Vendas

7 dicas para atrair clientes para sua loja de artigos para festas

Os lojistas do varejo que atuam no ramo de artigos para festas buscam por dicas para atrair clientes com a finalidade de conquistar novos clientes, e com isso, aumentar o nível de vendas, mas são muitos os benefícios que elas podem trazer ao empreendimento.

Quando o marketing estratégico da empresa é orientado ao cliente, entende-se que o cliente detém o poder de escolha, e que este seleciona entre as opções ofertadas pelo mercado, a alternativa que melhor satisfaça sua concepção de custo-benefício.

Ao se compreender que isso pode ser individual, ainda que o cliente da loja pertença a algum tipo de perfil de consumidor, é importante que a loja esteja preparada para atender aos mais variados tipos de necessidades particulares que o cliente espera suprir quanto ao atendimento, a estrutura da loja e o produto.

Quando o lojista e toda a equipe de profissionais da loja compreendem a definição de seu segmento de mercado e o seu segmento de produto fica mais simples identificar o público-alvo da loja e orientar as propagandas e promoções de modo que esses consumidores se sintam atraídos a comprar na loja e sintam o desejo de retornar.

Mantenha sua equipe motivada

Uma equipe motivada e engajada nos objetivos da empresa presta um melhor serviço e um melhor atendimento ao cliente. Mas é claro que é difícil manter sempre a energia alta por muito tempo, por isso é importante selecionar um bom líder de equipe responsável por medir esse termômetro.

As recompensas por metas atingidas também podem surtir resultados satisfatórios, como por exemplo:

• Um dia a mais de folga na semana;
• Uma hora a mais de descanso;
• Participação nos resultados;
• Algum bônus extra para o destaque do mês.

Outra boa alternativa é combinar uma boa liderança e um programa de recompensas ao acompanhamento das metas através de reuniões semanais, pois dessa forma a equipe também fica sabendo aonde a somatória dos esforços de toda equipe chegou até o momento e se mantém informada sobre o quanto ainda falta para atingir a meta.

Uma equipe bem treinada é capaz de atingir melhores resultados

Quando a equipe é bem treinada, ela é capaz de seguir o expediente dando conta das tarefas diárias e das demandas urgentes, além de manter o jogo de cintura necessário para resolver possíveis imprevistos.

Planejar antes de agir é fundamental, por isso é importante que o supervisor de vendas ou o líder de equipe oriente os vendedores e os auxiliares de loja a atender bem os clientes definindo um roteiro de ações e tarefas para que se mantenha o padrão do fluxo de atendimento na loja, para que nada fique sem fazer e, se a caso houver um imprevisto, este seja controlado ou administrado da melhor forma possível.

Quando se tem as etapas diárias bem definidas, tudo fica mais organizado e as coisas fluem melhor. Por exemplo:

• Escala entre os encarregados de loja para que ninguém fique sobrecarregado;
• Rodízio de função entre os auxiliares de loja como reposição do estoque, organização dos produtos e operação do caixa permite que cada um saiba um pouco das atividades gerais, e isso é válido para um eventual desfalque da equipe ou em caso de uma substituição necessária;
• Treinamentos contínuos e cursos de reciclagem de atendimento ao cliente para os vendedores para mantê-los atualizados quanto as novas exigências do mercado e identificação de novas necessidades dos clientes.

Todos esses cuidados refletem no atendimento e sobre a percepção que o cliente tem da loja: se a considera organizada ou não, se percebe que os vendedores estão dispostos e preparados para ajudá-los quanto às dúvidas sobre os produtos. E tudo isso influencia na avaliação final do cliente a respeito da loja e com certeza interfere nos resultados das vendas.

Mostre a sua loja e ambientalize seus produtos

Tão importante quanto manter o nível suficiente de produtos em estoque para as reposições e o atendimento da demanda da loja, é manter todos os produtos em exposição nas prateleiras bem organizados, conforme seu preço, categoria e setor.

