Marketing Digital

10 Erros que você pode estar cometendo no seu delivery

Se a sua intenção é oferecer um delivery de alta qualidade, independentemente de qual seja o produto que você venda, é imprescindível ficar de olho nas dicas que separamos neste post!

Você vai descobrir quais são os 10 erros mais cometidos por empreendedores que oferecem esse tipo de serviço.

Assim, será mais fácil se prevenir e evitar as falhas que podem comprometer o sucesso do seu negócio.

Acompanhe o conteúdo até o final e veja o que não deve ser feito do seu delivery!

1. Não automatizar os processos

Atualmente, receber pedidos de clientes apenas via telefone e WhatsApp é um grande erro. Afinal, depender exclusivamente desses canais pode não ser uma estratégia muito sábia.

Embora o WhatsApp seja uma ferramenta muito difundida e que, de fato, facilita bastante a vida das pessoas, todo processo ainda é manual, assim como no caso do velho pedido feito por telefone.

Por isso, se você quer agilizar as operações e diminuir as chances de falhas ao anotar pedidos, automatizar o contato é a melhor solução.

Usando um site ou aplicativo próprio, isso pode ser feito sem grandes dificuldades.

2. Ter poucas informações sobre os clientes

Outro erro que não pode ser cometido no seu delivery é ter poucas informações sobre seu público-alvo.

De tal modo, criar um banco de dados através dos pedidos que são coletados diariamente, descobrindo a data de nascimento, telefone e endereço dos seus clientes por exemplo, é muito válido.

Todo esse material é um grande aliado na hora de entender o perfil de quem compra com você e, a partir daí, conseguir atender às expectativas desse público e estreitar os laços entre vocês.

Além disso, quanto mais informações você conseguir reunir, mais fácil fica de traçar estratégias de marketing personalizadas, capazes de converter.

Procure adotar uma ferramenta que possa ser útil nesse sentido, como um CRM, que te ajude a criar o cadastro completo de quem entra em contato com sua empresa.

3. Abrir mão de uma estratégia de marketing

Num mundo cada dia mais virtual, não ter uma boa estratégia de marketing digital é um erro que pode ser fatal!

Em outras palavras, negócios que estão fora das redes podem sofrer consequências drásticas, como não serem, sequer, notados. E como sabemos, quem não é visto… não é lembrado, certo?

Consequentemente, outro delivery tomará o seu lugar na mente do cliente quando ele pensar em fazer um pedido online.

De tal modo, garanta que sua marca esteja presente nas principais redes sociais, sites e canais de divulgação virtual.

Se isso não for feito, em pouco tempo você irá perceber uma queda nas suas vendas e, com isso, a tendência é que o negócio comece a ruir.

4. Não oferecer programas de fidelidade

De acordo com o especialista em Marketing e Administração Philip Kotler, o custo para conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior do que manter os clientes atuais.

Como se não bastasse, dados apontam que um aumento de 5% no indicador de retenção de clientes fidelizados pode aumentar em 75% a rentabilidade do empreendimento.

Assim sendo, um dos meios mais eficazes para fidelizar esse público é o chamado programa de fidelidade. Através dessas estratégias, os clientes se sentem recompensados e o vínculo com a marca se fortalece.

Para adotar a técnica, uma prática simples e comum é usar um cartão de papel ou um programa digital por pontos — o que é mais moderno e recomendado — que permite que os clientes escolham seu benefício.

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5. Ignorar feedbacks dos clientes

Uma das maneiras mais eficazes de saber o que seus clientes estão achando do seu serviço delivery é perguntando a eles. Isso mesmo, fácil assim!

Porém, é preciso estabelecer um método para ouvir as opiniões, como por exemplo ter um canal direto de comunicação e dar liberdade para que esse público dê seu feedback.

Outra estratégia muito útil é criar pesquisas de satisfação e abrir campos para que os clientes elogiem, critiquem e façam sugestões. É fundamental acolher com cordialidade todas as opiniões.

Além disso, o mais importante é usar tudo o que for dito para aperfeiçoar os processos, até porque, isso impacta diretamente na fidelização e, obviamente, no sucesso do negócio.

6. Não cumprir os prazos de entrega

Sem dúvida, um dos maiores erros de um delivery é o atraso!

Quando o pedido demora além do combinado para ser entregue, você já perdeu toda a credibilidade com seu cliente. Dessa forma, as chances dele voltar a comprar com sua empresa são drasticamente reduzidas.

De acordo com uma pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas já deixaram de comprar novamente de determinada marca que não cumpriu seu prazo de entrega.

Portanto, evite esse problema organizando a produção, garantindo que seu time está desempenhando um bom serviço, agrupando as entregas conforme o horário que o pedido entrou e traçando rotas otimizadas.

7. Usar embalagens de baixa qualidade

Outro problema, infelizmente, muito comum em empresas que fazem entregas é trabalhar com embalagens ruins.

Pense, por exemplo, no caso dos restaurantes: uma embalagem de baixa qualidade é capaz de comprometer completamente a experiência do cliente.

Afinal, nesse caso, o alimento pode esfriar, esparramar ou todos os ingredientes podem se misturar, de uma forma que não deveria.

Por isso, é fundamental investir em um material que conserve o produto em suas melhores condições, evite vazamento e, no caso de itens frágeis, impeça que eles quebrem.

8. Não oferecer opção de take out

Embora seja bastante óbvio que cada cliente possui suas próprias necessidades e preferências, vale reforçar que isso deve ser levado em consideração na hora de selecionar os serviços oferecidos.

Logo, trabalhar apenas com uma forma de entrega limita muito o seu negócio e, consequentemente, pode fazer o consumidor desistir do pedido.

Então, seja criativo e ofereça aquilo que tem feito sucesso e que nas pesquisas de satisfação o público diz estar à procura. Uma ideia muito interessante é o take out, uma modalidade de compra com retirada no local.

9. Não investir em atendimento

Mais um aspecto que é muito citado, mas que ainda assim muitos empreendedores insistem em negligenciar é o atendimento.

Um delivery que não conta com atendentes preparados já tem mais de meio caminho andado para dar errado!

Assim, é fundamental treinar sua equipe e, mais do que isso, não vender apenas por marketplace. Apesar desse canal ser importante para captar novos clientes, as plataformas podem cobrar taxas muito altas.

O ideal é investir em uma plataforma própria.

10. Ter um sistema de gestão inadequado

Para encerrar, falando em plataforma, não podemos deixar de mencionar a importância de ter uma ferramenta personalizada para receber pedidos.

Dessa maneira, sua marca deve investir em um programa que ofereça autonomia para gerenciamento dos processos de ponta a ponta da cadeia logística.

Com isso, algumas das vantagens promovidas são:

  • Organização da operação de delivery;
  • Redução de custos;
  • Economia com comissão;
  • Independência e autonomia;
  • Maior fidelização;
  • Acesso à base de dados dos clientes;
  • Aumento nas vendas.

Portanto, conheça os sistemas de gestão da RCKY e conte com tudo aquilo que seu delivery precisa para reduzir as chances de falhas e, mais do que isso, decolar em 2023!

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