Para ter um negócio bem-sucedido é preciso conhecer o comportamento do consumidor. Pois, os consumidores estão se mostrando cada vez mais exigentes.
Engana-se quem pensa que basta ter produtos baratos e ser conhecido que já será o suficiente para ter a atenção das pessoas. Isso é apenas parte da história.
O consumismo das pessoas se tornou cada vez mais consciente e também influenciado por vários outros fatores que antes não existiam. Por sinal, é sobre isso que a RCKY irá falar hoje.
Compreendendo o comportamento do consumidor
Para ser capaz de compreender o comportamento do consumidor é necessário estar atento a forma como ele interage com o mundo ao redor, e também no mundo online.
A verdade é que, após a internet, as pessoas começaram a ter muito mais voz, e são capazes de expressar com muito mais facilidade o que elas pensam sobre as empresas.
As questões sociais, em especial, tem sido um dos principais fatores de influência. Não basta oferecer um bom produto. É necessário também ser uma empresa consciente.
Entretanto, também vale lembrar que as pessoas não são homogêneas. Cada segmento da economia possui um tipo específico de público que precisa ser entendido e atendido.
Isso não muda o fato de que há um direcionamento geral. Por exemplo, anos atrás o delivery de comida, as compras online e a possibilidade de pesquisar qualquer negócio na internet, não existiam.
Essas três coisas, por sua vez, são grandes tendências que guiam o comportamento do consumidor médio. Não saber como se adaptar a elas pode ser um erro fatal.
O consumidor influencia o mundo e vice-versa
Tratar os consumidores como simples números em um relatório é um grande erro. As pessoas são mais complexas do que isso e devem ser vistas de diferentes ângulos.
São justamente essas características únicas dos consumidores, que são cada vez mais relevantes, que faz com que o mundo em si seja alterado.
O que também não significa que o estado do mundo e da sociedade não seja capaz de causar influência sobre as pessoas. Trata-se de uma via de mão dupla.
A recente crise da pandemia pela qual o planeta vem terminando de passar prova que as condições do mundo influenciam os consumidores de forma individual.
No entanto, muitas das situações impostas nesse tempo de dificuldade, apenas foram adiantadas, pois se tratavam de algo que iria acontecer mais cedo ou mais tarde.
Basta ver que antes da pandemia pedir a entrega de produtos já era uma tendência. No entanto, depois do isolamento forçado esse comportamento do consumidor se consolidou.
Com um olhar atento e uma boa análise dos dados é possível traçar muitas outras formas de comportamento que são uma tendência hoje.
As principais tendências para 2022
Vamos ver agora as principais tendências de comportamento do consumidor para 2022 que podem ser verificadas com facilidade.
1. Mídias sociais e influenciadores
Cada vez mais as pessoas gastam o seu tempo nas redes sociais. Além disso, elas fazem uso dessas ferramentas tanto pensando no lazer, como também na intenção de fazer negócios.
Isso é algo que pode ser verificado pelas propagandas pagas que podem ser veiculadas por qualquer pessoa com um pouco de dinheiro. Fazer propaganda nunca foi tão fácil.
Por outro lado, também existem os influenciadores, que são pessoas famosas nas redes que atuam ativamente para influenciar o comportamento do consumidor.
Não por acaso, quando uma grande marca quer vender mais e precisa convencer as pessoas, muitas buscam contratar os influenciadores, pois eles já têm um público cativo que os segue.
Entretanto, é importante notar que influenciadores geralmente têm um nicho. Uma empresa deve sempre buscar influenciadores que tenham a ver com o segmento da empresa.
2. Uso de tecnologia durante o processo de compras
Quando as pessoas decidem fazer compras, seja de forma online ou indo pessoalmente em uma loja, algo que elas desejam é facilidade tecnológica que simplifique o processo.
Cada vez mais o comportamento do consumidor tem se moldado em torno da tecnologia. Isso porque é incontestável que todo o processo melhora em velocidade e segurança.
Nesse sentido, podemos citar alguns tipos de tecnologia que o cliente médio em 2022 espera encontrar ao fazer uma compra:
- Pagamento por aproximação nas máquinas de cartão, PIX ou QR Code;
- Menus ou outras informações por QR Code;
- Poder saber mais sobre a loja ou empresa em um site otimizado;
- Poder pedir um delivery pelo site, redes sociais, marketplaces ou whatsapp.
Outros tipos de soluções também podem vir muito bem a calhar, uma delas são os boots de atendimento, que simplificam muito o primeiro contato.
3. Humanização no atendimento e foco na experiência
Não basta apenas ter bons produtos ou prestar um serviço de qualidade. O comportamento do consumidor mudou, e agora ele pede um atendimento de qualidade e humanizado.
Por isso, quando uma marca mostra que se importa com os seus clientes, ela consegue criar uma conexão muito maior com eles. O que leva tickets médios maiores.
Esse atendimento de qualidade, por sua vez, é apenas uma parte da experiência do cliente. O processo inteiro conta, desde o momento de entrar na loja até o pós-venda.
A realidade é que as pessoas estão mais exigentes. Os clientes já não aceitam o mínimo. Eles querem ser tratados como únicos e especiais.
4. Posicionamento social da marca
Por fim, o comportamento do consumidor evoluiu muito no sentido de ver as empresas como algo que vai além de lugares que vendem produtos ou serviços.
Empresas possuem responsabilidades sociais e ambientais. Elas devem se responsabilizar e serem responsabilizadas pelo impacto positivo ou negativo que causam na sociedade.
Cada vez mais essa preocupação se torna central. Por sinal, isso fica evidente principalmente quando se observa as diversas métricas criadas para medir o impacto de uma empresa.
As pessoas querem comprar e investir o seu tempo e dinheiro em empresas que se importam com causas sociais.
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