Uma das maiores questões dos empreendedores, ainda mais aqueles de primeira viagem, é sobre como separar a vida profissional da vida pessoal. Não se trata de algo fácil.
Uma das principais razões para os empreendedores terem essa dificuldade, é porque quando se começa um negócio, é preciso muita dedicação, ou seja, muita “hora extra”.
Aqueles que não se planejaram muito bem, portanto, podem acabar pagando um preço alto e se distanciando de amigos e familiares. Mas não precisa ser assim. Veja estas 7 dicas para empreendedores.
1. Faça uma filtragem do que é prioridade
Empreendedores que estão começando um novo empreendimento tendem a crer que tudo que envolve o projeto se trata de uma prioridade que não pode esperar para ser sanada.
Esse pensamento está errado. Mesmo que no começo de um negócio haja muitos problemas, ou muitas questões para serem atendidas, sempre haverá as prioridades.
Para fazer essa filtragem, no entanto, é necessário ter bastante calma. Respire fundo e liste todas as coisas mais importantes que devem ser resolvidas.
Em seguida, crie um cronograma ou uma agenda e faça uso de métodos que lhe ajudarão a resolver a situação. Dessa forma, o empresário consegue resguardar o seu tempo livre.
Vale destacar que é muito importante não ficar levando o trabalho para a vida pessoal. Durante o tempo livre o empresário deve se dedicar ao momento.
2. Trabalhe a sua disciplina e se imponha limites
Filtrar o que é importante é apenas o primeiro dos passos que os empreendedores devem tomar. Mas de nada adianta ter uma lista de tarefas e não ter disciplina.
A verdade é que no começo o empresário se sentirá sempre muito cobrado por si mesmo para conseguir resultados mais rápidos e não deixar as coisas para depois.
O que deve ser entendido é que os problemas nunca deixarão de existir ou de surgirem. Por isso que se impor limites é sempre tão importante. Não se deixe cair na tentação.
A melhor forma de resolver muitas questões diferentes é sempre respeitando o processo delimitado, é para isso que serve a disciplina. No entanto, não será fácil no começo.
3. Altere o seu estilo de vida para encaixar na sua renda
Uma das razões pelas quais os empreendedores não conseguem separar a vida pessoal da vida profissional é por conta de ambas estarem muito intercaladas e desorganizadas.
Primeiramente, quem empreende deve entender que ele só pode viver com o dinheiro que sai da empresa, porém, ele não deve pegar todo o lucro para ele.
Uma parte do dinheiro gerado deve ser reinvestido para melhorar a companhia e torná-la mais eficiente. Caso o empresário pegue mais do que devia, as coisas se complicam.
Não adianta querer ter um alto padrão de vida, cheio de luxos e mordomias, se a renda adquirida não é capaz de dar sustentação a isso. É preciso ter controle financeiro antes.
Por isso, se o dono da empresa quer separar sua vida pessoal da vida profissional, ele não deve permitir que sua vida pessoal atrapalhe ou inviabilize a sua vida pessoal.
4. Invista nos seus relacionamentos
Uma dica prática para todos os empreendedores que estão em apuros não sabendo como separar sua vida pessoal da profissional: invista nos seus relacionamentos pessoais.
De nada irá adiantar dedicar todo o seu tempo à sua empresa ou ao seu empreendimento, se você não tem tempo nenhum para desfrutar os frutos do que você constrói.
Tenha em mente que o seu trabalho deve ser algo que complemente a sua vida, e não algo que a consuma. E ninguém vive só de trabalho, é preciso se relacionar com as pessoas.
Se planeje para que, nos finais de semana, ou em alguns dias no meio da semana, você tenha tempo para estar com a sua família e amigos. Eles precisam de você tanto quanto a sua empresa.
5. Planeje a sua rotina pessoal
Uma das melhores formas para os empreendedores conseguirem manter a vida profissional longe da vida pessoal, é planejando a própria rotina pessoal e a seguindo à risca.
Uma vida pessoal organizada e com responsabilidades, sejam elas com os outros ou consigo mesmo, é uma grande barreira para impedir que o trabalho penetre onde não devia.
Todavia, é importante notar que essa rotina deve ser feita para atender as necessidades do empreendedor, e não para atrapalhar a dedicação que se deve ter a empresa.
6. Busque ajuda profissional
É importante reconhecer que a situação pode não ser tão simples de ser remediada, e pode ser preciso ajuda profissional.
E essa ajuda profissional se refere tanto à vida pessoal, quanto à profissional. No caso da vida pessoal, pode ser interessante buscar auxílio terapêutico e psicológico.
Isso porque a pressão que recai sobre alguém que precisa gerir um negócio é sempre muito grande, e nem sempre ela está apta para resolver a situação sozinha.
Já no caso da vida profissional, uma consultoria pode ajudar o empreendedor a ver quais os reais problemas ou as principais demandas que devem ser atendidas.
Em muitos casos, por estar tão envolvido no dia a dia da empresa, o empresário se torna incapaz de ver aquelas situações que estão bem debaixo dos seus olhos e gerando incômodos.
7. Aprenda a ser uma pessoa flexível
Para concluir, é muito importante se lembrar de que nem sempre as coisas acontecem da forma como nós planejamos, e isso não precisa ser encarado com desespero.
Podemos fazer grandes planos para passarmos o final de semana com a família ou os amigos. No entanto, e se a previsão do tempo errar e chover? E se surgir uma emergência?
Essas coisas acontecem até com alguma frequência. Seja maleável para não se frustrar. Tenha em mente que no começo é difícil separar trabalho de vida pessoal.
A separação entre os dois deve ser vista sempre como uma meta, por mais que ela nunca seja alcançada plenamente, afinal é com consciência que se começa a mudança.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer o blog da RCKY. Estamos sempre postando novos artigos sobre assuntos diversos e úteis para o dia a dia do empreendedor!