Marketing Digital, Vendas

Checklist Black Friday: O que não esquecer na hora de montar o planejamento

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano, tanto para o comércio, quanto para os consumidores.

Sem dúvida alguma, essa ocasião é uma oportunidade única para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, mas também pode ser um desafio de planejamento para os lojistas.

Para garantir que sua empresa esteja preparada para aproveitar ao máximo a data, é muito importante montar um planejamento sólido com antecedência.

Neste artigo, vamos apresentar um checklist completo para ajudar você a não esquecer nenhum detalhe na hora de montar o planejamento da sua loja para a Black Friday.

1. Defina seus objetivos

Antes de começar a planejar suas estratégias de Black Friday, é muito importante definir os objetivos das ações que serão colocadas em prática.

Pergunte a si mesmo o que você deseja alcançar nessa Black Friday:

  • Aumentar as vendas em determinado percentual;
  • Conquistar um quantitativo de novos clientes;
  • Aproveitar para liquidar estoques;
  • Promover a venda de produtos específicos

Ter objetivos claros ajudará na sua tomada de decisões e na definição de estratégias mais assertivas.

2. Analise o desempenho do ano anterior

Se sua empresa já participou da Black Friday no passado, analise o desempenho das ações que você colocou em prática nos anos anteriores.

Uma boa análise de desempenho ajudará você a identificar quais estratégias funcionaram bem e quais precisam ser ajustadas para que seja possível obter melhores resultados na campanha deste ano.

Faça uma avaliação para identificar os produtos mais vendidos, os canais de marketing mais eficientes e o que foi possível tirar de aprendizado.

3. Planeje suas promoções

Na Black Friday os consumidores procuram empresas que de fato ofereçam descontos e ofertas atraentes.

Partindo desse princípio, comece a montar o seu planejamento com certa antecedência, definindo, dentre outras coisas, quais produtos ou serviços você deseja promover e quais serão os descontos oferecidos.

É preciso ter a certeza de que as suas promoções serão boas o suficiente para atrair a atenção dos consumidores e fazer da ocasião um verdadeiro sucesso de vendas.

4. Prepare sua equipe de vendas

Se você possui uma equipe de vendas, garanta que eles estão bem treinados e preparados para lidar com o aumento da demanda durante a Black Friday.

Será muito importante que eles conheçam as promoções, os produtos em destaque e que estejam preparados para fornecer um excelente atendimento aos clientes.

5. Otimize seu site e infraestrutura

Se sua empresa também vende online, é preciso garantir que o seu site esteja preparado para o aumento de tráfego durante a Black Friday.

A depender das expectativas, você pode precisar migrar para um plano de hospedagem mais robusto e capaz de garantir que o seu site seja rápido, responsivo e seguro, mesmo com um alto volume de acessos.

Além disso, quem pretende utilizar as redes sociais e o WhatsApp para vender mais, deve designar um vendedor para atender de forma ágil os clientes nesses canais.

6. Defina sua estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing durante a Black Friday é fundamental para destacar suas promoções, conquistar clientes e maximizar as vendas.

Confira algumas dicas:

  • Adapte a decoração da loja para a Black Friday. Use elementos visuais festivos, como balões, faixas e enfeites temáticos para criar um ambiente de compras atrativo.
  • Use suas redes sociais para compartilhar informações sobre as promoções da Black Friday e incentivar os clientes a compartilhar suas experiências de compras nas redes sociais.

Além disso, considere estender o horário de funcionamento da sua loja durante a Black Friday para acomodar os clientes que desejam fazer compras em horários alternativos.

7. Esteja preparado para o atendimento ao cliente

Treine sua equipe de vendas para interagir de forma eficiente com os clientes, esclarecendo dúvidas sobre produtos, oferecendo assistência e promovendo promoções da Black Friday.

Não tenha dúvidas, um atendimento excepcional ao cliente pode fazer muita diferença e contribuir de forma significativa para que a sua loja venda mais.

8. Prepare o seu estoque

Nada é mais frustrante para o lojista do que deixar de vender mais porque determinado produto esgotou no estoque.

Considerando que o dia da Black Friday costuma ter um grande volume de vendas, é muito importante fazer uma previsão da demanda e preparar o seu estoque para a data.

Além disso, como muitos lojistas vão precisar reforçar o estoque, é importante que você entre em contato com os fornecedores com maior antecedência que o normal para fazer seus pedidos de compra.

9. Conte com um sistema de vendas confiável

Você não pode perder vendas em função de problemas com o sistema PDV da sua loja e pela espera dos clientes na fila para pagamento dos produtos no caixa.

Para isso, é muito importante que a sua loja conte com um sistema de gestão confiável e com ferramentas que ajudam a combater a formação de filas, como PDVs móveis.

O PDV móvel é um terminal de vendas portátil, ou seja, um caixa que funciona na palma da mão, através de dispositivos como tablets e smartphones e maquininhas.

Também conhecido como mPOS (Mobile Point of Sale), essa solução é conectada ao seu sistema de frente de caixa através da rede wi-fi da loja.

Na prática, essa solução permite o processamento e recebimento de pagamentos de forma muito mais flexível e rápida, sem que o cliente precise enfrentar filas.

Tenha uma gestão completa da sua empresa e garanta um atendimento de primeiro mundo aos seus clientes, através dos diferenciais que o sistema para lojas da RCKY pode oferecer!

Lembre-se: A Black Friday é uma oportunidade incrível para o crescimento da sua empresa e volume de vendas, mas também exige que a sua loja esteja preparada para aproveitar o momento.

Siga este checklist para garantir que você não se esqueça de nenhum detalhe importante e esteja preparado para fazer o melhor proveito dessa data tão importante no calendário do varejo.

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