Você sabe como montar um cardápio que seja altamente lucrativo? Essa é uma questão que todos os donos de estabelecimentos tentam responder diariamente.
Entretanto, a maioria deles acaba não sabendo por onde começar, ou se foca apenas em um aspecto específico do cardápio, deixando todos os outros de lado.
Pensando nisso, hoje a RCKY decidiu ajudar você a entender como se faz para montar um cardápio que seja altamente lucrativo em todos os aspectos. Vamos lá?
Aprenda qual é a função de um cardápio
Montar um cardápio para o seu restaurante é a primeira coisa que deve ser feita antes mesmo de já existir uma cozinha pronta. Basta considerar as suas funções:
- Mostrar ao cliente as opções do estabelecimento de forma organizada;
- Ajudar o restaurante a determinar a compra de matéria-prima;
- Direcionar as escolhas das pessoas para os melhores produtos.
Em outras palavras, um cardápio ajuda a coordenar o restaurante e pode ser fundamental para o sucesso financeiro do estabelecimento como um todo.
Já cardápios malfeitos tendem a causar dores de cabeça, em especial por frustrarem as expectativas do consumidor, que pode sair decepcionado e não mais voltar.
Precifique o cardápio de forma inteligente
Uma vez que você sabe a função de um cardápio, é importante aprender a montar um de forma que os seus preços sejam atrativos e justos para o estabelecimento e o consumidor.
A começar pela estética, é importante que os valores dos pratos estejam bem visíveis, mesmo que não estejam alinhados perfeitamente, seja abaixo ou do lado do item.
Inclusive, evitar um alinhamento de preços é uma dica de design que serve para impedir o cliente de fazer comparações diretas entre as opções e optar pela mais barata.
Já em relação aos valores, é preciso considerar que um bom cardápio precificado de forma inteligente, deve abarcar os três tipos de opções a seguir:
- Produtos de valor médio: Deve compor algo em torno de 70% a 80% do cardápio, ou seja, são a maioria dos itens, o quanto o restaurante quer faturar em média;
- Produtos low cost: Deve representar por volta de 10% do cardápio, são os itens de menor valor agregado, ideal para fisgar consumidores de passagem ou curiosos;
- Produtos high value: São as opções mais caras do menu que atraem a atenção dos clientes que querem qualidade independente do preço pago.
Inclusive, essa distribuição de valores serve para tornar o cardápio mais dinâmico e mostrar ao cliente que, se ele quiser variar, existem outras alternativas. Agora considere dois pontos.
1. Calcule os custos diretos e indiretos
Seja qual for o preço que você for colocar no momento de montar um cardápio, é muito importante que você considere os custos diretos e indiretos do restaurante.
Os custos diretos são, basicamente, aquilo que é gasto para fazer os produtos, como matéria-prima, e os custos indiretos estão relacionados à estrutura, como energia e água.
2. Economize com matéria prima
O segundo ponto importante na hora de montar um cardápio que tenha o objetivo de ser lucrativo, é sempre buscar economizar na aquisição de matérias primas.
Você não precisa adquirir as melhores opções dos melhores fornecedores. Um cardápio lucrativo também é econômico e busca o melhor custo-benefício sempre.
Monte um cardápio bem ilustrado de imagens
Uma imagem pode valer mais de mil palavras e, se essa imagem for boa, ela pode ajudar a montar um cardápio com alto potencial de lucro para o seu restaurante.
Considere que quando o cliente olha um cardápio, boas imagens podem incentivar o desejo de consumo, e por consequência, a compra.
Por outro lado, não se trata apenas de preparar um prato e tirar uma foto dele. Cardápios que chamam a atenção possuem fotos profissionais tiradas por fotógrafos.
Essa dica é essencial para montar um cardápio online. Muitos estudos mostram que as pessoas compram mais online de restaurantes que ilustram suas opções.
Quer tornar estas imagens ainda mais sedutoras? Adicione descrições com palavras sugestivas, como “delicioso”, “gostoso”, “saboroso”, “ingredientes selecionados” e etc.
Distribua corretamente os itens do cardápio
Para montar um cardápio altamente lucrativo, o que jamais deve ser deixado de lado é a sua organização de opções. Em outras palavras, as categorias de alimentos.
Considere a seguinte ordem de itens:
- Aperitivos;
- Saladas;
- Entradas;
- Pratos principais;
- Sobremesa;
- Bebidas.
Claro que estas opções podem variar muito de acordo com o restaurante. Alguns, por exemplo, podem não oferecer algumas dessas opções. Tudo depende do ramo.
Você pode começar o cardápio com o nome dos itens em destaque, em negrito ou cor diferente e, em seguida, adicionar a descrição dos ingredientes.
Uma dica interessante é deixar os itens mais vendidos por último, instigando o cliente a pesquisar e folhear todas as opções do restaurante, aumentando a variedade de pedidos.
Mantenha o cardápio atualizado
Para montar um cardápio lucrativo, é fundamental lembrar que ele deve ser lucrativo sempre, o que significa que ele deve sempre ser atualizado, de preferência anualmente.
Duas medidas que podem ajudar com essa atualização:
- Fazer reajustes de acordo com a inflação para que os valores não fiquem defasados;
- Ficar de olho na concorrência para saber se os preços praticados pelo restaurante são competitivos.
Fique atento às tendências
Por fim, mas não menos importante, na hora de montar um cardápio é essencial que o restaurante esteja em dia com as tendências de mercado e dos consumidores.
A verdade é que estamos vivendo em um mundo cujas as circunstâncias mudam muito rapidamente. Basta lembrar da pandemia que foi o grande impulsionador do delivery.
Essa ênfase na entrega de comida a domicílio, por sua vez, criou nos restaurantes a necessidade de investirem mais e melhor nos seus cardápios, para se destacarem.
Houve um tempo em que o sushi era moda. Houve um outro tempo em que a moda era o açaí. Também teve uma época em que brotava uma hamburgueria a cada esquina.
Modas gastronômicas vem e vão, assim como as preferências dos consumidores. Ficar por dentro dessas tendências pode ser uma ótima forma de sempre ter um cardápio lucrativo.
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