Apesar da crise financeira no país, agravada pelos anos de pandemia, o fim de ano ainda assim, será um período de faturamento. Por isso, no post de hoje, listamos as melhores dicas de como vender mais nesse fim de ano.
Com o décimo-terceiro salário caindo na conta da classe trabalhadora, as pessoas pretendem além de comprar presentes, abastecer a geladeira para o fim do ano.
Sendo assim, para você que tem uma adega, basta colocar o seu produto diante dos olhos do cliente em potencial.
Por isso, para que possa aproveitar o fim de ano para aumentar o faturamento, apresentamos aqui 7 dicas para a sua adega vender mais nesse fim de ano.
Então, leia este conteúdo até o final para não perder nenhuma dica importante!
Faça promoções sob medida
Não vá correndo baixar os seus preços. Afinal de contas, promoção é mais que isso!
Portanto, conheça bem sua margem de lucro e ofereça um preço acessível, respeitando o valor do seu produto.
São diversas as possibilidades existentes. Você pode, por exemplo, vender três produtos pelo preço de dois.
Também é possível criar programas de fidelidade, ou mesmo clubes de assinantes, que pagam mensalmente para receber vinhos, cervejas, e outras bebidas sob medida.
Pode ser interessante também relacionar as promoções a um determinado objetivo, comemoração ou tema, fazendo a adega vender mais.
Enfim, o que não faltam são formas de garantir uma boa promoção para os clientes. Mas sem perder a sua margem de lucro.
Se atente para a organização de estoque
Existem duas coisas que afastam o consumidor digital: entrega demorada e frete caro. Portanto, administre bem o seu estoque, para não fazer o seu cliente esperar o verão se tornar insuportável, para só depois receber sua cerveja gelada.
Prepare o seu estoque. Afinal, fim de ano é época de vender ainda mais. Entretanto, respeite o seu planejamento, e analise o desempenho do mesmo período do ano anterior.
Assim, você evita passar o réveillon com centenas de garrafas encalhadas no estoque e que podem ser mais difíceis de serem vendidas.
Todavia, é importante lembrar que existem muitas coisas que influenciam na demanda das pessoas pelos produtos de uma loja, ainda mais uma adega.
Para vender mais com um estoque organizado, é necessário também medir o quanto de interesse que a sua adega foi capaz de gerar ao longo do ano.
Se aproxime dos fornecedores e reduza custos
O desconto que você dá aos clientes, é aquele que você conquistou. Aproxime-se de seus fornecedores, e obtenha descontos. Desse modo, você terá uma margem de redução de preços, e poderá realizar promoções mais qualificadas.
Contudo, você não pode ser só mais um, é preciso se diferenciar. Então, esteja sempre próximo ao seu fornecedor para ter novidades e reduzir seus custos.
Do mesmo modo, tente encontrar entregadores, ou empresas de entrega, que ofereçam um bom custo benefício, desta forma, você pode conseguir um bom frete para o cliente final, ou quem sabe até um frete grátis, que é tudo o que os clientes mais gostam.
Sempre lembrando que quanto mais opções de fornecedores, melhores tendem a ser as suas negociações. Sempre se empenhe para criar novos contatos.
Inclusive, não pense que apenas os fornecedores mais próximos da sua região podem oferecer bons negócios. Em alguns casos, pode valer a pena pagar frete.
Sempre lembrando que a lei da oferta e demanda é implacável, então, se você quer vender mais, e se planejou para essa época, adquira um estoque maior.
Quanto mais produtos você negociar com um único fornecedor, maior será o desconto, e maior será o seu estoque. Mas lembre-se de se planejar bem.
Torne o seu negócio atraente
A atratividade é a base da nossa sociedade. Afinal, todos querem atrair atenção para si. A percepção que funciona para o cidadão comum, é mais importante ainda para uma empresa. Sendo assim, para vender mais, é preciso atrair, é necessário despertar o desejo do cliente. Mas, como fazer isso?
