticamente quando se usa um sistema, diminuindo assim o trabalho do empreendedor.

Apesar do trabalho de gerenciar uma loja de doces muitas vezes se concentrar em uma pessoa só, o empreendedor pode contar com o poderoso apoio de um sistema de gestão para chegar a soluções eficientes para problemas que ele talvez não conseguisse diagnosticar.

Assim, enquanto o software lida com um grande volume de dados e realiza funções que tomariam bastante tempo se dependessem de uma pessoa, o empreendedor pode focar em fazer networking, resolver pendências, aprender mais sobre sua área e buscar meios inovadores de chegar mais longe com seu negócio.

Como vimos neste artigo, ter uma loja de doces lucrativa não é um objetivo fácil de ser alcançado. Mas felizmente existem várias dicas e estratégias que um empreendedor pode aplicar para obter melhores resultados, conquistar mais clientes, fechar parcerias, adquirir mais visibilidade e aprender como aumentar as vendas.

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Créditos da imagem:
frankie cordoba

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