Mesmo que você não esteja enfrentando problemas financeiros, é sempre bom saber como aumentar as vendas da sua empresa. Expandir os lucros do seu empreendimento é favorável não só para você como para todas as pessoas envolvidas — fornecedores, funcionários e, claro, clientes.
Hoje em dia, é muito fácil para o seu público ser atraído pelos seus concorrentes. Se o seu negócio não conseguir fidelizar os clientes, eles terão uma infinidade de outras alternativas em substituição à sua empresa.
É muito importante que o seu negócio entregue para as pessoas exatamente o que elas procuram. Quando isso acontece, as vendas aumentam, você passa a ter dinheiro em caixa e as chances de ascensão são muito altas.
Para saber como aumentar as vendas e ter sucesso com a sua empresa, existem algumas estratégias que podem ajudar você. São fatores primordiais que devem ser tratados com um olhar diferenciado. Saiba agora quais são eles.
Clientes
Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer os seus clientes. Quem são eles, o que procuram, quais os seus anseios, entre outras características de quem adquire os seus produtos e serviços.
Para isso, é necessário fazer pesquisas com os clientes, tanto entre aqueles que visitam o estabelecimento como os que têm cadastro na empresa. Procure saber, inclusive, o que os impede de comprar com você.
Invista no atendimento ao cliente
Um cliente bem atendido, que tem os seus problemas resolvidos de forma rápida, que não perde tempo em filas ou com funcionários sem qualificação, resulta em um freguês que entrega a sua fidelidade e compra naquele estabelecimento.
Então, foque o bom atendimento ao cliente. Invista em sistemas que possam garantir a satisfação da freguesia e, principalmente, em treinamentos adequados para a sua equipe de vendedores.
Tenha uma pós-venda eficaz
Não espere que a pós-venda comece somente após a chegada do cliente em sua residência. Ainda no estabelecimento, é possível iniciar um contato direto, perguntando como ele se sentiu ao fechar negócio e se está satisfeito. Agradeça sempre.
Não deixe de manter contato com o seu freguês, independentemente do tipo de mensagem. O cliente gosta de ser lembrado e de saber que é estimado. Isso tende a atrair a sua atenção.
Valorize a fidelidade do seu cliente
O seu cliente tem a opção de comprar em diversos estabelecimentos e, por alguma razão, ele escolheu o seu. Portanto, é de bom grado que essa fidelidade seja valorizada de alguma forma.
Um brinde de vez em quando, um bom programa de fidelidade ou até mesmo um desconto em alguma aquisição já é um modo de fazer o cliente se sentir valorizado.
Produtos e serviços
Os seus produtos e serviços são o motivo principal pelo qual os clientes procuram a sua empresa. Então, eles precisam ter qualidade se você quiser aumentar as vendas e crescer entre os concorrentes.
É importante que você, assim como os seus funcionários, estude a fundo o que está sendo oferecido, para que possa tirar todas as dúvidas e fazer com que o cliente tenha um poder de decisão mais eficiente.
Organize o seu estoque
Aprender sobre como aumentar as vendas também tem a ver com o estoque da sua empresa. É preciso conhecer as tendências de mercado e garantir um estoque que possa atender à demanda durante toda a temporada.
Além disso, varie constantemente os produtos expostos para atrair a atenção dos clientes e garantir vendas o tempo todo. Já um estoque bem organizado favorece a agilidade na hora da venda, pois a sua equipe saberá onde encontrar os produtos.
E atenção: nunca ofereça ao seu cliente o que você não tem em estoque. Ou seja, não exponha produtos que já não estão disponíveis. Isso vai contra tudo o que você precisa saber sobre como aumentar as vendas da sua empresa.
Tecnologia
A tecnologia pode ajudar na busca sobre como aumentar as vendas da sua empresa. Por exemplo, divulgue os seus produtos e serviços nas mídias sociais. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são redes de grande impacto.
Além disso, é um grande investimento integrar o seu sistema a um CRM que possa enviar newsletters e outros tipos de conteúdo promocional personalizado para os seus clientes.
Tanto as redes sociais como os CRMs fornecem relatórios detalhados que ajudam a sua empresa a conhecer as informações sobre o seu público e garantir melhoria nas vendas.
Expandindo o mercado: investindo no e-commerce
Se você estiver pensando na expansão da sua empresa, por que não investir em uma loja virtual? Se isso for do agrado de seus clientes, pode aumentar as vendas, e os benefícios são muito maiores que os riscos.
Assim como em uma loja física, você precisa ter um estoque em dia e bem organizado, expor os seus produtos de forma que chame a atenção. É importante manter o site sempre atualizado.
Pense, principalmente, na segurança do seu cliente, tanto para a navegação como nas formas de pagamento. Contrate profissionais qualificados que possam fazer esse serviço de modo que não lhe traga dores de cabeça.
Mercado
Para saber como aumentar as vendas da sua empresa, é preciso também saber como o mercado está movimentado. Pesquise os seus concorrentes para entender o que eles andam fazendo para se tornarem fortes, bem como os seus pontos fracos.
Tome muito cuidado ao tratar da precificação dos seus produtos e serviços. Verifique o que a concorrência está ofertando e baixe os valores por pouco tempo. Mantê-los baixos por longos períodos faz com que os clientes se assustem quando você resolver voltá-los ao normal.
Equipe de vendedores
Os clientes não querem mais ser convencidos a comprar determinado produto ou serviço, mas ensinados a usá-los. Portanto, é necessário garantir um bom treinamento para que a equipe saiba como aumentar as vendas.
É importante que os vendedores não atropelem os processos, forçando a tomada de decisão em momentos inoportunos.
Além disso, é interessante incentivar as vendas não só com as comissões, mas com agrados diferenciados. Isso estimula a equipe e é muito bom para a empresa como um todo.
Monitoramento de resultados
Por fim, para saber se todas as estratégias deram certo, é importante ter uma equipe que avalie todos os indicadores de performance e informe com relatórios os resultados desse monitoramento.
Alguns sistemas emitem esses balanços em tempo real, além de apontarem indicadores confiáveis para uma tomada de decisão mais assertiva.
É interessante contratar profissionais qualificados que, além de deixarem esses programas funcionando perfeitamente, ainda possam passar para você todo o processo de análise de resultados.
Você já sabe como aumentar as vendas do seu estabelecimento e como obter os melhores indicadores de performance. Agora é só colocar tudo isso em prática e preparar-se para o crescimento da sua empresa.
E, se você tem algo a acrescentar, alguma dúvida ou sugestão, fale com a gente pelos comentários deste artigo. A sua participação é muito importante para nós!