Gerenciar um negócio nunca foi uma tarefa fácil, são inúmeras questões que o administrador deve ficar atento para que ele assegure um espaço no mercado, alcance suas metas e expanda seu negócio. É por meio de uma gestão de vendas eficiente que esses propósitos serão atingidos.
Entretanto, não basta que o empreendedor tenha apenas a vontade de fazer uma boa administração, o gerenciamento de vendas está ligado ao controle de recursos da empresa, incluindo os humanos, de produtos e serviços, tudo com o escopo de alcançar objetivos.
Além disso, o comportamento dos consumidores, formas de comercialização e o mercado em geral sofreu diversas mutações, por isso, a gestão também inclui adaptação e reinvenção. Acompanhe a leitura desta publicação e confira as melhores estratégias para fazer um gerenciamento de vendas eficiente!
Automatize as tarefas rotineiras
A tecnologia é uma aliada dos escritórios, consultórios e empresas de qualquer ramo e tamanho. Um bom programa oferece uma grande vantagem: a automatização das tarefas rotineiras e burocráticas.
Administradores, colaboradores, parceiros e, até mesmo, os clientes despendem muitos recursos realizando cálculos, assinando documentos, conferindo dados entre outras atividades estressantes que demandam tempo e dinheiro.
Os reflexos da automatização ou aumento da agilidade dos processos de venda incluem:
- redução de filas, atendendo mais consumidores em um curto período de tempo;
- acompanhamento de todo processo de venda;
- efetuação rápida de vendas, maximizando a satisfação do cliente;
- registro automático de comandas e envio instantâneo aos demais setores;
- segurança, estabilidade e confiabilidade no armazenamento de dados.
Mensure os resultados e desempenho da equipe
Medir resultados é essencial para saber se sua equipe, máquinas e processos estão sendo suficientemente eficazes ao negócio. Além disso, sempre que você efetuar mudanças em sua empresa, faz-se necessário saber se as alterações geraram mais lucros, mantiveram os valores ou se houve redução.
Essa tática é ignorada por muitos administradores, isso é um grande erro, pois você não saberá se é por meio dela que se originam os aumentos ou as reduções de lucros, como também se há algum setor que precisa ser aprimorado. Recomendados que sejam usados algumas métricas como:
Número de oportunidades
O objetivo aqui consiste em saber quantas oportunidades de vendas a empresa obtém periodicamente, como também quantificar quanto cada vendedor consegue fazer com que o cliente passe para a próxima etapa de compra.
Ao comparar as duas informações, você identificará se a empresa está sendo bem alimentada com leads — potenciais consumidores que interagem com a empresa —, você poderá cobrar mais do setor de marketing para que a meta seja alcançada.
Valor médio das vendas
O ticket médio de vendas consiste na média de valores de todas as vendas. Se um vendedor realizar uma venda de R$ 100 e outra de R$ 200, o valor médio será de R$ 150, o cálculo utilizado foi: (R$100 + R$ 200)/2 = R$ 150.
O objetivo dessa conta é conceder oportunidades para os vendedores agirem a curto e longo prazo, no primeiro caso os colaboradores focam em vendas mais fáceis de serem concretizadas. Já a longo prazo, permite que a equipe arquitete planos para atrair clientes com tickets maiores.
Taxas de conversão
Essa métrica consiste em medir o número de clientes que passam em cada estágio de venda. Com esse dado você saberá em qual etapa os consumidores não atravessam, apontando exatamente onde devem ser aplicadas melhorias.
Elabore um planejamento eficiente de metas e plano de ação
O planejamento consiste na determinação de objetivos, metas e as formas de como alcançá-las, sem essa estratégia, você, os demais administradores e seus colaboradores ficarão sem um propósito, ou a equipe ficará completamente esparsa, ou seja, cada um seguindo objetivos diferentes.
Para arquitetar um planejamento eficiente, envolva toda a sua equipe comercial no processo, pois cada um poderá contribuir com sua visão, sugestões, dificuldades entre outros fatores. No fim, os objetivos serão realistas e palpáveis para todos os departamentos.
Escolha as ferramentas certas
Nessa etapa você determinará os instrumentos necessários para tornar seu negócio mais competitivo, lucrativo, seguro e eficiente. No gerenciamento de vendas, existem softwares desenvolvidos especificamente para varejos e estabelecimentos do setor da alimentação que conseguem fornecer todos esses requisitos e ainda mais.
Existem três categorias diferentes de sistemas, cada um com sua aplicabilidade e que suprem diferentes necessidades:
- para automação de vendas: facilita todo o processo de vendas, aumentando a satisfação do cliente e ampliando a produtividade;
- destinado à administração das lojas: gera relatórios com dados precisos, permite controle de todos os processos no varejo entre outras funcionalidades;
- para administração de redes: garante total controle da empresa de qualquer lugar, desde os produtos, pessoas, operações e faturamento.
Atente às tendências do mercado
Constantemente os gostos, opiniões e perfis dos consumidores sofrem mutações, seja por uma tendência atual, novidades, mudança de mentalidade etc. É preciso ficar atento a esses detalhes e acompanhar minuciosamente essas alterações, dessa forma você conseguirá manter uma constante quantia de clientes e até ampliá-la.
Além disso, índices inflacionários, novas leis tributárias, fiscais e empresariais — entre outras ações do governo — afetam exacerbadamente o negócio, é possível que seja criada uma nova isenção de imposto que poderá beneficiar seu orçamento.
Outra questão que consiste nas novidades tecnológicas é o fato de que periodicamente surgem novos softwares ou os atuais são atualizados para melhorar ainda mais seus processos, ampliar as formas de angariar clientes ou otimizar recursos.
Contrate uma empresa especializada no ramo
Pode ser bastante difícil ou completamente inviável que o administrador consiga efetivar todas essas estratégias sozinho, afinal, ele não pode deixar de administrar seu negócio para despender horas juntando dados, pesquisando sobre tendências de cada produto, mensurando resultados entre outras atividades.
Entretanto, ele também não pode deixar de seguir essas táticas, caso contrário não conseguirá assegurar a sobrevivência do empreendimento no mercado. Porém, existe uma solução eficaz e econômica para essa questão: a contratação de uma empresa especializada.
Na prática, você obterá os softwares explicados ao longo do texto que realizarão todas as atividades necessárias para desenvolver seu negócio. Tais programas são destinados à gestão de vendas, acessíveis, fáceis de utilizar e manusear.
As vantagens dos sistemas de gestão de vendas ou administração do negócio são inquestionáveis, entre em contato conosco, entenda como implementá-las em sua empresa e garanta o destaque no mercado!