Gestão de Empresas

Clima e Cultura organizacional: qual a importância para empresas do varejo?

À primeira vista, clima e cultura organizacional parecem fazer parte da rotina das grandes organizações. É aí que muitos empreendedores de pequenas e médias empresas do varejo costumam se enganar, afinal, nesse segmento também é importante entender o que são esses conceitos e como eles podem impactar os processos e a produtividade do seu negócio.

Se você também pensava assim, fique tranquilo. Neste artigo vamos apresentar as diferenças entre clima e cultura organizacional e dar dicas de como você pode colocá-los em prática e melhorar o ambiente de trabalho na gestão do seu varejo. Não perca!

Clima organizacional

O clima organizacional funciona como um termômetro que a sua empresa do varejo tem para medir diversos indicadores, entre eles a satisfação dos seus funcionários em todos os aspectos do seu negócio, seja na relação que eles têm com você, no relacionamento com os colegas, até mesmo no atendimento ao cliente e no aumento de vendas.

O clima organizacional também ajuda a identificar a satisfação dos seus colaboradores em relação às condições de trabalho e oportunidades de crescimento.

Vale lembrar que assim, como o tempo varia constantemente, o mesmo acontece no clima organizacional. A percepção que as pessoas que trabalham no seu varejo têm em um dia pode ser completamente diferente na semana seguinte. Decidir abrir sua loja, padaria ou mercado em um dia de feriado, por exemplo, ou demitir um colaborador querido por todos pode alterar a motivação da equipe.

Como melhorar

Sua equipe é essencial para o sucesso de sua empresa do varejo, por isso, o primeiro passo é programar uma avaliação periódica do clima organizacional. Reúna informações que ajudem a identificar qual o grau de satisfação dos profissionais e o que precisa ser melhorado.

Há ainda outras ações práticas que você precisa implementar para garantir um clima organizacional agradável:

  • converse com a equipe: esteja presente no dia a dia dos seus colaboradores, mas não apenas cobrando trabalho. Trate-os sempre com respeito;
  • dê feedbacks: a pequena e média empresa do varejo não deve se esquecer de acompanhar os resultados individuais da equipe. Porém, não se concentre apenas nos pontos a serem melhorados. Sempre que possível parabenize os esforços que deram certo;
  • fortaleça o espírito de equipe do grupo: seu negócio só consegue abrir as portas porque existem pessoas atuando em diferentes frentes de trabalho dentro da sua empresa. Mostre que você valoriza cada profissional e destaque o quanto ele é importante para o seu varejo;
  • saiba ouvir: o clima organizacional só melhora quando os colaboradores se sentem à vontade para apresentar suas críticas e sugestões. Não considere os comentários como uma crítica pessoal a sua gestão e sim uma oportunidade de melhorar o ambiente de trabalho de todos, inclusive o seu;
  • invista na capacitação: Já pensou em oferecer um treinamento para melhorar a técnica de vendas ou o atendimento da equipe? O funcionário que percebe o interesse da empresa em ajudá-lo a crescer, retribui com um trabalho de excelência;
  • esclareça o motivo que o levaram a tomar certas decisões: em vez de apenas impor as decisões, que tal explicar à equipe os motivos que levaram você a tomar uma determinada medida? O uso de argumentos é sempre melhor que a imposição e faz toda a diferença no ambiente de trabalho;
  • avalie a remuneração: falar em satisfação profissional é falar também em uma boa remuneração. Como nem sempre o planejamento financeiro permite um pagamento maior à equipe, procure trazer outros benefícios, como parcerias que ofereçam descontos em academias ou farmácias, por exemplo.

Cultura organizacional

Você já parou para pensar o que o cliente pensa quando coloca o pé em seu negócio? Será que o ambiente é convidativo? Há vendedores ou balconistas preparados para recebê-los? Esses são alguns dos elementos que permitem que um cliente consiga em apenas alguns minutos identificar a cultura de seu varejo.

A cultura organizacional é a identidade da sua empresa e corresponde ao conjunto das crenças, valores e rotinas que estruturam o seu negócio. Diferentemente do clima organizacional, a cultura não é muito variável. Enquanto o primeiro funciona como um termômetro, o segundo é a bússola que guia sua empresa nas decisões e processos que dão a cara à sua organização.

4 elementos da cultura organizacional

A cultura organizacional se forma a partir de 4 pontos que precisam ser definidos ainda durante o planejamento estratégico. Quanto mais alinhados com a identidade que você espera que o seu negócio tenha, maiores as chances de que isso funcione na prática. Vamos aos pontos?

  • missão: por que seu negócio existe? O importante é que sua missão seja real e alinhada ao seu segmento. Imagine que o foco de seu mercado seja o preço baixo. Sua missão pode ser “oferecer os menores preços sempre”;
  • visão: o que você espera da sua empresa no futuro? A sua visão precisa responder também quanto tempo você pretende alcançar os resultados esperados e de que forma ele será atingido. Por exemplo, expandir sua empresa e abrir duas unidades em três anos em outro estado;
  • valores: quais são os elementos mais importantes para a sua empresa? Os valores são os guias que norteiam a conduta do seu varejo;
  • estratégias de ação: o que você precisa para conseguir entregar sua missão ao cliente, conquistar a visão pretendida e manter os valores organizacionais? As estratégias devem ser criadas para que a cultura organizacional não exista apenas no papel e seja incorporada e aplicada em todos os dias do negócio, por toda a equipe.

Você deve ter percebido aqui como o papel do gestor é extremamente importante nesse processo. A liderança forte deve funcionar não só no momento de construção da cultura organizacional, mas também em sua implementação.

Vale lembrar que apesar de não variar tanto quanto o clima organizacional, a cultura pode sofrer mudanças graduais ao longo do tempo, seja para atender às mudanças do varejo, seja para atender aos novos objetivos do negócio ou para otimizar práticas, como a automação de processos.

Clima e cultura organizacional são interdependentes

Clima e cultura organizacional influenciam diretamente no desempenho de sua equipe, pois, se o colaborador se identifica com os valores e missão do negócio, a cultura organizacional flui como o esperado. E quando tudo vai bem, o clima da empresa também é bom.

Aliás, é importante ainda durante a construção da cultura organizacional pensar em estratégias que prezam pelo bom clima na empresa. Oferecer benefícios e reconhecimento profissional vai fazer com que seu negócio consiga atrair as pessoas certas para o seu varejo crescer!

Como andam o clima e a cultura organizacional do seu negócio? Você já havia parado para pensar que esses conceitos são extremamente importantes também para as pequenas e médias empresas de varejo? Tem alguma dica para melhorar esses aspectos? Participe da conversa aqui nos comentários!

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