A setorização dos produtos no interior da loja auxilia o cliente no momento da compra, pois permite a ele escolher entre as variedades disponíveis qual produto irá levar.

Outra contribuição importante da setorização é que ela permite ao cliente selecionar os produtos e seus itens complementares. Por exemplo: na seção de frascos utilizados como embalagens para lembrancinhas também há a tampa ou item utilizado para vedar ou utilizar o frasco.

Ambientalizar os produtos também tem sido uma alternativa interessante adotada por um grande número de lojas para expor os seus produtos em suas vitrines. Quando o produto é inserido num cenário em que ele se torna uma peça importante, o cliente percebe e valoriza sua utilidade e dessa forma se sente atraído a adquiri-lo.

Manter tudo bem organizado, limpo, iluminado e coerente também provoca uma sensação visual positiva para o cliente e isso pode ser um fator determinante que o faça entrar na loja.

A organização da loja auxilia o seu cliente no momento da compra

Uma loja bem organizada auxilia o cliente no momento da compra e também colabora no trabalho dos funcionários, pois dispor itens complementares de maneira que estejam próximos, e produtos de mesma categoria na mesma seção, por exemplo, ajuda no momento da procura e seleção.

Enquanto os clientes estão escolhendo seus produtos, eles também desejam conforto e praticidade, por isso a identificação da seção e dos produtos na prateleira é tão importante.

Manter os preços atualizados conforme as promoções e informações do sistema também é garantia para que não haja desconforto para o cliente na hora de passar o produto no caixa, e a conferência das etiquetas de preço é tão importante quanto a verificação do prazo de validade dos produtos.

Dê Importância para o Pós-venda e faça disso o seu diferencial competitivo

Tão importante quanto a venda é o pós-venda, pois o cliente precisa se sentir seguro
desde o momento que chega a loja até o momento em que ele retorna. Por isso, é substancial que a loja garanta um bom atendimento ao cliente no momento da compra, no momento da entrega do produto, no momento da reclamação e no momento das sugestões.

Pode ser uma dúvida sobre o produto que ele adquiriu, pode ser uma possível troca do produto ou retorno a loja com o cupom fiscal como crédito para adquirir qualquer outro produto da loja e pagar a diferença.

Mas a atenção redobrada ao código do consumidor e a valorização do tempo e dinheiro do cliente configura o respeito que a loja tem pelo cliente e seus recursos, e essa atitude pode ser determinante para a fidelização deste cliente.

Se seu cliente procura por preço e qualidade, e se dirigiu a sua loja é porque seu diferencial a ser entregue deve ser o serviço de atendimento. A concorrência também possui preço, qualidade, promoções e vantagens, por isso é importante a dedicação equiparada na venda e no pós-venda.

Ofereça condições adicionais e complementares de venda para os seus clientes

Quando a loja se prepara para oferecer condições adicionais e complementares de venda para seus clientes, estes compram mais por se sentirem seguros e confortáveis com a qualidade e a confiabilidade da loja e de seus produtos.

Conceder descontos sobre peças similares ou complementares também é uma forma de demonstrar ao cliente que na loja o dinheiro dele vale mais: fazer promoções “como na compra de um kit completo de descartáveis para festa ganhe um par de velas” ou “na compra de dois itens similares de decoração, o segundo sai com 50% de desconto” também é uma forma de atrair os clientes.

Aceitar variados tipos de pagamento como cheque, dinheiro, vários cartões de bandeiras diferentes na modalidade crédito ou débito, pagamento via carteira digital, QR Code, boletos, carnês, cartão fidelidade, entre outros demonstra o quanto a loja está preparada para receber por suas vendas.

Uma boa alternativa também é a loja se associar a programas de fidelidade que concedem descontos conforme o acúmulo de pontos que o cliente adquire em suas compras nas lojas participantes.

