Você já olhou para o seu comércio e quis que ele fosse mais profissional e, consequentemente, vendesse mais, para se destacar no mercado?
Se a resposta for “sim”, temos uma excelente notícia para você: isso é super possível de ser feito!
Para tanto, basta contar com as estratégias certas, pois pequenas mudanças no negócio podem trazer grandes resultados. Afinal, não é preciso gastar muito dinheiro para colocar o empreendimento nos trilhos do sucesso!
Quer saber como fazer isso?
Então, confira este post na íntegra, pois temos 7 dicas que vão fazer toda a diferença nos seus lucros.
Confira!
1. Invista em treinamentos
A primeira coisa que não pode faltar em um comércio realmente profissional e que se destaca da concorrência é um atendimento de altíssima qualidade.
Entretanto, isso só é possível quando a empresa está disposta a investir em treinamentos, a fim de tornar a mão de obra qualificada.
E, mais do que isso, é através dessa qualificação que seus colaboradores estarão aptos a atuar da forma que você espera, usando as abordagens previstas no seu planejamento e que têm a ver com os valores da marca.
Além disso, é preciso ter em mente que cobrar uma postura dos seus profissionais ou um conhecimento que ainda não foi ensinado, apenas supondo que “eles deveriam saber” é algo fadado a dar errado.
2. Ofereça diferentes formas de pagamento
Outra estratégia que serve não só para atrair mais clientes, mas também para realizar mais vendas e transmitir profissionalismo é adotar várias formas de pagamento.
Isso porque, o dinheiro em espécie tem sido cada vez menos utilizado para compras, o que é bom, inclusive, para facilitar o controle financeiro.
Assim sendo, outros meios de pagamento têm caído no gosto popular, como o PIX e o já conhecido cartão, seja de crédito ou débito.
Além de mais seguros, tanto para o consumidor, quanto para o cliente, esses pagamentos são bem mais práticos.
Logo, ao não oferecer, no mínimo, esses meios de pagamento, certamente você irá perder muitas vendas!
Sem citar, é claro, a imagem negativa que seu empreendimento ficará na praça, sendo visto como ultrapassado e indiferente às expectativas da clientela.
3. Cuide do layout do negócio
Independentemente de qual seja o segmento da sua empresa, é imprescindível que você fique muito atento à estética do comércio.
Isso porque, cada parte da loja deve transmitir aquilo que a marca representa.
Desse modo, ao contar com um espaço mal iluminado, desorganizado, com uma fachada descuidada, por exemplo, a primeira impressão será péssima!
Em outras palavras, a parte visual do empreendimento é o cartão de visita natural do ambiente e se você, enquanto gestor, não der atenção a ela, saiba que depois não adianta reclamar, pois seu público será impelido a se afastar.
Portanto, não deixe que isso aconteça e fique de olho em todos os detalhes. Lembre-se que a decoração, os revestimentos, as luzes, a pintura, nada disso precisa ser de luxo.
Pelo contrário, tudo pode ser simples, básico e até minimalista, desde que seja planejado, tenha propósito e combine com a proposta da marca.
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4. Aprenda técnicas de vitrinismo
Pegando o gancho na dica anterior, a vitrine, especificamente, é outro aspecto do seu comércio que merece absoluta atenção!
Afinal de contas, ela é a primeira coisa que um potencial cliente tem a oportunidade de ver quando passa, mesmo sem entrar, em frente à loja.
Nesse sentido, se os produtos ali presentes são atraentes o suficiente, ele pode decidir conhecer o espaço e quais outros produtos você tem a oferecer.
Justamente por isso, é crucial que a vitrine transmita em pouco tempo, informações sobre o que pode ser encontrado nas prateleiras do estabelecimento. Porém, não confunda isso com excesso de referências, hein!
É preciso escolher a dedo o que estará exposto e as peças devem ser substituídas de tempos em tempos.
Todavia, caso você não queira correr o risco de escolher mal os produtos, o ideal é que você estude sobre vitrinismo, pois existem técnicas que podem ser aplicadas, de acordo com seu segmento, para fazer mais sucesso.
5. Saiba como compor as prateleiras
Seguindo a mesma lógica das dicas anteriores, é indispensável à credibilidade da sua marca que a organização e o conteúdo apresentado na vitrine também possa ser encontrado na parte de dentro da loja.
Ou seja, as expectativas do seu cliente sempre devem ser superadas!
Por isso, é importante manter as prateleiras, araras ou outros tipos de organizadores suficientemente interessantes.
Tome o cuidado de expor itens relacionados em um mesmo setor, seguindo um padrão, seja de tamanhos, cores ou modelos.
Pense na praticidade e faça o possível para facilitar a decisão do seu público, buscando sempre mostrar aquilo que ele pode estar à procura de forma rápida e assertiva.
Além disso, uma boa estratégia é colocar os itens mais procurados da marca nos fundos da loja. Assim, os clientes vão precisar percorrer uma área maior, tendo contato com mais produtos, até chegar àquilo que deseja.
Como não é difícil prever, também existem técnicas comprovadas para estimular o interesse do seu público e fazê-lo efetuar uma compra. Por isso, é altamente recomendado que você estude sobre o assunto.
6. Tenha um site profissional
Diante de um cenário onde o uso da internet é cada vez maior, adotar estratégias digitais é obrigatório para qualquer negócio que pretende prosperar.
Todos os dias mais pessoas se familiarizam com as redes sociais e com os sites de compra online. Por isso, se sua marca não acompanhar esse movimento, a tendência é que ela fique para trás.
Desse modo, é vital que você conte com um site profissional, com recursos capazes de divulgar seus produtos e facilitar a compra do cliente.
Isso ajuda sua empresa a chegar a mais pessoas e, obviamente, transmite profissionalismo.
Em adição, a página virtual, por si só, pode funcionar como uma ferramenta de divulgação, permitindo que promoções, lançamentos e muito mais seja apresentado ao mercado com mais agilidade e alcance.
7. Invista em um bom sistema de gestão
Por último, mas não menos importante, se você deseja que seu comércio passe uma imagem mais profissional, não dá para abrir mão de um bom sistema de gestão.
Afinal, para manter a qualidade e a organização dos processos, é necessário contar com recursos modernos e capazes de integrar e automatizar as operações.
Caso contrário, todas as etapas, desde o contato com os fornecedores e o gerenciamento do estoque, até a efetivação da venda são prejudicadas, passando para o cliente uma impressão de negócio amador e despreparado.
Portanto, se você não quer que sua marca corra esse risco, conheça os sistemas de gestão e PDV da RCKY. Profissionalize seu empreendimento agora mesmo e alavanque seus resultados!