Vendas

Bomboniere: 8 ideias para atrair clientes

Atrair clientes e aumentar as vendas – essas são tradicionais questões que fazem parte do dia a dia de milhões de negócios no mundo todo, e no comércio de doces, mais especificamente em bombonieres, não é diferente. Neste artigo, conheça 8 ideias para atrair clientes e conquistar outros objetivos importantes relacionados ao lucro e ao sucesso de uma bomboniere.

Devido às baixas margens de lucro em muitos itens do varejo, os lojistas precisam gerar um alto volume de vendas para obter resultados favoráveis. Uma maior entrada de clientes na loja é um elemento que pode influenciar o aumento das vendas, assim como criar e promover estratégias em diferentes frentes e meios de comunicação.

O mercado tem passado por muitas mudanças nos últimos anos, visto que o comportamento, as necessidades e os desejos do consumidor estão sofrendo profundas alterações. Portanto, é lógico pensar que as ideias difundidas e aplicadas há vinte ou dez anos atrás já não condizem com a demanda atual e dificilmente conseguirão manter a estabilidade de negócios no futuro próximo.

Porém, é preciso pensar nas características do entorno, do mercado, do público-alvo e das próprias mercadorias da bomboniere antes de investir em mudanças que visam melhorar os resultados. Existem diversas ideias que podem ser aplicadas, mas cada caso deve ser analisado para que sejam tomadas as medidas adequadas nas devidas proporções, gerando assim lucro, visibilidade e popularidade para o negócio.

Preze pela experiência do cliente

Um ambiente agradável e experiências positivas incentivam que os clientes retornem à loja, mesmo que não estejam decididos a comprar algo. Portanto, poder contar com alguém preparado e disposto a amparar os clientes, dar informações e fechar vendas certamente faz a diferença no lucro da loja e no modo como os clientes a avaliam. Seja para tirar dúvidas, organizar filas ou agilizar o atendimento, um funcionário atento e pró-ativo é um elemento que atrai e conquista clientes.

Se as pessoas que passam perto da bomboniere virem que lá dentro estão funcionários prontos para ajudar, isso talvez as convide para entrar. Caso elas encontrem pessoas simpáticas, amigáveis e devidamente treinadas para cumprir suas funções, isso deixará uma impressão positiva, podendo levar a uma venda e dar à loja um cliente satisfeito que provavelmente retornará.

É preciso destacar também a importância de manter o ambiente limpo, organizado, perfumado e fresco. Oferecer brindes e amostras para clientes que estejam finalizando suas compras também é uma forma de atrair, fidelizar e recompensar os consumidores.

Limpe, organize e atualize

Com frequência, revise etiquetas, datas de validade, preços e embalagens. Podem haver alterações nos preços, podem ser criadas e divulgadas novas promoções, os produtos podem ficar encalhados na prateleira ou, por algum engano, produtos velhos podem se misturar a produtos novos. Essas coisas podem fazer alguém desistir de uma compra, portanto não devem ser ignoradas.

Caso um cliente se depare com informações incorretas ou produtos vencidos nas prateleiras, isso pode ganhar proporções muito maiores do que o esperado e realmente causar danos à reputação da bomboniere.

Por isso, o empreendedor precisa se esforçar para encontrar e resolver possíveis problemas antes que eles cheguem ao conhecimento dos clientes que, por ficarem insatisfeitos, podem não apenas deixar de comprar algum produto, como nunca mais retornar à loja e influenciar muitas outras pessoas a fazer o mesmo.

Imagine que você está com pressa. No caminho para o trabalho, você passa em frente a uma bomboniere e não consegue resistir. Como não tem tempo sobrando, simplesmente pega alguns chocolates que estão expostos perto do caixa, paga por eles e segue seu caminho. Então, com água na boca, começa a degustar seus doces.

Mas, para sua infelicidade, o produto acabou derretendo e virando uma pasta dentro da embalagem. Ou ele pode ter passado da data de validade e, por isso, apresenta uma cor estranha.

Nesses casos, você pode até pensar que desperdiçou seu dinheiro com aquele doce e, provavelmente, contará sua experiência negativa para seus colegas, amigos e familiares. Toda vez que se aproximar ou ouvir falar da loja em questão, fará críticas e provavelmente não voltará a consumir seus produtos.

