Quer implementar um sistema de comanda para padaria mas não sabe por onde começar? Leia este artigo e tire suas dúvidas.
Em milhares de padarias pelo Brasil, a comanda de papel foi abolida. No lugar dela veio a comanda eletrônica, um dispositivo bastante diferente que confere maior segurança e agilidade ao atendimento.
Para fazer seus pedidos, os clientes recebem uma comanda eletrônica numerada. O garçom realiza o pedido usando um smartphone ou tablet, já atribuindo os itens à comanda do cliente.
Com alguns cliques, o pedido chega até a cozinha e o caixa. Ele pode ser lido e compreendido facilmente pelos funcionários. Depois de pronto, o cliente recebe seu pedido e, ao passar no caixa, finaliza sua experiência de maneira rápida e sem erros.
O que você precisa saber sobre a comanda para padaria?
Comanda para padaria – vantagens e funcionalidades
Agilidade no atendimento
A rapidez e praticidade no atendimento pode até mesmo surpreender os clientes, que infelizmente já conhecem a lentidão e a confusão decorrentes do uso das comandas de papel.
Organização nos pedidos
Como o preenchimento dos pedidos é facilitado, a compreensão também é. A comanda eletrônica faz com que os pedidos cheguem à cozinha e ao caixa com todas as informações necessárias, demais observações, horário e ordem corretas.
Atendimento por dispositivo eletrônico
Os pedidos são realizados pelo garçom por meio do aplicativo do sistema de comanda eletrônica, sem papel ou caneta, chegando a outros funcionários de maneira quase instantânea sem erros ou perdas.
Proteção contra fraudes
A comanda para padaria também conta com funcionalidades para evitar fraudes, visto que somente os funcionários podem usar o dispositivo e as funções só podem acessadas, alteradas e excluídas mediante senhas e confirmações.
Maior controle
O sistema de comandas oferece conhecimento e controle a respeito de dados sobre as vendas, os clientes e o atendimento em tempo real. Ter essas informações é muito importante para pensar em mudanças e fazer planejamentos para o negócio.
Comanda para padaria – equipamentos necessários
Depois de escolher o sistema de comandas ideal para seu negócio, também é preciso investir em alguns equipamentos essenciais à implantação e funcionamento da comanda para padaria.
Embora existam diferentes modelos de comanda, os equipamentos utilizados costumam ser os mesmos. É recomendado utilizar equipamentos de qualidade superior para evitar danos e prejuízos à operação, mas também para que o sistema possa exercer seu potencial máximo.
Para implementar um sistema de comanda para padaria, é necessário:
Computador para processar, armazenar e registrar informações. A máquina precisa realizar as funções de rotina, incluindo o serviço de caixa, de maneira fluida e ágil.
Impressora USB para imprimir a conta que será entregue ao cliente. Esse aspecto é essencial para prestar um atendimento transparente, dando ao cliente uma noção clara do que foi consumido.
Impressora Ethernet para imprimir os cupons de produção do negócio. São necessários para fazer o trabalho dos funcionários da cozinha fluir de modo organizado.
Impressora fiscal para emitir notas e documentos fiscais. O equipamento é integrado ao sistema de gestão do negócio e seu bom funcionamento é vital para a rotina da padaria, visto que a cada atendimento é preciso emitir notas fiscais.
Roteador WiFi para fornecer internet aos smartphones, tablets e computadores da loja. Uma conexão estável e um serviço de internet de qualidade são necessários para garantir a realização das operações, desde o envio do pedido até o fechamento da venda.
Tablets ou smartphones para anotar e enviar os pedidos dos clientes. O aplicativo que possibilita o funcionamento da comanda eletrônica deve ser instalado nesses dispositivos, portanto os funcionários precisam ter acesso a aparelhos novos, ágeis e simples de utilizar.
Comanda para padaria – proteção contra fraudes
O sistema de comanda para padaria precisa ser capaz de registrar e integrar as operações de maneira confiável e sem erros, pois dessa forma ele será um aliado caso haja necessidade de rever ou confirmar alguma informação. Caso haja algum tipo de contestação ou tentativa de fraude, a comanda eletrônica fornecerá provas concretas que mostrarão a verdade.
Utilizando a comanda de papel, é muito provável que ocorram erros, perdas e fraudes, sendo preciso contar com a memória dos funcionários e clientes para confirmar as informações. Já com a comanda eletrônica, os pedidos só são processados mediante o registro e a impressão dos cupons de produção.
Portanto, é possível enumerar diversas vantagens do uso das comandas eletrônicas incluindo redução do prejuízo, mais segurança e menos riscos tanto para o negócio quanto para os clientes.
Sistema de gestão para padaria
Seja na hora de buscar um sistema de gestão completo ou apenas um sistema de comanda eletrônica, é preciso buscar soluções adequadas às necessidades e possibilidades financeiras do negócio. O sistema precisa suprir as demandas do dia-a-dia de maneira descomplicada e eficiente.
Também é preciso buscar um serviço que inclua suporte abrangente, com a certeza de que a empresa estará disponível para resolver as dúvidas e problemas com rapidez e comprometimento. Saiba também como funcionam as atualizações do sistema, para se certificar de que seu negócio não irá sofrer os efeitos de um software obsoleto e cheio de falhas.
Nunca foi fácil administrar negócios do ramo alimentício. Hoje ainda existem vários desafios, mas os sistemas de gestão disponíveis permitem realizar as operações com fluidez e responsabilidade, sendo portanto bons investimentos que fornecem mais agilidade e segurança, além de contribuir para o sucesso do negócio.
Sistema de gestão para padaria – vantagens
Controle financeiro
Acesso a informações organizadas e detalhadas a respeito das contas, relatórios, entradas e saídas, resumos e extratos financeiros.
Relatórios para padaria
Relatórios em diferentes formatos para facilitar a assimilação dos dados referentes ao desempenho do negócio.
Atendimento
Com o sistema de gestão, o cliente também pode escolher seus produtos e comunicar ao atendente. O atendente então registra os produtos no sistema e realiza a cobrança, emitindo os documentos fiscais referentes à operação.
Certamente, mudar da comanda de papel para a comanda eletrônica é um grande salto. Mas antes de implantar essa tecnologia, é preciso tirar todas as dúvidas e se certificar de que o negócio, os funcionários e clientes conseguirão se adaptar a ela.
A demanda e as oportunidades do mercado mudam rapidamente, portanto para manter seu negócio atualizado, lucrativo e próspero, investir em um sistema de gestão é uma boa opção. O sistema cuida de várias atividades da rotina varejista, dando ao empreendedor mais tempo para buscar melhorias e resolver os problemas enfrentados por seu negócio.
Gostou do artigo? Continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!
Créditos da imagem:
Roman Kraft