Marketing Digital, Vendas

Seu negócio no e-commerce em 2022: como iniciar, o que vender e estratégias

Atualmente ter um e-commerce é uma das melhores formas de ganhar dinheiro. Isso porque a maioria das pessoas também estão na internet.

Na realidade, desde que se mensura os dados, as vendas online cresceram de pouco mais de alguns milhões de reais em 2000 para quase 100 bilhões em 2021.

No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem por onde começar com esse tipo de negócio. Pensando nisso, a RCKY resolveu escrever esse conteúdo.

O que é um e-commerce?

O e-commerce pode ser entendido como um método de vendas de produtos e serviços online, sendo possível utilizar diferentes canais de comercialização.

Empresas podem ter as suas lojas físicas e também atuarem com vendas pela internet.

Geralmente quem atua no e-commerce utiliza uma ou mais das seguintes soluções:

Qual canal de venda escolher?

A escolha do canal de venda ideal para um negócio irá depender bastante do tipo de produtos ou serviços que ele comercializa e a escala da sua operação.

Quem atua no e-commerce como autônomo, por exemplo, pode preferir usar marketplaces, redes sociais ou mesmo fazer vendas diretamente nos apps de mensagem.

Por outro lado, empresas com uma estrutura mais robusta podem preferir optar por lojas virtuais próprias, na criação de um aplicativo e também nos marketplaces.

Tipos de e-commerce

Assim como as empresas tradicionais, o e-commerce também pode ser classificado em diferentes tipos dependendo do público-alvo. São eles:

  • B2B (Business to Business): quando produtos ou serviços são negociados apenas entre empresas;
  • B2C (Business to Consumer): é o tipo mais comum, como varejo, em que as empresas comercializam direto para os seus clientes;
  • C2C (Consumer to Consumer): possibilita consumidores sem estrutura de loja venderem produtos de segunda mão para outros consumidores.

Vale destacar que o e-commerce C2C geralmente é feito por pessoas físicas sem um negócio regularizado, sendo operacionalizado principalmente em marketplaces.

Produtos e serviços para vender online

Em um e-commerce é possível vender qualquer tipo de produto ou serviço. Entretanto, o mercado online propicia a comercialização principalmente de produtos digitais.

Diferente de objetos e itens que compramos para a nossa casa ou para utilizarmos no nosso dia-a-dia, os produtos digitais só funcionam com o uso de tecnologia.

Nesse sentido é muito comum por exemplo vermos pessoas comercializando:

  • Cursos sobre uma variedade de assuntos diferentes;
  • E-books, aulas, assinaturas digitais;
  • Serviços digitais de contabilidade, financeiros, consultorias diversas e etc.

São coisas que não poderiam existir sem a internet e que não poderiam ser vendidas se não fosse o conceito do e-commerce.

A importância de um bom estoque

Caso o empresário queira vender produtos físicos por meio de um e-commerce, neste caso um dos principais pontos que ele precisa se atentar é quanto ao seu estoque.

Diferente de uma loja física que tem um espaço limitado e que, dependendo do tamanho, pode ter uma frequência mensurável de consumidores, uma loja virtual não tem limites.

Qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode entrar em contato com a sua solução de e-commerce, e isso, apesar de ser maravilhoso, também pode criar alguns problemas.

Por exemplo, em épocas do ano, como no final do ano em que os consumidores gastam mais, isso pode colocar uma pressão grande em uma loja virtual.

Por isso, é muito importante ter um estoque muito bem organizado e administrado, com produtos o suficiente para atender a demanda dos consumidores.

Tenha muitos fornecedores

Não se pode deixar de lembrar a importância de ter vários fornecedores a sua disposição, pois só assim é possível garantir um estoque sempre cheio.

Sem contar que com vários fornecedores é possível fazer diferentes negociações para melhorar as condições de uma compra maior.

Estrutura do e-commerce

Para conseguir fazer vendas online com eficiência é fundamental se atentar a alguns detalhes importantes, como por exemplo:

  • Métodos de pagamento;
  • Soluções de envio e frete;
  • Regularização.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Métodos de pagamento

Cada vez mais as pessoas estão se empoderando com diferentes métodos de pagamento. No caso de um e-commerce, nada se vende com dinheiro de papel, por exemplo.

Quanto mais métodos de pagamento um negócio online for capaz de aceitar, mais vendas ele será capaz de fazer. Alguns exemplos:

  • Cartão de crédito e débito, aceitando parcelamento;
  • Transferências por PIX;
  • Boleto;
  • Vale alimentação e refeição;
  • Usando as ferramentas de redes sociais ou apps de mensagem.

Soluções de envio e frete

Também não se pode deixar de lado a estrutura de envio das compras. No caso de produtos digitais, é possível entregá-los automaticamente após a confirmação da compra.

Por outro lado, compras de objetos físicos precisam ter uma boa estrutura de entrega, envolvendo uma transportadora responsável, eficiente e rápida.

Isso, por sua vez, envolve custos com frete que precisam ser calculados adequadamente dependendo da distância a ser percorrida pelos produtos do seu e-commerce.

Em alguns casos, dependendo do volume da compra você pode oferecer frete grátis, mas essa opção é mais usual para empresas grandes com maior estrutura.

Regularização

Algo que não pode ser esquecido é a regularização do e-commerce. O fato é que qualquer empresa regularizada vende mais pois consegue passar mais confiança e profissionalismo.

Nesse caso será necessário abrir uma empresa, obter um CNPJ, pagar impostos, oferecer nota fiscal e tudo mais. A melhor forma de fazer isso é consultando uma contabilidade.

Como vender mais com e-commerce em 2022?

Por fim, é importante saber as estratégias para vender mais com e-commerce, ainda mais se a intenção é começar a atuar nele em 2022.

Na realidade, a melhor ferramenta para divulgar um negócio online é o marketing digital. Mas você sabe o que é marketing digital? Veja algumas coisas relacionadas a ele:

  • Tráfego pago direcionando a sua loja ou site;
  • E-mail marketing com uma base de dados genuína;
  • SEO (Search Engine Optimization) feito corretamente.

O fato é que esses métodos de divulgação são propícios para negócios digitais e, diferente do marketing tradicional, eles apresentam resultados rápidos com investimentos menores.

Agora chegamos ao fim do assunto. O que você achou? Aprendeu com essa postagem da RCKY? Então confira o nosso sistema de gestão online que poderá ser muito útil para o seu e-commerce também!

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