Automação e Tecnologia, Gestão de Empresas

Automação de restaurante: esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto

Você já decidiu automatizar as operações do seu negócio, mas ainda restam dúvidas a respeito dos próximos passos. Neste artigo, saiba mais sobre 5 pontos envolvidos na automação de restaurante.

Automatizar o negócio é tanto o desejo quanto o objetivo de muitos empreendedores hoje. Quem teve a oportunidade de conhecer o funcionamento de um sistema de gestão e os benefícios que ele traz para os estabelecimentos, entende que o investimento vale a pena.

Quanto mais tempo um negócio demora para automatizar as operações, maiores são as chances de ele ficar em real desvantagem em comparação a concorrentes mais avançados nesse sentido. Sem utilizar um sistema de gestão, um negócio não apenas perde oportunidades, mas também demora mais para diagnosticar e resolver problemas.

No entanto, realizar o processo de automação de restaurante pode gerar algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas para que sejam tomadas boas decisões.

Como a automação ajuda a gerenciar os dados do negócio?

Um restaurante precisa armazenar milhares de dados importantes para o seu funcionamento, além de gerar grandes quantidades de informação todos os dias. Muitos estabelecimentos ainda utilizam ferramentas básicas de planilha e texto para registrar os dados, além de softwares voltados para diferentes necessidades do negócio, como organização de estoque e cadastro de funcionários.

Realizar a automação de restaurante envolve reunir boa parte das informações relevantes do negócio em um único sistema, facilitando sua organização, análise, compreensão e utilização. Assim, é possível ter maior controle, trabalhar com mais eficiência e lidar com os dados de maneira segura.

Como a automação melhora o atendimento?

Ferramentas como sistema de comandas e cardápio eletrônico facilitam o trabalho dos garçons, minimizam os atritos entre clientes e funcionários por dar clareza e transparência e diminuem as chances de erros.

Uma vez que os funcionários tenham aprendido a utilizar as tecnologias, eles não precisarão ficar correndo de um canto para o outro e assim poderão atender os clientes sem pressa, falando de maneira clara a respeito dos pratos e valores e sem se preocupar tanto com o que acontece na cozinha ou no caixa, visto que todos os setores estarão na mesma sintonia.

Como a automação melhora a experiência do cliente?

Alguns clientes podem não perceber, mas a automação de restaurante melhora a sua experiência no estabelecimento do início ao fim. A maior agilidade no registro e entrega de pedidos contribui para um ambiente mais agradável para todos.

Além disso, o sistema de gestão também permite uma integração do serviço do garçom com o serviço de caixa, diminuindo as filas e os contratempos na hora do cliente pagar a conta. Todos esses aspectos dão uma impressão positiva a respeito do restaurante, estimulando o cliente a retornar.

Como escolher o sistema ideal?

Primeiramente, conheça e esclareça o perfil e as necessidades do seu restaurante. Quem é seu público-alvo? Que tipo de comida é servida? Quais são as necessidades rotineiras? Quais são os problemas e riscos principais? É vital encontrar um sistema que ofereça soluções na medida certa para seu negócio.

É preciso analisar se o investimento tem um bom custo-benefício levando em consideração a margem de lucro e a saúde financeira do seu restaurante. Encontre um sistema que atenda à demanda por um preço que possa ser incorporado às despesas sem causar dificuldades nesse sentido.

Além disso, não deixe de considerar a reputação da empresa de software e a qualidade do serviço prestado por eles antes de fechar negócio. A decisão de realizar a automação de restaurante visa trazer agilidade à operação, mas ter problemas com o software e não poder contar com suporte abrangente pode ocasionar prejuízos ao funcionamento do negócio.

Quais ferramentas implantar?

Sistema de atendimento

Melhorar o modo como os garçons atendem os clientes usando a tecnologia é uma medida com impactos significativos tanto na experiência do cliente quanto na qualidade do trabalho do garçom.

O uso de um sistema de atendimento é uma verdadeira tendência no mercado capaz de tornar o atendimento mais ágil e diminuir os erros, sendo assim um aspecto que merece destaque quando se fala em automação de restaurante.

Armazenamento em nuvem

Não é simples nem prático armazenar dezenas de páginas de documentos físicos. É complicado organizar, manusear, transportar e manter os documentos seguros. Por essa razão, as empresas que operam com sistemas de gestão reconhecem o valor de armazenar seus dados em servidores remotos, economizando espaço físico e ganhando tempo.

Investir no armazenamento em nuvem para o seu restaurante é uma decisão da qual você dificilmente irá se arrepender, visto que as chances de seus dados serem perdidos, roubados ou danificados na nuvem são bem menores do que se eles estivessem em arquivos físicos. Além disso, a empresa que cuidará dos dados terá comprometimento e oferecerá maneiras de você se proteger desses riscos.

Cardápio eletrônico

Um cardápio detalhado e autoexplicativo faz toda a diferença na hora de fazer um pedido. Por outro lado, cardápios desatualizados, rabiscados e com erros realmente prejudicam a experiência dos clientes, tornam o atendimento lento e podem irritar as pessoas.

Utilizar o cardápio eletrônico pode ser uma novidade para alguns clientes, mas escolher os pratos por meio do próprio smartphone acessando imagens de boa qualidade, preços e condições atualizadas e descrições completas certamente irá ser satisfatório para eles.

Essas foram apenas três das diversas opções de ferramentas que podem ser incorporadas à rotina do restaurante por meio da automação. Todo empreendedor precisa conhecer as demais opções para fazer as escolhas certas e tirar bom proveito das funcionalidades que um sistema de gestão pode oferecer para seu restaurante.

Automação de restaurante – vantagens

  • Melhor desempenho;
  • Maior eficiência;
  • Mais qualidade no atendimento;
  • Redução de custos;
  • Viabilização de diferentes tipos de melhorias;
  • Gestão facilitada;
  • Economia de tempo.

Depois de tirar suas dúvidas e conhecer algumas vantagens e possibilidades oferecidas por um sistema de gestão, esperamos que você esteja preparado para dar os próximos passos em direção à automação de restaurante.

É preciso entender o que está envolvido na automação para tomar boas decisões, evitar problemas e conseguir tirar o máximo de proveito das funcionalidades. Portanto, antes de começar a implantar um sistema de gestão em seu negócio, continue aprendendo cada vez mais sobre esse assunto.

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Imagem por:
Sandra Seitamaa

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