Franquias, Vendas

Como aumentar as vendas da sua franquia com uma gestão inteligente

Você quer saber como aumentar as vendas da sua franquia?

Você sabe o que deve fazer para ter uma operação mais lucrativa e eficiente como franqueador?

Todos os empresários que decidem abrir uma franquia querem obter o máximo possível de vendas em sua operação…

Porém, nem sempre é algo fácil de ser feito.

Gerir uma franquia de sucesso é semelhante a começar uma empresa do zero.

Isso significa que algumas práticas administrativas devem ser consideradas.

O que é uma franquia?

Antes de falar sobre como aumentar as vendas da sua franquia…

Em primeiro lugar é importante entender como funciona esse tipo de negócio e suas nuances.

Uma franquia é um tipo de negócio já formatado…

Que pode ser adquirido por outros empresários para ser replicado da forma mais fiel possível. Eles são os “franqueados”.

Aquele que está concedendo os direitos de uso da marca e todo o conhecimento indispensável para gerir o negócio, é chamado de franqueadora.

Entre o franqueado e o franqueador existe um acordo mútuo de que o franqueado irá replicar todas as recomendações impostas pelo franqueador, e também lhe pagar royalties.

Franquias, por sua vez, podem ser de diferentes negócios, desde restaurantes, farmácias, lanchonetes e até prestadores de serviço.

O papel do franqueado para aumentar as vendas da franquia

A formatação de um negócio é algo que pode levar tempo…

Estudos, erros e acertos, uma vez que o modelo se consolide, devem ser replicados fielmente.

Portanto, uma franquia só pode ser bem-sucedida quando possui o investimento.

Este investimento pode ser financeiro ou administrativo.

Estes são responsáveis por garantir a manutenção do padrão de qualidade e também por zelar pela imagem da marca, trabalhando no sentido de torná-la mais confiável.

Dicas de gestão para aumentar as vendas da sua franquia

Agora veja algumas dicas de gestão importantes para aprimorar a quantidade de vendas da sua franquia.

1. Invista no marketing digital

A melhor forma de fazer propaganda hoje em dia é com o auxílio do marketing digital, que se trata de uma solução muito mais econômica e com maior grau de eficiência.

Para aumentar as vendas com o marketing digital é preciso considerar:

  • Ter perfis ativos nas principais redes sociais;
  • Investir em tráfego pago em plataformas como Facebook Ads e Google Ads;
  • Ter uma identidade visual reconhecível e única;
  • Engajar os clientes com conteúdo relevante.

2. Mantenha o padrão de qualidade

Manter o padrão de qualidade em cada unidade da franquia para aumentar as vendas, pode até soar óbvio, no entanto, há muitos franqueados que não se atentam a esse ponto.

O franqueador, então, tem de estar atento a estes casos e remediar a situação o quanto antes conversando com o franqueado. Em último caso tomar medidas mais drásticas.

Isso porque uma unidade mal gerida e que não entrega um bom resultado, ou que esteja recebendo muitas reclamações, pode manchar a imagem da marca toda.

3. Faça pesquisas de satisfação

Apesar da operação da franquia já ter se provado como bem-sucedida e lucrativa e, justamente por isso ela pode se tornar uma franquia, isso não garante sucesso contínuo.

As condições de mercado podem mudar constantemente…

Assim como a concorrência em uma determinada região pode acabar crescendo.

Em cenários como esse, é muito importante saber exatamente o que os clientes da franquia pensam dos produtos ou serviços oferecidos.

Para aumentar as vendas, é muito importante buscar a satisfação máxima do consumidor.

4. Tenha um bom controle financeiro e contábil

Diferente de empresas tradicionais, as franquias possuem uma complexidade financeira e contábil maior, pois é necessário considerar todas as suas unidades.

No entanto, é justamente por isso que o controle dessas áreas precisa ser ainda mais bem observado para que seja possível aumentar as vendas.

Saber exatamente os pontos onde a franquia está mais faturando ou perdendo dinheiro, é fundamental para então poder fazer investimentos melhores.

5. Treine bem os vendedores

No fim do dia, quem faz as vendas são os vendedores de todas as unidades da franquia. Justamente por isso eles precisam saber muito bem o que estão fazendo.

Entender como deve ser a abordagem com os clientes, qual é o script de atendimento e até onde eles podem chegar com eventuais negociações.

O franqueador tem a responsabilidade de criar programas de treinamento que sejam bons, replicáveis e estejam constantemente se aprimorando.

6. Faça uso de um sistema de gestão integrado

A última dica para aumentar as vendas da franquia, é sobre fazer uso de um bom sistema de gestão integrado para franquias. Há muitas opções no mercado.

Cada sistema oferece funcionalidades e vantagens diferentes e por isso é recomendável analisar um por um para chegar à conclusão de qual é a melhor opção para o seu negócio.

Fazer a gestão de uma franquia sem o apoio de uma solução tecnológica, por fim, pode ser uma tarefa quase impossível, que pode ser suscetível a muitos erros.

Conheça o sistema para franquias da RCKY

Você está precisando de um sistema de gestão para franquias? Então venha conhecer a solução oferecida pela RCKY. O nosso sistema de gestão oferece os seguintes benefícios:

  • Controle multilojas em nuvem: É possível gerenciar e armazenar dados sobre todas as unidades da franquia em nuvem, estando sempre disponíveis;
  • Atualização em tempo real: Os dados financeiros, relatórios, vendas, e outros dados, podem atualizados em tempo real;
  • Sistema homologado em todos os estados: Possui integração com as leis fiscais de todos os estados da federação de forma automática;
  • Hospedagem de dados segura: São quatro data centers diferentes que hospedam todos os dados movimentados pela RCKY;
  • Integração com PDV móvel: Receber dados direto de qualquer PDV móvel e os seus relatórios ajudam ainda mais na precificação e controle financeiro;
  • Administração completa: É possível cadastrar todas as contas da franquia em um único lugar, facilitando o cálculo do fluxo de caixa.

Por fim, com o Sistema de franquia da RCKY, e os benefícios que ele entrega, aumentar as vendas da sua loja vai ser uma consequência natural da operação.

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