Você já pensou em fazer uma retrospectiva do seu negócio?
No caso de uma empresa, essa retrospectiva pode ser de grande ajuda para ter uma visão mais realista da companhia, além de servir para acompanhar a sua evolução.
Por sua vez, quando acompanhamos a evolução do nosso empreendimento, ajudamos a crescê-lo ainda mais ao entender o que deu certo e errado. Acompanhe este artigo.
O que deu certo nesse último ano na sua empresa?
Ao longo do ano muitas coisas podem acontecer com uma empresa, e é importante fazer uma retrospectiva do seu negócio a respeito das coisas positivas que aconteceram.
Quando elencamos tudo de bom que aconteceu, podemos então partir para o que esteve por trás das coisas boas. Será que é mérito 100% da administração ou de outro fator?
Muitas coisas podem afetar a qualidade de um negócio ou empresa, coisas as quais nós temos pleno controle, ou coisas as quais nós não temos controle nenhum.
Por exemplo, se decidimos começar a vender um determinado produto, isso é uma decisão nossa. Se ele der certo ou errado, isso é em grande parte resultado de uma escolha.
Por outro lado, não podemos controlar a economia do país, do mundo ou mesmo fenômenos da natureza, que tem o poder alavancar ou travar os nossos resultados.
Por isso, ter em mente quais foram as coisas que deram certo e a razão por trás disso, tem o potencial de ajudar a sua empresa a crescer ainda mais nos anos seguintes.
O que deu errado nesse último ano na sua empresa?
Nem tudo é do jeito que a gente quer. Isso ficará evidente quando você decidir fazer uma retrospectiva do seu negócio. Sempre haverá coisas que dão errado ao longo do tempo.
Entretanto, saber o que deu errado e elencar esses problemas é tão importante quanto entender o que deu certo. Em alguns casos, pode ser até mais importante.
Vale ressaltar, todavia, que é importante definir o que seria “dar errado”, e quais são os impactos disso. Não atingir uma meta plenamente pode ser visto como um erro?
Um produto novo que foi lançado e não vendeu de acordo com a expectativa, é algo que deu errado? Se sim, então qual foi o erro? Há algumas variáveis:
- O produto não era bom o suficiente;
- O marketing não foi eficiente;
- A expectativa estava muito fora da realidade.
Você vê que em um exemplo como esse conseguimos desmembrar três possibilidades de erros diferentes que devem ser identificados na retrospectiva do seu negócio.
Cada um deles deve ser solucionado de forma diferente…
Seja investindo em um produto melhor, fazendo melhores campanhas de marketing ou alinhando as expectativas.
Números e métricas: 4 perguntas importantes
Algo que você pode fazer para ajudar na retrospectiva do seu negócio, é tentar responder a estas 4 perguntas importantes que elencamos logo abaixo. Veja.
1. Qual foi o produto/serviço mais vendido da sua empresa?
Nem sempre uma empresa sobrevive vendendo apenas um tipo de produto ou serviço…
Em razão disso, muitas empresas estão sempre tentando trazer algo novo para seus clientes.
Ao longo do ano, muitas tentativas de produtos ou serviços podem ser feitas. Muitas podem dar certo. Mas é importante entender qual foi o produto ou serviço mais vendido.
Com esta informação, cabe ao empresário decidir: Investir mais ainda neste produto ou deixá-lo de lado e focar em outra coisa?
2. Qual produto/serviço da sua empresa deu mais prejuízo?
Será que o produto ou serviço que menos vendeu deve ser descontinuado para o ano seguinte? Ou será que ele precisa ser repaginado para uma nova tentativa?
Cada empresa tem necessidades diferentes e deve saber como agir baseando-se no seu público-alvo. Para uma decisão como essa é preciso ouvir bastante os consumidores.
3. Qual ação de marketing deu mais resultado?
Hoje em dia, com o marketing digital, torna-se cada vez mais fácil fazer propaganda. Qualquer empresa pode fazer anúncios na internet com pouco investimento.
Entretanto, mesmo com tanta acessibilidade, nem todas as campanhas de marketing vão desempenhar tão bem. Algumas serão melhores do que outras por alguma razão.
Fazer a retrospectiva do seu negócio é importante para entender isso. Por que uma ação de marketing foi melhor do que outra? Devo repeti-la ou fazer algo derivado?
4. Como a concorrência se destacou?
Durante a retrospectiva do seu negócio, por incrível que pareça, você não deve focar 100% apenas na sua empresa. Observar e analisar a concorrência também é fundamental.
Assim como você, a sua concorrência também comete erros e acertos que podem colocá-la em uma posição de vantagem e desvantagem em relação ao seu negócio.
Entender o que elas estão fazendo de diferente para se destacarem positiva e negativamente é importante para aprender e fazer melhor, ou diferente dela.
O próximo ano: O que fazer?
Por fim, uma das razões mais importantes para se fazer uma retrospectiva do seu negócio, é para entender exatamente o que você deve fazer no ano seguinte.
No caso, um conselho que é bastante útil, ainda mais se você for dono de uma pequena empresa: não perca tempo apenas tentando inovar, foque no que já deu certo.
Veja bem, inovação é fundamental, mas ela tem custos e gera muitos riscos. Quando se tem um orçamento limitado, é importante direcionar os seus esforços de forma otimizada.
Se um produto ou serviço deu certo e vendeu muito durante o ano, ele definitivamente deve ser visto como uma aposta para o ano seguinte, como uma forma de aumentar os ganhos.
Então, quanto mais segurança financeira a empresa tiver ao fazer decisões comerciais baseadas no que deu certo, mais condições de tentar algo novo e arriscado ela irá ter.
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