Melhore o desempenho de suas atividades com o auxílio de um sistema de gestão
Por último, mas tão importante quanto as dicas anteriores, investir em um bom sistema de gestão e controle pode fazer toda a diferença no processo de conquista dos resultados da loja.

Monitorar e acompanhar a execução das atividades e o desempenho da loja de modo a ter informações para analisar os relatórios e tomar decisões, identifica as chaves indicadoras de performance que podem ser melhoradas e oportunidades de cortes de custos também.

Um bom sistema de gestão e controle voltado para o varejo, e se possível mais específico para atender as necessidades de uma loja de artigos para festas, possibilita o menor gasto de tempo e o emprego mais assertivo de recursos em itens que possam proporcionar o retorno do investimento.

Cadastrar e programar as promoções que ficarão habilitadas para os produtos selecionados e por um período determinado é uma tarefa mais simples de ser executada a partir de um sistema.

É através dele que no período de promoções, por exemplo, os preços são atualizados e consultados por outras funções do sistema para impressão de cupons fiscais, etiquetas e relatórios.

O controle do estoque a partir de um sistema também torna mais simples a definição do estoque mínimo e máximo dos produtos e o momento de compra.

Os benefícios que o emprego destas dicas para atrair clientes pode trazer a sua loja de artigos para festas

Entre as dicas apresentadas nesse artigo não há uma sequência a ser seguida, mas um bom conselho para iniciar a adoção delas seria eleger as atitudes conforme as prioridades da loja.

O somatório dos resultados dessas dicas pode levar a loja a atingir, num tempo relativamente curto, feitos antes inimagináveis. Os benefícios podem ser inúmeros, mas é possível mensurar alguns:

• Fidelização dos clientes: a fidelização de clientes no curto prazo certamente é capaz de aumentar o volume de vendas, pois se existe uma expectativa natural de vendas somada a parcela de vendas a clientes fidelizados, dependendo do volume atingido no mês, isso pode caracterizar a conquista da meta, a ultrapassagem dela ou ao menos uma margem muito próxima;

• Maior controle do estoque: nunca é bom ter demais e nem de menos, por isso o controle do estoque de produtos é tão importante, e isso é possível a partir do sistema de gestão e controle em operação;

• Maior destaque entre as lojas do mercado: identificar o diferencial competitivo da loja é um resultado natural após o emprego dessas dicas. E quando a loja evidencia sua vantagem competitiva, seus clientes passam a valorizá-la e seus concorrentes passam a tentar copiá-la;

• Melhor organização das atividades, serviços e produtos: o sistema, as reuniões e os cursos são fatores que impactam os resultados das atividades dos colaboradores, a qualidade dos serviços prestados e a disposição dos produtos. E tudo isso de certa forma é percebido pelo cliente podendo fazer com que ele se sinta confortável, seguro e confie na loja;

• Maiores chances de conseguir capital de terceiros para novos investimentos: quando se conquista bons resultados por um bom período, e se estabelece um planejamento de metas e/ou um plano de marketing, a confiabilidade do negócio frente a avaliação de investidores em potencial aumenta, dessa forma a loja tem mais chances de conseguir mais capital para investir, expandir e crescer;

• Estreitamento de relações com os clientes: toda a preocupação em atender o cliente e efetuar a venda dos produtos de modo a suprir ao máximo suas necessidades estreita o relacionamento do cliente com a loja. Manter um canal ativo a partir de uma plataforma onde os clientes possam elogiar a loja e propor sugestões ou fazer reclamações também contribui para a manutenção das atividades e para a melhoria contínua do atendimento.

As dicas para atrair clientes são pragmáticas, mas demandam que os envolvidos acreditem que elas possam dar resultados satisfatórios. A alta administração e todos os colaboradores da loja precisam estar alinhados aos objetivos propostos pelas dicas e engajados na conquista dos resultados. Dessa forma todo mundo sai ganhando.

Créditos da imagem:
Adi Goldstein

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