Empreendedorismo, Vendas

Black friday 2019: Empreendedores do varejo, como fazer seu negócio ser um sucesso de vendas?

Faltam apenas alguns dias para a Black Friday, período de grande salto nas vendas, alto fluxo de pesquisa e procura, e uma ótima oportunidade para atrair clientes em potencial. Mas como é possível se destacar de modo a conquistar um volume de vendas na Black Friday que justifique toda a dedicação de recursos e preparo para esta data?

Há uma grande mobilização de toda equipe da empresa para se preparar para a Black Friday: a alta administração se planeja estrategicamente para disparar as orientações para todos os setores trabalharem em sinergia, o setor de compras mantém o foco nas negociações com os fornecedores, o setor de vendas intensifica o treinamento para atender os clientes, convertê-los em consumidores e sempre que possível fidelizá-los, toda a logística se organiza para o alto volume de entradas e saídas, e o setor de marketing estuda as melhores opções de propagandas para o período.

Varejista, saiba aproveitar a Black Friday

Além de ser interessante utilizar a Black Friday para de repente renovar o estoque, é importante se preocupar com a maneira de chamar a atenção de novos clientes e conquistá-los para além da Black Friday e proporcionar uma experiência de atendimento única para o cliente conforme suas necessidades com a intenção de que ele volte a comprar.

Para isso, são dezenas as opções de promoções para propagandas de divulgação sobre como a empresa irá aderir a Black Friday e, deste modo, atrair os clientes. Mas para garantir que tenha o volume satisfatório de vendas é necessário estar antenado às necessidades do mercado de seu segmento, o que os seus concorrentes estão fazendo, assim como os produtos mais procurados.

Se preparando para a Black Friday

É possível se estabelecer Black Friday, Black Week, Black Month, mas é necessário planejamento estratégico e este processo também exige que se examinem erros ou falhas e tentativas frustradas do passado para que este ano seja possível o alcance da meta ou a sua ultrapassagem.

A força tarefa para a Black Friday se inicia a meses de antecedência, pois o preparo é indispensável: terei estoque suficiente para atender a demanda? Minha equipe de vendedores está preparada para o atendimento de um grande fluxo de clientes? O servidor do meu e-commerce é capaz de suportar a gama de acessos de uma Black Friday ou ele pode cair? Qual o prazo de entrega que posso acordar com meu cliente levando em consideração o volume de cargas em tráfego durante o período de Black Friday?

São muitos os questionamentos e o ideal para se iniciar o preparo é levantar todos eles com foco na realidade da empresa: até onde é possível ir e o que é capaz de administrar.

Divulgando as promoções

Conforme for se aproximando a data, organize as propagandas, seus conteúdos e as promoções conforme os canais de divulgação: outdoors, rádio, programas de tv e intervalos de programações, jornais, revistas, websites, rede sociais, loja física, etc.

Atualmente são variadas as mídias que as pessoas acessam e possuem contato seja físico ou virtual, por isso a importância de hoje uma empresa se dedicar em ser multicanal.

Para que todo investimento em marketing surta o efeito esperado ou surpreenda positivamente é preciso um traço estratégico com norte ao que a empresa pretende com a Black Friday: Zerar estoque? Fidelizar clientes? Aumentar o volume de vendas? Ganhar notoriedade no mercado? Todas as opções anteriores?

A partir disso, se define uma prioridade que será o foco de todas as ações e tomadas de decisão.

Se seu cliente é multicanal seja presente onde seu cliente estiver

Para o foco em atrair novos clientes, segue abaixo uma lista de opções de promoções e vantagens para oferecer aos clientes na Black Friday:

  • Cartão fidelidade: oferecer a opção para o cliente de adesão ao cartão fidelidade para ele conquistar descontos e/ou brindes como vale-compras, por exemplo, ou um item complementar ao produto que comprou pode ser uma forma atrativa e interessante para agradar o cliente;
  • Variadas formas de pagamento: seja dinheiro, cheque, boleto, cartão de débito/crédito ou depósito/transferência, propor várias opções de pagamento e facilidade para o cliente pode ser muito interessante. Exemplos: 12 vezes sem juros, entrada + 3 vezes, 10 vezes sem juros com o primeiro pagamento daqui a 60 dias.
  • Na compra do segundo item, ganha 50% de desconto: muito famoso na venda de smartphones e demais eletrônicos, com esta opção o cliente pode adquirir dois produtos com o segundo a um preço inferior ao seu valor original;
  • Leve 3 e pague 2: promoção comum muito praticada por varejistas que ofertam o terceiro item na compra de dois;
  • Descontos: ofertas de descontos de até 70%, por exemplo, sobre o valor de produtos por toda a loja;
  • Velho x novo: nesta opção de promoção, o cliente consegue um desconto na compra de um novo produto trazendo a loja um modelo antigo/usado.

Estas são apenas algumas sugestões para conquistar os clientes, mas o seu diferencial na Black Friday deve priorizar a honestidade, a franqueza, a realidade e a qualidade no atendimento. Proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente é sem dúvida uma das maiores razões que fazem o cliente voltar a comprar em sua loja.

Alternativas para converter o seu cliente em um cliente fiel

Assim como você se preparou por meses para atingir suas expectativas sobre as vendas na Black Friday, também o seu cliente se preparou e se planejou: dedicou seu tempo de pesquisa pelo produto meses antes para acompanhar os preços e não cair em contos de Black Fraudes por dar valor ao seu dinheiro; realizou certo esforço financeiro ou sacrifícios para utilizar parte da primeira parcela do 13º salário e/ou fez economias para adquirir itens de vestuário, eletroeletrônicos, móveis, adiantar presentes de Natal, entre outras razões para garantir o proveito dos descontos da Black Friday.

Por isso, antes de qualquer coisa, o respeito a quem deseja comprar de você é substancial.

Procure dedicar estes momentos finais antes da Black Friday a se colocar no lugar do cliente, estar atento ao que ele procura e deseja, e ofereça um serviço de qualidade com um ótimo atendimento: tempo de resposta e tempo de retorno conta muito, o pós-venda também é importante porque o seu cliente também estava ansioso por adquirir o produto e talvez ele tenha uma opinião ou sugestão para compartilhar.

Tão importante quanto vender, planejar, estruturar campanhas publicitárias e se organizar para que tudo seja favorável ao seu sucesso na Black Friday, também é o atendimento ao seu cliente, pois preço, oferta e qualidade seus concorrentes também têm.

Contudo, seu destaque é garantir ao cliente que você não quer só vender, mas também fidelizá-lo de forma que se torne referência para ele de um conjunto de atributos indispensáveis para uma empresa varejista de sucesso.

Post anterior
Sucesso na liderança de uma equipe pequena
Próximo post
Consumo de produtos dentro da loja: como ter controle?
Receba novos conteúdos por e-mail semanalmente

    Leia também

    Nenhum resultado encontrado.