Você precisa melhorar as vendas da sua franquia? Sua franquia está perdendo dinheiro? Então, a primeira coisa que você deve fazer é uma gestão de crise.
A realidade é que, mesmo quando administramos uma franquia, que é um negócio já pré-formatado, ainda assim será necessário lidar com situações imprevistas.
Saber como lidar com essas situações, no entanto, não é algo tão claro para muitos empresários. Por sinal, é justamente sobre gestão de crise que a RCKY vai falar hoje.
O que é gestão de crise?
Gestão de crise é a iniciativa que se inicia quando uma situação indesejável e não planejada se instaura em uma organização. Para remediá-la, é preciso juntar esforços.
Quando falamos de uma franquia, ou seja, uma empresa, a gestão de crise só pode ser feita quando todos os setores dessa instituição se juntam de forma coordenada.
A grosso modo, as crises que ocorrem em uma empresa são de natureza financeira. Em muitos casos, trata-se da redução do faturamento. Portanto, bastaria melhorar as vendas.
A grande questão, no entanto, é entender o que deve ser feito para as vendas de produtos ou serviços aumentarem. Isso porque cada empresa e crise tem as suas características.
Como gerenciar uma crise?
Para gerenciar uma crise e melhorar as vendas da sua franquia, existem dois caminhos que podem ser tomados. O primeiro, se trata das medidas preventivas, já e segundo, das medidas reativas.
Medidas preventivas
Como já dissemos, cada empresa e crise tem as suas próprias características, então não existe uma fórmula para combatê-la ou mesmo evitá-la. Mas existem direcionamentos. Veja:
- Mapeie todos os fatores de risco que a franquia pode ter;
- Crie um comitê de crises preparado para lidar com estas situações;
- Defina um espaço específico para atender as demandas de uma crise;
- Tente prever e se preparar para dar esclarecimentos públicos.
Medidas reativas
As medidas reativas, por sua vez, são o último recurso. Isso porque é no momento que uma crise se instala que se torna necessário reagir a ela o mais rápido possível.
Em um cenário como esse, o comitê de crises possui grande responsabilidade. Pois é ele quem deve analisar o problema e definir as estratégias para contornar a situação.
Vale ressaltar que um plano de gestão de crises deve ter sido elaborado com antecedência. Entretanto, com o desenrolar da situação ele pode sofrer alterações e adaptações.
5 dicas para melhorar as vendas e evitar uma crise
Vamos ver agora algumas dicas de práticas que toda franquia deve seguir para evitar ou mesmo sair de uma crise de ordem financeira.
1. Nunca deixe de investir em marketing digital
Em primeiro lugar é importante lembrar sobre a importância do marketing digital para franquias. Não há nada mais eficaz para melhorar as vendas que o marketing.
Existem, todavia, várias formas de se fazer isso. A principal delas é estar presente nas principais redes sociais e investir em uma estratégia de criação de conteúdo.
Esse conteúdo, no entanto, deve sempre ser relevante e ter alguma relação com o que a empresa faz. Além é claro de ser postado de forma regular.
Entretanto, é bom lembrar que algumas marcas de franquias cobram uma taxa dos seus franqueados que é revertida em propaganda para a marca.
2. Observe as diretrizes da sua franqueadora
Franquias são negócios pré-formatados. Isso significa que a franqueadora já possui todo um planejamento a respeito de como a empresa deve ser gerida.
Em outras palavras, antes de qualquer coisa, o franqueador precisa se certificar de que ele está administrando a sua franquia seguindo tudo aquilo que a franqueadora recomenda.
Inclusive, é importante lembrar que a franqueadora fornece treinamentos para os seus franqueados a respeito de todos os aspectos mais importantes da marca.
Não é recomendado tentar fazer algo diferente do que a marca da franquia aconselha fazer. O mais sensato é buscar auxílio com a própria franqueadora.
3. Priorize boas práticas financeiras
Para ser capaz de melhorar as vendas e lidar com uma crise, primeiramente é importante ter uma boa gestão financeira que priorize o corte de gastos e investimentos.
Novamente, isso é algo que vem junto com as diretrizes da marca da franquia. No entanto, por não ser uma imposição, fica a cargo de cada empresário resguardar esse ponto.
Inclusive, pode ser muito interessante ter o auxílio de um sistema para franquias que automatize e torne mais eficiente o fluxo de entradas e saídas da empresa.
Algo que também pode ajudar é estar com a contabilidade da empresa em dia. Isso porque além de demonstrar saúde financeira, também ajuda a empresa a se organizar.
4. Mantenha a qualidade do serviço e do atendimento
Como já dissemos, é muito importante entender exatamente o que leva uma empresa a passar por dificuldades financeiras e entrar em crise. Podem ser muitas razões.
Por outro lado, é um fato que uma empresa que fornece um serviço e um atendimento de qualidade está menos sujeita a passar por problemas com o seu faturamento.
Além disso, se o problema for externo, ou seja, advindo do cenário econômico do país, uma das coisas que pode melhorar as vendas é precisamente a qualidade do serviço.
Franquias, no caso, possuem um padrão de qualidade estabelecido que deve ser cumprido pelo franqueado. Isso por si só já pode garantir uma boa qualidade de atendimento e serviço.
5. Não demore para reagir a uma situação adversa
Por fim, o mais importante de tudo para fazer uma boa gestão de crise e melhorar as vendas: não demore para lidar com uma situação adversa.
Por mais óbvio que isso seja, muitos empresários não veem uma crise logo que ela começa a dar os seus primeiros sinais. Em outros casos, eles subestimam a situação.
Todavia, a partir do momento que um indicativo de crise é identificado, a empresa deve entrar em contenção de danos imediatamente. Não espere a situação se complicar.
Dica bônus: . Conte com um bom sistema de gestão
Por fim, para que a gestão da sua franquia seja feita da melhor forma possível, é fundamental ter o auxílio de um sistema de gestão, como o da RCKY.
O sistema de gestão de estoque da RCKY possui uma série de funcionalidades que podem entregar muitos benefícios aos gestores de empresas. Veja alguns:
- Minimiza os custos com pedidos mal calculados;
- Economiza tempo com registros de entrada e saída;
- É capaz de fazer a manifestação de notas de compras;
- Entre vários outros.
Caso você queira saber mais sobre a nossa solução, entre em contato pelo WhatsApp da RCKY e descubra tudo que nosso sistema pode fazer pela sua franquia.
Boas Venda$ !