Certamente, nenhum empreendedor deseja que sua loja sofra com esse tipo de crítica. Problemas acontecem, mas verificações constantes podem evitar as consequências de manter produtos refrigerados incorretamente, expostos ao calor e passíveis de sofrer danos.

Posicione os produtos corretamente

O posicionamento adequado de produtos desempenha um papel relevante nas compras realizadas por diferentes tipos de clientes. Além de estudar e aplicar conhecidas práticas do mercado, o empreendedor também deve reorganizar os produtos e as seções da bomboniere para atingir determinados objetivos ou investir em tendências, analisando os resultados obtidos para até mesmo planejar profundas mudanças no espaço da loja.

Produtos posicionados em lugares estratégicos, ao alcance dos olhos e das mãos, serão escolhas mais prováveis de clientes apressados ou pessoas que talvez não tenham o costume de “garimpar” nas lojas, assim sua bomboniere lucra mais e os clientes perdem menos tempo. Seja como for, é possível deixar sua loja mais convidativa e agradável, aumentar as vendas e o giro de estoque aplicando diferentes estratégias de posicionamento de produtos.

Invista em publicidade

A maioria dos métodos de divulgação mais populares costuma custar caro, sendo esse um investimento que não garante retorno. Hoje, grandes empresas com orçamentos milionários de publicidade e marketing dominam os outdoors, jornais, revistas e televisão.

Quando pequenos anúncios nas mídias tradicionais podem custar uma fortuna, o empreendedor pode escolher entre investir alto nessa ideia ou buscar novos canais e meios para promover sua bomboniere e seus produtos, visto que essa é uma das mais conhecidas ideias para atrair clientes.

O varejo também se utiliza de campanhas impressas e, atualmente, posts e vídeos nas redes sociais têm se mostrado uma estratégia inteligente e efetiva para entrar em contato e atrair o público-alvo até a loja.

Com uma forte presença digital, é possível conhecer e se manter atualizado em tempo real a respeito das tendências do mercado, dos desejos e opiniões dos clientes e das movimentações da concorrência.

Portanto, na hora de fechar negócio com empresas ou profissionais de publicidade, entenda como é o seu trabalho, o que eles podem fazer por sua empresa e como os resultados são mensurados. Mesmo que sua empresa disponha de muitos recursos para investir em divulgação, se certifique de que esse valor será bem utilizado visando atrair e conquistar mais clientes, aumentando as vendas e o lucro da loja.

Ofereça amostras exclusivas

Por formar sólidas parcerias com fornecedores, será possível trazer produtos novos para apresentar aos clientes. Eles podem ser informados sobre os eventos por meio de materiais impressos, posts ou mensagens nas redes sociais. Um bom trabalho de divulgação pode estimular sua curiosidade e despertar o desejo de provar alimentos saborosos antes de todo mundo – e de graça.

As principais vantagens de distribuir amostras podem incluir um aumento nas vendas a curto prazo, maior conhecimento do público a respeito do produto novo e uma experiência de compra mais interessante para os consumidores. As desvantagens incluem custo alto de implementação e a possibilidade do aumento nas vendas ser temporário. No entanto, essa não deixa de ser uma das mais interessantes ideias para atrair clientes.

Caso os clientes satisfeitos retornem para comprar o produto em questão, isso será positivo e o investimento terá valido a pena, mas caso eles só tenham ido experimentar sem compromisso ou não tenham gostado do produto, talvez a estratégia acabe não sendo lucrativa.
Ofereça cupons
Uma das mais populares ideias para atrair clientes, colocar cupons nas prateleiras e nos corredores da loja pode fazer com que os consumidores passem a se interessar por certos produtos que eles talvez não planejavam comprar. Se os preços forem atraentes e o cliente pensar que estará se beneficiando, os carrinhos podem chegar bem mais cheios ao caixa, aumentando o lucro e a possibilidade de retorno à loja.

Para distribuir cupons, existem diferentes alternativas. É possível deixá-los à disposição dos clientes na entrada da bomboniere, no interior ou próximos a carrinhos de compras, permitir que sejam impressos a partir da internet, por meio de links enviados por e-mail ou WhatsApp ou também podem ser disponibilizados em apps, de preferência mediante fidelidade dos clientes.

