Franquias, Vendas

Marketing para franquias: 7 dicas para a sua loja lucrar mais

O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer dono de franquia que queira aumentar a sua lucratividade conseguindo novos franqueados.

Porém, há muita informação hoje em dia que pode acabar confundindo quem esteja querendo se informar.

Por isso, para tornar as coisas mais simples, hoje a RCKY resolveu ajudar os franqueadores com 7 dicas para a sua loja lucrar mais usando o poder do marketing.

O que é marketing para franquias?

Há muitos tipos de marketing hoje em dia, sendo que cada um serve a um propósito. O marketing feito para promover franquias, por sua vez, também tem suas particularidades.

Primeiramente é preciso entender que o perfil de quem quer investir em uma franquia é diferente de quem simplesmente quer comprar um produto ou contratar um serviço.

O marketing para franquias deve focar, então, em empreendedores. E existem também muitos tipos de empreendedores, que se arriscam em diferentes tipos de negócio.

O objetivo do marketing de franquias, por sua vez, é fazer com que um modelo de franquia se torne popular o mais rápido possível, o que pode depender de vários fatores diferentes.

Em primeiro lugar, é importante que o modelo de franquia seja muito bem formatado e tenha se provado lucrativo. Após isso, já é possível investir na publicidade da marca.

Vale ressaltar que o principal meio pelo qual esse tipo de marketing atua é na internet. O fato é que o marketing digital gera muito mais resultados com menos investimento financeiro.

7 dicas de marketing para franquias

Agora que você já sabe um pouco mais do assunto, veja estas 7 dicas que são fundamentais para que a sua estratégia de marketing funcione.

1. Tenha metas e objetivos bem estabelecidos

O marketing para franquias não irá surtir muito efeito se não houver objetivos muito bem estabelecidos e factíveis de serem alcançados dentro de um período de tempo.

Toda estratégia de marketing depende do estabelecimento de objetivos, pois só assim é possível mensurar os resultados e compreender exatamente o que precisa ser feito.

Também é importante não se esquecer das metas, que são o que compõe estes objetivos.

2. Crie uma persona

Como já dissemos, o perfil de quem quer investir em uma franquia não é de um consumidor comum. Trata-se do perfil de um empreendedor, alguém com dinheiro e que pode arriscar.

No entanto, cada franquia tem as suas caraterísticas únicas. Seja o mercado que ela atende, os produtos que ela vende e até mesmo o público-alvo que ela mira.

O marketing para franquias então, deve buscar ir de encontro com empreendedores que estejam procurando um típico específico de franquia, pois isso irá gerar mais conversões.

Esse perfil de cliente é representado por uma persona. A persona (pode ser mais de uma), trata-se da representação do cliente ideal, baseado em dados pessoais e psicológicos.

3. Estabeleça um funil de conteúdo

Um dos modelos mais eficientes de marketing que se aperfeiçoou com a internet, foi o marketing de conteúdo. O que envolve a criação de textos, vídeos e postagens.

A criação desse conteúdo, no entanto, não pode ser feita de qualquer jeito. É fundamental estabelecer um funil que irá guiar as postagens mais gerais para aquelas mais específicas.

Um funil de conteúdo é o que irá “qualificar” as pessoas interessadas na sua franquia. A função é filtrar aqueles que só são curiosos, daqueles com real interesse.

4. Se comunique bem nas redes sociais

O marketing para franquias também depende bastante da interação que a franqueadora tem nas redes sociais. É preciso ter um perfil nas principais redes.

Esses perfis devem ser movimentados com frequência, sempre com novos conteúdos, engajamento e interação com as pessoas. Fale da empresa e das vantagens da franquia.

5. Invista em tráfego pago

Criação de conteúdo, todavia, não é tudo. É necessário também fazer com que esse conteúdo chegue a mais pessoas que, sem um incentivo, não se interessaram.

Para fazer isso existe o “tráfego pago”. Esse tipo de tráfego, que não é “orgânico”, funciona com o uso de ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads. Soluções fundamentais para o marketing para franquias.

A taxa de sucesso e conversão dos anúncios feitos nestas ferramentas irá depender do nível de profundidade que a empresa já possui com o conteúdo criado e veiculado.

6. Colete e analise dados de interessados

Eventualmente as pessoas irão começar a se interessar pela sua franquia, sejam advindas do tráfego gerado por postagens ou de forma paga.

Independente do meio, é muito importante que se colete todos os dados possíveis dessas pessoas. É com estes dados que se aprimora a qualidade das ações de marketing.

7. Entre em contato com quem se interessar

Por fim, é fundamental que sempre que pessoas interessadas forem identificadas, um contato com elas seja feito rapidamente. O marketing para franquias é dinâmico.

Com um bom monitoramento do tráfego é possível identificar aqueles que se aprofundaram no conteúdo e estão procurando se informar para tomar uma decisão.

Esse tipo de público é quente, e só precisa de um incentivo. Por outro lado, existem aqueles que ativamente solicitam um contato direto com a franquia. Esses são prioridade.

O fato é que quanto mais tempo a franquia demorar para se conectar com quem esteja com algum interesse, as chances são dessa pessoa desistir ou procurar outra franquia.

Quanto custa investir em marketing para franquias?

Mas afinal de contas, quanto custa investir em marketing para franquias? Essa é uma pergunta com uma resposta não muito exata, porque na realidade depende muito.

Em primeiro lugar é importante saber quais são os custos da sua franquia e o investimento que o franqueado precisará fazer para começar a trabalhar.

Depois, é importante criar uma boa estratégia para identificar qual é o orçamento disponível. Quanto de dinheiro será investido no marketing é algo que o empresário precisará decidir.

Por outro lado, caso você precise tornar a sua franquia mais eficiente, venha conhecer o Sistema para franquias da RCKY, com todas as soluções e ferramentas para otimizar a operação da sua franquia.

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