Empreendedorismo

Como montar uma adega de bebidas gastando pouco

Como abrir uma adega de bebidas gastando pouco? Você já pensou em ser dono de uma adega e distribuidora de bebidas?

Quando falamos em uma adega, as pessoas logo imaginam uma casa de vinhos, com rótulos caríssimos e de primeira linha, mas na verdade uma adega pode vender diferentes tipos de bebidas e não necessariamente apenas vinhos sofisticados.

Está pensando em montar o seu próprio negócio sem gastar muito? Pretende montar uma adega ou distribuidora de bebidas? Então acompanhe este artigo até o fim e também este super vídeo que preparamos para você!

O crescimento da demanda por bebidas alcoólicas no Brasil e no mundo

No Brasil, o ritmo de consumo das bebidas alcoólicas já vem crescendo faz algum tempo. No entanto,  nos últimos anos com a pandemia e o isolamento social este crescimento vem sendo ainda mais forte, pelo menos é o que apontam as pesquisas.

Segundo estudo da consultoria GFK, o consumo e a venda de Vodka na Rússia cresceu 65% entre fevereiro e março.

Nos Estados Unidos, segundo a consultoria Nielsen, o crescimento das vendas no fim de março, quando a quarentena foi decretada no país, foi de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aqui no Brasil, as vendas e o consumo de bebidas alcoólicas também vem crescendo agressivamente, apesar de bares e restaurantes terem sido fechados durante alguns períodos críticos da pandemia.

Aproveitando este crescimento na demanda, pode ser extremamente lucrativo abrir uma adega, principalmente aquelas que contam com serviços de entrega a domicílio.

Veja no próximo tópico algumas dicas sobre este assunto.

Montando uma adega de bebidas com pouco dinheiro

Veja neste tópico os principais pontos que você precisa considerar para montar uma adega sem necessariamente realizar grandes investimentos:

Localização

A localização é um dos primeiros aspectos que precisa ser levado em consideração antes de abrir qualquer negócio. Afinal, para vender mais as empresas precisam estar próximas ao seu mercado consumidor.

Para você que está pensando em como montar uma adega e distribuidora de bebidas o ideal é optar pelos bairros residenciais, pois certamente é nestes locais que você encontrará maior demanda. Deixe as regiões comerciais e gastronômicas para os bares e restaurantes, mas mesmo dentro de um bairro, pense na melhor localização para o seu negócio.

Uma adega de bebidas geralmente está localizada em regiões de grande circulação de pessoas dentro dos bairros e em geral próximo a praças, supermercados e outros locais de grande circulação de pessoas.

Avalie também se existem concorrentes próximos e dê preferência por regiões que não possuam concorrentes próximos, pois assim você não precisará dividir a demanda e nem mesmo concorrer diretamente com outro estabelecimento.

Procure um imóvel para alugar e montar o seu estabelecimento com um valor justo, a fim de não impactar negativamente a margem de lucro da sua adega.

Estrutura

Além da localização, o empreendedor que deseja descobrir como montar uma adega precisa pensar na estrutura necessária para colocar o novo negócio em funcionamento.

A estrutura para montar uma adega é bem simples e não costuma exigir muito investimento, com exceção para adegas de luxo, especializadas em bebidas de alto valor econômico.

Para montar uma adega básica e iniciar o seu novo negócio, você deverá pensar nos seguintes itens relacionados a estrutura:

Área de atendimento aos clientes: Assim como qualquer outro tipo de estabelecimento a sua adega deverá possuir um espaço para o atendimento aos clientes.

Para a área de atendimento você precisará ao menos de um balcão, prateleiras para exposição dos produtos e também de alguns freezers para manter algumas bebidas sempre geladas.

Sem dúvida, o maior investimento da área de atendimento diz respeito aos freezers. No entanto, a boa notícia é a possibilidade de fazer parcerias com fornecedores para receber estes equipamentos em comodato ou você adquirir estes equipamentos usados, também ajuda muito na hora de economizar.

Depósito: Além da área de atendimento aos clientes, você também precisará reservar um espaço seguro para o armazenamento das bebidas.

