Delivery, Vendas

Ainda vale a pena abrir delivery ou o mercado está saturado?

Há muitos empreendedores que têm o sonho de abrir delivery e ganharem dinheiro se aproveitando do cenário favorável que o país vive com esse tipo de negócio.

Como se sabe que o delivery cresceu muito nos últimos 3 anos, a noção geral é de que ele seja um investimento atraente e muito lucrativo. Mas há quem desconfie do momento.

Para esclarecer o assunto, a RCKY decidiu escrever este artigo respondendo se ainda de fato vale a pena abrir delivery ou se o mercado está saturado. Acompanhe!

O mercado de delivery no Brasil

Antes da pandemia do covid-19, por volta de 40,5% das pessoas entre 18 e 55 anos fazia uso de serviços de delivery no Brasil. Ao final de 2021, o número saltou para 66,5%.

Leve em conta, no entanto, que estes dados são mais focados no segmento de restaurantes, e foi realizado pela “Consumo Online no Brasil”, paga pela PayPal.

Essa pesquisa também ressalta que mais de 93% dos entrevistados aprovam a experiência de fazer compras virtualmente e recebê-las no aconchego de sua casa.

Por volta de 84% apreciam o fato de que estão economizando, 63,9% pensam estar mais protegidos de contaminação e outros 68,6% gostam de pagar remotamente.

Para se ter uma ideia de que o delivery caiu no gosto popular, até o final de 2021 havia por volta de 250 aplicativos que conectam clientes e estabelecimentos diretamente.

Muitos deles incluíam alimentação, pet shops, farmácias, supermercados e outros tipos de comércios. De acordo com a Mobills, o delivery de alimentos subiu 187% em 2020.

Em 2021, o delivery no segmento de bares e restaurantes movimentou mais de 35 bilhões de reais, 20% das vendas do setor. Deixando claro a força e expansão do serviço.

Qual o público-alvo do delivery?

Por mais que já esteja claro que o empreendedor médio brasileiro começou a apostar muito na ideia de abrir delivery, é importante analisar exatamente quem faz uso da comodidade.

Primeiro, o serviço de entrega de comida em geral tem mais de 80% de penetração nas áreas urbanas, entre as pessoas de 18 a 50 anos, segundo o Kantar IBOPE Media.

Segundo esse instituto, por volta de 86% dos entrevistados em sua última pesquisa já haviam pedido um delivery de alimentos em casa e 57% itens de farmácia.

Quanto à frequência de pedidos feitos pelos usuários de delivery, a média é mais ou menos a seguinte:

  • 48% fazem no máximo um pedido por mês;
  • 30% fazem entre um e dois pedidos por mês ou um por semana;
  • 19% fazem de dois a quatro pedidos por semana.
  • 3% fazem cinco pedidos ou mais por semana.

Motivos para escolher uma plataforma de delivery

Com uma oferta tão grande de serviços de delivery e de aplicativos, é de se imaginar que a maioria das pessoas não saibam muito bem como escolher a melhor opção.

Em razão, os critérios mais utilizados que devem ser considerados por quem almeja abrir delivery, são:

  • Saber que o produto chegará como o anunciado: 58%;
  • Ter um cupom de desconto no momento da compra: 51%
  • Perceber que a empresa tem melhores preços: 45%
  • Ter uma boa usabilidade no aplicativo: 44%.

Podemos então resumir com duas conclusões: as pessoas querem ter boas experiências de entrega e observam o que os outros falam, e elas também querem economizar.

3 tendências do delivery no Brasil

Vamos ver agora as três principais tendências do delivery no Brasil para os próximos anos.

1. Pedidos a qualquer hora do dia

Nos últimos anos houve um aumento na frequência de pedidos de frutas, hortaliças e feijão, o que indica que o brasileiro está também consumindo comida saudável.

Vale ressaltar ainda que os pedidos para entrega de comida agora podem ocorrer a qualquer hora do dia, sendo que as entregas de café da manhã aumentaram 200% no iFood.

2. Dark kitchens

Uma das grandes tendências que os empreendedores que querem abrir delivery devem ficar de olho, são as Dark Kitchens. Esse é um conceito que expandiu com a pandemia.

Basicamente, trata-se de um restaurante focado exclusivamente na entrega de pedidos, não possuindo um salão presencial para atendimento no local.

Por volta de 9% dos restaurantes começaram a funcionar desse modo depois de 2020, sendo que o seu faturamento costuma ser de até 50% a mais funcionando desse jeito.

3. Delivery de tudo

Hoje as pessoas pedem basicamente tudo pelos serviços de entrega. Essa é uma tendência que não pode ser ignorada por quem pensa em abrir delivery.

Só para se ter uma ideia, mercados, conveniências, pet stores e farmácias viram um aumento de pedidos de entrega de mais de 300% durante o ano de 2020.

Isso significa que há muito espaço para crescer e muitos tipos de serviço de entrega que podem ser criados para atenderem a diferentes nichos que talvez hoje não sejam atendidos.

Guia rápido para abrir delivery

Uma vez que você já conhece o mercado, o público-alvo e as tendências, é importante considerar como se faz para começar esse tipo de negócio corretamente.

Então, para abrir delivery, você irá precisar:

  1. Pesquisa de mercado: Saber como é a concorrência no seu local e o que você pode oferecer;
  2. A plataforma para receber os pedidos: Escolher a plataforma que faça mais sentido dependendo do segmento;
  3. Embalagem: Investir em embalagens seguras e bonitas, que protegem o produto e fazem propaganda da marca.

Atenção: Se você quiser abrir delivery de comida, você também precisará de uma cozinha bem equipada e um menu bem feito e otimizado.

Vale a pena abrir delivery ou o mercado está saturado?

Após analisarmos tudo isso, podemos chegar à conclusão de que sim, ainda vale a pena abrir delivery, pois por mais que haja muitos concorrentes, ainda há muita demanda.

Leve em conta também que a maioria dos empreendedores não é profissional, o que significa que quem faz o básico da forma correta tem muito mais chance de crescer.

Por fim, o mercado em si apresenta muitas oportunidades e o empreendedor que for criativo, conseguirá se destacar com seus produtos.

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