1 – Lojas Físicas
Estamos vivendo uma pandemia, sendo assim, para vender mais, as lojas físicas precisarão focar em eficiência e criatividade:
- Mude o layout da vitrine;
- Dê destaque aos produtos mais conhecidos, e naqueles com margem de lucro maior;
- Ressalte suas promoções,
- Crie um ambiente irresistível na sua loja.
2 – Lojas virtuais
Você até pode vender pelo Instagram, mas também é interessante que diversifique suas plataformas de venda, recebimento e divulgação.
Uma ideia é a criação de hotsites (sites especiais para uma promoção) e landing pages (páginas dentro de sua loja virtual, dedicadas a um produto ou serviço específico).
Mantenha os funcionários preparados
O cliente de uma adega é imprevisível. Pode ser exigente, um consumidor com um pouco de conhecimento e muita curiosidade, assim como também pode aparecer alguém que só quer comprar um presente mais elegante.
A sua equipe deve estar pronta para as seguintes necessidades:
- Saber atender;
- Responder;
- Saber entender;
- Vender,
- Saber conquistar.
Com esses saberes consolidados, a sua equipe irá te fazer faturar no fim de ano e conquistar clientes que seguirão comprando da sua adega.
No entanto, a única forma de sua equipe conseguir chegar a esse nível de atendimento, é por meio de treinamento.
Muitas empresas relevam a importância que um bom treinamento tem no momento de impactar os clientes durante o atendimento.
Além disso, saber escolher os colaboradores certos é fundamental, ainda mais para o período de festas de fim de ano, que é quando a exigência aumenta mais.
Invista no pós-venda
O pós-venda pode ser um calcanhar de Aquiles. Então, não deixe que seja o ponto fraco da sua adega. Uma loja de sucesso não vende só uma vez. O cliente tem que consumir e voltar para comprar novamente.
Também é interessante manter as credenciais de contato com esse cliente, para organizar campanhas de e-mail marketing com promoções e conteúdo.
Na realidade, quando se trata de pós-venda, muitos donos de negócio acabam desconsiderando o impacto que um bom conteúdo pode ter em seus clientes.
No caso de uma Adega, há muito que ser explorado também. E essas campanhas aquecem a clientela para as festas do ano seguinte.
Isso porque, o que faz uma pessoa comprar mais de um produto, é o valor que ela vê nele, algo que pode ser incrementado com conteúdo de qualidade.
Fidelize seus clientes
O fim de ano é uma época de faturar o suficiente para corrigir a rota de um ano ruim. E para ganhar fôlego para os desafios futuros.
Não pense em reais faturados. Enfim, pense que fazer com que a maioria dos compradores de dezembro, comprem também em janeiro.
Atente-se para a sua concorrência, benchmarking é essencial. Às vezes, a gente não reconhece o potencial de algum produto, mas a loja do lado está lucrando através dele. Então, entenda os hábitos de consumo e a moda.
Por exemplo, imagine que já é verão e o vinho rosé está na moda. Sendo assim, vale investir nele para que as festas de réveillon tenham a marca da sua loja.
Imagine também, o quanto é alto o consumo de cerveja em festas de Réveillon, pense o quanto pode ser interessante criar combos e promoções com descontos progressivos, quanto mais o cliente leva, menos ele paga.
Bônus: Capriche no delivery
O fim do ano costuma ser uma época corrida para os brasileiros, e vai ter sempre aquele público, que deixa as compras da sua festa para a última hora.
Neste caso, a sua adega pode se destacar, investindo forte no delivery.
Os hábitos de consumo da população em geral, principalmente devido a pandemia, mudaram muito. Hoje a sua adega fazer parte do delivery e quase uma lei para aumentar o faturamento. Então capriche nas fotos, combos, e promoções com frete grátis.
E este foi mais um super conteúdo para você empreender cada vez melhor! O que você achou? Conta pra gente!
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