Antes de promover qualquer distribuição gratuita na loja, o empreendedor precisa fazer uma pesquisa para ver se conseguirá balancear os lucros e despesas envolvidos no processo. Também é preciso pensar no melhor modo de comunicar as estratégias e, por fim, como a loja se preparará para receber e atender um certo número de clientes e curiosos de maneira confortável e organizada. É preciso estar atento a todos esses detalhes, visto que um evento mal planejado seria prejudicial à reputação da empresa.

Organize eventos

Eventos temáticos, seguindo datas comemorativas ou um inovador calendário próprio, podem atrair a atenção de consumidores e transeuntes e transformá-los em clientes assíduos da loja.

Portanto, organize eventos sazonais para promover novos e tradicionais produtos e combinações. Use bem as cores na divulgação, nas embalagens e na decoração da bomboniere para criar uma identidade chamativa e única, mostrando que o negócio está sempre em movimento, se atualizando e trazendo novidades para os clientes.

Também é interessante procurar participar de eventos da comunidade, feiras e festas de rua que reúnem vários fornecedores e comerciantes locais para buscar um aumento nas vendas e conquistar mais clientes, inclusive pessoas de fora da cidade.

Esse tipo de ideia exige maior trabalho e certo investimento ao longo do ano, visto que a loja passará por pequenas mudanças com certa frequência. O ambiente da loja precisa ser conservado, os responsáveis pela publicidade, divulgação e mídias sociais precisam seguir o calendário promovendo os eventos corretamente e respondendo as dúvidas do público. O empreendedor precisa estar atento e se empenhar para conseguir parceiros, procurando obter maior visibilidade para o negócio e reduzir os gastos das operações realizadas durante o ano.
Colete e analise dados
Dados demográficos, histórico de compras, frequência, produtos favoritos, valores gastos – todos esses dados de clientes são extremamente valiosos para uma loja. Utilizando um sistema de gestão, a coleta, o armazenamento e a análise desses dados se torna um processo mais fácil e rápido.

Por exemplo, caso você saiba quanto um certo cliente costuma gastar e em qual período do mês ele costuma comprar seus produtos você pode, com o consentimento dele, notificá-lo a respeito de condições especiais para adquirir itens que ele normalmente consome, sugerir combinações e combos e convidá-lo para conhecer e experimentar novos produtos. Isso pode ser feito de maneira personalizada, aproximando o negócio dos clientes e favorecendo o retorno deles à loja.

Tendo acesso a informações verdadeiras e atualizadas a respeito do comportamento dos seus clientes, o empreendedor estará melhor informado para criar campanhas, anúncios e promoções visando atingir metas específicas.

Essa estratégia é uma das que têm causado profundas mudanças e debates no mercado, portanto empresas que desejam crescer, expandir e se estabelecer precisam compreender e, na medida do possível, se beneficiar dos avanços tecnológicos voltados para o comércio.

Como um software de gestão pode ajudar uma bomboniere?

Um software de gestão permite conhecer a quantidade dos produtos em estoque, o movimento de caixa, o histórico de compras dos clientes, as receitas e despesas do negócio de maneira simples. Com um sistema, também é possível ter acesso a relatórios de produtos e períodos específicos visando compreender melhor as vendas. Assim, podem ser criadas promoções automáticas para criar oportunidades de lucro e evitar prejuízos.

Conhecer, atrair e fidelizar clientes por meio de um software de gestão se torna uma tarefa mais prática, visto que é possível consultar e visualizar os dados de maneira organizada e inteligente. O sistema atua realizando o cruzamento entre os dados informados e as movimentações referentes a eles, permitindo detectar padrões e assim dar base sólida para a elaboração de estratégias direcionadas e assertivas.

Neste artigo, abordamos 8 ideias para atrair clientes em uma bomboniere. Embora alguns métodos possam ser mais efetivos do que outros, uma boa opção é testar e analisar todos e então escolher em qual é melhor investir.

Pode ser interessante combinar vários desses métodos para conseguir chegar aos clientes com a mensagem adequada seja apresentando seu negócio, informando as pessoas sobre seus produtos ou oferecendo benefícios atraentes.

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