Automação e Tecnologia, Vendas

Sistema de frente de caixa em comércios pequenos vale a pena?

Uma dúvida comum de muitos empresários é se um sistema frente de caixa vale a pena. Até porque, todas as grandes empresas possuem um, de maior ou menor complexidade.

A questão é levantada a respeito dos pequenos comércios. Será que é necessário investir nesse tipo de solução? Trata-se de um investimento que vale o dinheiro colocado?

Pensando nisso, hoje a RCKY decidiu escrever um artigo inteiro falando sobre sistemas de frente de caixa para comércios pequenos. Vamos começar?

O que é um sistema frente de caixa?

Para começo de conversa, é necessário explicar exatamente o que define esse tipo de sistema.

Por exemplo, uma frente de caixa pode ser composta de diversos itens. Entre eles:

  • Leitor de código de barras;
  • Impressora de recibos;
  • Terminal de cartão;
  • Caixa registradora;
  • PDV mobile;
  • Dentre outros.

Muitas frentes de caixa também podem ser controladas à distância usando um aplicativo de celular. Esse tipo de ferramenta torna toda a estrutura muito mais eficiente e otimizada.

Por outro lado, é importante destacar que cada empresa pode ter um sistema composto de equipamentos diferentes para atender a necessidades específicas e financeiras.

Enquanto algumas investem na solução completa, incluindo até mesmo um PDV móvel, outras optam apenas por um aplicativo para smartphones ou tablets.

Inclusive, vale lembrar que negócios inteiramente digitais não precisam de um sistema frente de caixa. Afinal de contas, suas vendas são processadas 100% online.

O que um sistema frente de caixa precisa?

Agora que você já sabe basicamente o que é esse sistema, é importante entender também o que ele precisa oferecer àqueles que decidem investir em um.

Portanto, antes de escolher um sistema frente de caixa, analise os seguintes pontos com muito cuidado. São eles:

  1. O que o sistema abrange referente a transações e pagamentos;
  2. Se o sistema é capaz de fazer gestão de estoque e vendas;
  3. Qual é o nível e qualidade do suporte e compatibilidade com outras soluções.

Vamos falar um pouco agora sobre cada um destes pontos.

1. Transações e pagamentos

Um dos principais pontos que deve ser analisado em um sistema frente de caixa. Neste quesito, deve ser avaliado:

  • Os meios de pagamento que são aceitos, o que pode incluir dinheiro, cartões de crédito e débito, pix ou dispositivos móveis como Apple, Samsung e Google Pay;
  • O nível de complexidade para os operadores digitalizar produtos no checkout, alterar o total da compra, aplicar descontos, reembolsos e outros;
  • Se os clientes podem receber um recibo impresso, digital, por SMS ou mesmo por e-mail.

2. Gestão de estoque e vendas

Quanto a gestão de estoque e vendas, é importante verificar se o sistema frente de caixa atende as seguintes necessidades:

  • Tem um aplicativo intuitivo e que permita a gerência do estoque sem ser necessário um treinamento prévio;
  • Possibilidade de exportar relatórios detalhados de vendas e produtos para o uso na contabilidade é algo que deve estar incluso também.

3. Suporte e compatibilidade

Para concluir, um dos pontos mais importantes é analisar o suporte e a compatibilidade oferecido pelo sistema frente de caixa que se quer escolher. Três pontos principais são:

  • A empresa que oferece o sistema consegue fornecer suporte rapidamente e possui um centro de ajuda?
  • É possível fazer backups automáticos e seguros das informações comerciais mais importantes para que elas não sejam perdidas?
  • O aplicativo do sistema funciona no seu smartphone ou tablet sem ser necessário comprar ou alugar dispositivos terceiros?

Sistema de frente de caixa serve para pequenos comércios?

Esse tipo de sistema pode realmente beneficiar pequenos comércios? Ou é desperdício de dinheiro?

Responder essa questão é fácil. Sim, um sistema frente de caixa pode ser altamente benéfico para comércios pequenos, independente do tamanho do faturamento.

Entretanto, é importante ressaltar que cada tipo de empresa possui as suas necessidades. Se o empresário quer investir nisso, ele precisa saber quais são elas.

No caso de um comércio pequeno, é importante analisar qual é o ramo. Um restaurante, por exemplo, terá uma grande necessidade de um sistema de frente de caixa mais robusto.

Entre outras coisas, ela precisará de um PDV móvel, poder oferecer diferentes formas de pagamento e ter acesso fácil e completo a questões financeiras do negócio.

Por outro lado, uma loja que vende produtos para serem usados ou consumidos fora do estabelecimento, pode não necessitar um de PDV móvel, apenas do aplicativo.

Outro ponto a ser analisado é a questão financeira da empresa. O quanto de investimento ela é capaz de fazer nesse tipo de solução. É preciso investir com consciência.

Mas uma garantia é certa, o investimento em um sistema, sempre retorna para o empresário…

Pois quando ele passa a ter um sistema completo de gestão e frente de caixa, ele tem uma visão geral de toda saúde financeira do seu negócio, além de ferramentas que aumentam as vendas, e trazem estratégias assertivas.

Sistema de frente de caixa da RCKY

Agora que você já sabe tudo que é necessário para conseguir escolher um bom sistema frente de caixa, você precisa conhecer a solução oferecida pela RCKY.

O sistema frente de caixa da RCKY pode ser utilizado tanto por microempresas quanto até mesmo varejistas de médio e grande porte. De minimercados a franquias e outros segmentos.

Os principais segmentos atendidos pela solução da RCKY são:

  • Minimercados;
  • Restaurantes e bares;
  • Padarias;
  • Franquias;
  • Adegas;
  • Cafeterias e docerias;
  • Utilidades domésticas;
  • Materiais de construção;
  • Hortifrúti;
  • Varejo.

Vale lembrar também que o sistema da RCKY possui integração com as principais soluções de delivery do mercado, incluindo o Ifood.

Quanto às suas funcionalidades, estas podem ser divididas em algumas categorias. São elas:

  • Financeiro: É possível ter acesso rápido a informações do faturamento, lucro, despesas, contas a pagar e receber e outros relatórios financeiros e contábeis;
  • Estoque: Controlar o estoque se tornará muito mais fácil e eficiente, pois toda a movimentação dos itens é acompanhada de forma ágil;
  • Pagamentos: O sistema RCKY conta com PDV móvel e também uma versão mobile que aceita as principais formas de pagamento usadas pelos consumidores.

De forma resumida, na solução oferecida pela RCKY, a empresa pode cadastrar todas as despesas, ter operadores com permissões diferentes e ainda emitir notas fiscais.

Conheça mais sobre nossas soluções! Fale com a gente no WhatsApp e tire suas dúvidas.

Boas Venda$ !

sistema comercio, sistema de gestão, sistema frente de caixa, sistema PDV, sistema pequenos comercios
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
Compartilhe:
Post anterior
Como separar a vida pessoal da profissional? 7 dicas para empreendedores
Próximo post
Como se preparar e aproveitar a alta do e-commerce e marketplaces: Dicas e tendências
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também