As vendas de natal costumam ser uma das maiores fontes de faturamento da maioria dos negócios e comércios do mundo. No Brasil, por sua vez, essa tendência não é diferente.
O faturamento nessa época cresce vertiginosamente. A razão disso é a demanda criada pelo feriado por conta do pagamento de benefícios financeiros aos trabalhadores.
Contudo, mesmo sendo uma época propícia para os negócios, ainda há quem não aproveite. Pensando nisso, a RCKY listou estas 7 dicas para o seu comércio se destacar!
1. Tenha uma equipe de vendas preparada
A primeira coisa que todo comércio deve pensar em fazer para conseguir ter boas vendas de natal, é investir em uma equipe de vendas preparada para atender a demanda extra.
Sim, a realidade é que não há como fazer mais dinheiro sem investir mais dinheiro. Sua empresa necessariamente terá mais gastos com mão de obra e treinamento.
Entretanto, é muito importante observar que a equipe de vendas faz toda a diferença. Uma equipe bem treinada é capaz de evitar desistência de compras e ainda aumentar o ticket.
Vale destacar que, mesmo que a maior parte da ajuda seja temporária para suprir as necessidades do natal, nada impede de efetivar os que mostram mais competência.
O problema é que muitas vezes as empresas acabam contratando muito em cima da hora, o que torna o treinamento supérfluo. Não faça isso! Se planeje com antecedência.
2. Ofereça condições de pagamento e promoções especiais
Se você quer aumentar as vendas de natal do seu comércio, algo que precisa ser feito é oferecer condições de pagamento diferenciadas e promoções especiais e únicas.
Na realidade, essa é certamente uma das melhores épocas do ano para oferecer promoções. Aposte especialmente em:
- Grandes descontos progressivos ou não;
- Gatilhos mentais de escassez, como ofertas limitadas;
- Programas de fidelidade por quantidade de compras ou de pontos;
- Parcelamentos grandes e sem cobrança de juros;
- Cobrir a oferta da concorrência (cuidado com essa estratégia!).
Além disso, não se esqueça de atender o cliente em todas as suas demandas de pagamento, o que inclui cartões de crédito, débito, boleto, PIX, dinheiro e etc.
3. Use o poder do marketing digital
Fazer promoções e ter uma boa equipe, contudo, não podem garantir que as vendas de natal gerem um grande faturamento. Para isso, é preciso ter um grande público.
No caso, uma das melhores formas de atrair clientes é fazendo uso do marketing digital. Isso porque esse tipo de marketing é muito mais barato e eficiente que o tradicional.
Uma boa estratégia, é alimentar redes sociais com conteúdo relevante de forma periódica. Também é preciso se atentar à imagem da empresa e do site.
Um site bem feito, responsivo e bonito é como um grande cartão de visitas para qualquer empresa. Empresas sem um site são invisíveis e não passam credibilidade.
Vale ressaltar que uma das ferramentas mais eficazes do marketing digital é o tráfego pago. Basicamente, pagar para atingir um público maior e que é o seu público-alvo de fato.
4. Contrate influenciadores de nicho ou locais
Ainda relacionado ao marketing digital, mas que funciona como uma dica a parte, é a possibilidade de contratar influenciadores digitais de nicho ou locais.
Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais se deixando levar pela opinião de pessoas com autoridade nas redes sociais. E elas ouvem e aceitam as dicas dessas pessoas.
Naturalmente, o que os influenciadores indicam acaba virando um sucesso. Portanto, para dar um incremento nas vendas de natal, peça o auxílio de uma personalidade digital.
Se atente, no entanto, que não é porque o influenciador tem milhões de seguidores, que qualquer coisa que ele recomendar será um sucesso de vendas. Existem nichos.
Um influenciador que dialogue com o nicho do seu comércio, mesmo tendo apenas alguns milhares de seguidores, será muito mais eficaz do que outro que só tem números.
5. Certifique-se de ter um estoque robusto
Esta dica é importantíssima e está 100% relacionada com a administração do negócio e o planejamento para a data. O estoque. Você precisa ter estoque para atender a demanda.
De nada adianta atrair um monte de consumidores se, quando eles forem adquirir os produtos, descobrirem que já não há mais cópias disponíveis para a venda.
Isso vale, especialmente, para vendas feitas online. Claro que, para fazer uma compra eficiente de estoque, é fundamental ser capaz de prever a demanda do período.
Para conseguir prever a demanda, por sua vez, é importante ter acesso aos números do mesmo período de anos anteriores e também medir o impacto das divulgações.
A pior coisa que pode acontecer é uma pessoa desistir de uma compra por falta de estoque. O dinheiro perdido é grande. O dano à imagem do negócio, também.
6. Capriche na decoração interna e externa do comércio
Apesar de as compras online já representarem uma parcela muito importante e superlativa de todas as vendas que ocorrem no natal, muitas pessoas ainda compram nas lojas.
Por isso, se você quer se destacar nessa data e fazer muitas vendas de natal, mostre que o seu comércio se importa com a ocasião de verdade e invista em uma decoração bonita.
Até porque, o Natal, apesar de ser uma data altamente comercial, geralmente está associado a bons sentimentos de união, alegria e estar mais próximo da família e amigos.
7. Não se esqueça do pós-venda
Por fim, está dica não só serve para se fazer mais vendas de natal, mas também para evitar que as vendas de natal tenham algum problema e sejam estornadas.
Pós-venda, isso é algo que muitas empresas ainda não fazem. O pós-venda consiste em acompanhar o cliente mesmo depois que ele já pagou e levou o produto embora.
Manter contato para saber se ele está satisfeito com o produto ou se ele tem alguma dúvida sobre o seu uso é muito importante e mostra que a empresa se importa.
Esses contatos posteriores também podem ser feitos para oferecer novos produtos ou promoções, o que aumenta a recorrência e, consequentemente, as vendas.
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Boas Venda$ !