Empreendedorismo, Vendas

Black friday 2019: Empreendedores do varejo, como fazer seu negócio ser um sucesso de vendas?

Faltam apenas alguns dias para a Black Friday, período de grande salto nas vendas, alto fluxo de pesquisa e procura, e uma ótima oportunidade para atrair clientes em potencial. Mas como é possível se destacar de modo a conquistar um volume de vendas na Black Friday que justifique toda a dedicação de recursos e preparo para esta data?

Há uma grande mobilização de toda equipe da empresa para se preparar para a Black Friday: a alta administração se planeja estrategicamente para disparar as orientações para todos os setores trabalharem em sinergia, o setor de compras mantém o foco nas negociações com os fornecedores, o setor de vendas intensifica o treinamento para atender os clientes, convertê-los em consumidores e sempre que possível fidelizá-los, toda a logística se organiza para o alto volume de entradas e saídas, e o setor de marketing estuda as melhores opções de propagandas para o período.

Varejista, saiba aproveitar a Black Friday

Além de ser interessante utilizar a Black Friday para de repente renovar o estoque, é importante se preocupar com a maneira de chamar a atenção de novos clientes e conquistá-los para além da Black Friday e proporcionar uma experiência de atendimento única para o cliente conforme suas necessidades com a intenção de que ele volte a comprar.

Para isso, são dezenas as opções de promoções para propagandas de divulgação sobre como a empresa irá aderir a Black Friday e, deste modo, atrair os clientes. Mas para garantir que tenha o volume satisfatório de vendas é necessário estar antenado às necessidades do mercado de seu segmento, o que os seus concorrentes estão fazendo, assim como os produtos mais procurados.

Se preparando para a Black Friday

É possível se estabelecer Black Friday, Black Week, Black Month, mas é necessário planejamento estratégico e este processo também exige que se examinem erros ou falhas e tentativas frustradas do passado para que este ano seja possível o alcance da meta ou a sua ultrapassagem.

A força tarefa para a Black Friday se inicia a meses de antecedência, pois o preparo é indispensável: terei estoque suficiente para atender a demanda? Minha equipe de vendedores está preparada para o atendimento de um grande fluxo de clientes? O servidor do meu e-commerce é capaz de suportar a gama de acessos de uma Black Friday ou ele pode cair? Qual o prazo de entrega que posso acordar com meu cliente levando em consideração o volume de cargas em tráfego durante o período de Black Friday?

São muitos os questionamentos e o ideal para se iniciar o preparo é levantar todos eles com foco na realidade da empresa: até onde é possível ir e o que é capaz de administrar.

Divulgando as promoções

Conforme for se aproximando a data, organize as propagandas, seus conteúdos e as promoções conforme os canais de divulgação: outdoors, rádio, programas de tv e intervalos de programações, jornais, revistas, websites, rede sociais, loja física, etc.

Atualmente são variadas as mídias que as pessoas acessam e possuem contato seja físico ou virtual, por isso a importância de hoje uma empresa se dedicar em ser multicanal.

Para que todo investimento em marketing surta o efeito esperado ou surpreenda positivamente é preciso um traço estratégico com norte ao que a empresa pretende com a Black Friday: Zerar estoque? Fidelizar clientes? Aumentar o volume de vendas? Ganhar notoriedade no mercado? Todas as opções anteriores?

A partir disso, se define uma prioridade que será o foco de todas as ações e tomadas de decisão.

Se seu cliente é multicanal seja presente onde seu cliente estiver

Para o foco em atrair novos clientes, segue abaixo uma lista de opções de promoções e vantagens para oferecer aos clientes na Black Friday:

  • Cartão fidelidade: oferecer a opção para o cliente de adesão ao cartão fidelidade para ele conquistar descontos e/ou brindes como vale-compras, por exemplo, ou um item complementar ao produto que comprou pode ser uma forma atrativa e interessante para agradar o cliente;
  • Variadas formas de pagamento: seja dinheiro, cheque, boleto, cartão de débito/crédito ou depósito/transferência, propor várias opções de pagamento e facilidade para o cliente pode ser muito interessante. Exemplos: 12 vezes sem juros, entrada + 3 vezes, 10 vezes sem juros com o primeiro pagamento daqui a 60 dias.
  • Na compra do segundo item, ganha 50% de desconto: muito famoso na venda de smartphones e demais eletrônicos, com esta opção o cliente pode adquirir dois produtos com o segundo a um preço inferior ao seu valor original;
  • Leve 3 e pague 2: promoção comum muito praticada por varejistas que ofertam o terceiro item na compra de dois;
  • Descontos: ofertas de descontos de até 70%, por exemplo, sobre o valor de produtos por toda a loja;
  • Velho x novo: nesta opção de promoção, o cliente consegue um desconto na compra de um novo produto trazendo a loja um modelo antigo/usado.

Estas são apenas algumas sugestões para conquistar os clientes, mas o seu diferencial na Black Friday deve priorizar a honestidade, a franqueza, a realidade e a qualidade no atendimento. Proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente é sem dúvida uma das maiores razões que fazem o cliente voltar a comprar em sua loja.

Alternativas para converter o seu cliente em um cliente fiel

Assim como você se preparou por meses para atingir suas expectativas sobre as vendas na Black Friday, também o seu cliente se preparou e se planejou: dedicou seu tempo de pesquisa pelo produto meses antes para acompanhar os preços e não cair em contos de Black Fraudes por dar valor ao seu dinheiro; realizou certo esforço financeiro ou sacrifícios para utilizar parte da primeira parcela do 13º salário e/ou fez economias para adquirir itens de vestuário, eletroeletrônicos, móveis, adiantar presentes de Natal, entre outras razões para garantir o proveito dos descontos da Black Friday.

Por isso, antes de qualquer coisa, o respeito a quem deseja comprar de você é substancial.

Procure dedicar estes momentos finais antes da Black Friday a se colocar no lugar do cliente, estar atento ao que ele procura e deseja, e ofereça um serviço de qualidade com um ótimo atendimento: tempo de resposta e tempo de retorno conta muito, o pós-venda também é importante porque o seu cliente também estava ansioso por adquirir o produto e talvez ele tenha uma opinião ou sugestão para compartilhar.

Tão importante quanto vender, planejar, estruturar campanhas publicitárias e se organizar para que tudo seja favorável ao seu sucesso na Black Friday, também é o atendimento ao seu cliente, pois preço, oferta e qualidade seus concorrentes também têm.

Contudo, seu destaque é garantir ao cliente que você não quer só vender, mas também fidelizá-lo de forma que se torne referência para ele de um conjunto de atributos indispensáveis para uma empresa varejista de sucesso.

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