Escritório: Por fim, é recomendado a reserva de um ambiente reservado que funciona como escritório para a realização de tarefas administrativas da empresa. Pode ser uma pequena mesa em “canto” mais reservado, enfim, basta ter boa organização que tudo se ajeita.

Fornecedores

Após definir a localização ideal e encontrar um imóvel com boas condições em termos de estrutura, é hora de ir em busca dos melhores fornecedores.

Ao encontrar os melhores preços do mercado, você torna a sua adega mais competitiva e pode lucrar mais. Encontre as melhores distribuidoras da sua região e negocie pelos melhores preços e condições de pagamento!

Vale destacar que para alguns tipos de bebidas você pode conseguir acesso direto aos fabricantes, obtendo assim preços mais competitivos.

Plano de Negócios

Um plano de negócios é um documento no qual o empreendedor descreve em detalhes todos os vários aspectos de seu futuro negócio, incluindo:

  • O que sua empresa faz (qual é o serviço ou produto)?
  • A quem se destina o negócio (seu mercado-alvo)?
  • Como você pretende entrar no mercado (penetração no mercado)?
  • Quem são seus potenciais parceiros / fornecedores?
  • Quais são seus custos e lucros esperados?

Confira outros pontos importantes que não podem ficar fora do plano de negócios da sua adega:

Análise de mercado: A análise de mercado revelará se há demanda suficiente para seu produto ou serviço em seu mercado-alvo. Se o mercado já estiver saturado, seu modelo de negócios precisará ser alterado (ou descartado).

Analise competitiva: A análise competitiva examinará os pontos fortes e fracos da concorrência e ajudará a direcionar sua estratégia para conquistar uma fatia do mercado em seu plano de marketing. Se o mercado existente é dominado por concorrentes estabelecidos, por exemplo, você terá que elaborar um plano de marketing para atrair clientes da concorrência (preços mais baixos, melhor serviço, etc.).

Plano de gerenciamento: O plano de gerenciamento descreve sua estrutura de negócios, gerenciamento e requisitos de pessoal. Se o seu negócio requer funcionários específicos e experiência em gestão, você precisará de uma estratégia para encontrar e contratar pessoal qualificado.

Plano Operacional: O plano operacional descreve suas instalações, equipamentos, estoque e requisitos de suprimentos.

Por sua vez, outro ponto importante sob o ponto de vista operacional é a localização ideal para instalação do estabelecimento.

Contabilidade

Quando o assunto é como montar uma adega e todos os trâmites burocráticos para abrir um estabelecimento como esse, contar com o apoio de uma contabilidade especializada, é fundamental.

Na realidade, saber como proceder para garantir que uma empresa funcione dentro dos limites legais é a melhor forma de economizar dinheiro.

Um contador especializado, cuidará de todos os detalhes para ajudar você a:

  • Estruturar um plano de negócios;
  • Registrar e obter a documentação para abertura da empresa.

Não é incomum que um empresário acabe precisando refazer algum processo durante a etapa de regularização simplesmente porque não contratou um contador e cometeu erros.

Outra dica simples também e que é gratuita, é pedir ajuda para o SEBRAE, eles possuem uma boa estrutura para ajudar empreendedores iniciantes neste sentido.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão para adega de bairro conta com uma série de funcionalidades importantes para o seu negócio, mesmo que ele seja pequeno e você pretenda gastar pouco no inicio, os lucros que um sistema como este traz a longo prazo, faz toda diferença. Conheça algumas funcionalidades:

  • Frente de caixa ágil e prática;
  • Integração com impressoras, balanças, gavetas e TEFs;
  • Conferência de encerramento de caixa;
  • Integração em tempo real com a retaguarda;
  • Emissão de cupons e outros documentos fiscais;
  • Cadastro facilitado de produtos;
  • Importação de notas de compra via arquivo XML;
  • Ferramentas para criar promoções e reajustar preços com agilidade;
  • Impressão de etiquetas de prateleira;
  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Ferramentas para gerenciamento de delivery;
  • Dentre outras funcionalidades.

E estas foram algumas dicas para você se aventurar no mundo do empreendedorismo com uma adega de bairro! Caso precise de um bom sistema de gestão completo para te ajudar nesta tarefa, nós da RCKY podemos te ajudar!

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Boas Venda$ !

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