Automação e Tecnologia

Por que contratar um sistema de gestão para restaurantes?

Assim como em qualquer tipo de empreendimento, contratar um sistema de gestão para restaurante é fundamental para gerir com eficiência as informações e gerar relatórios que são importantes ferramentas de gestão.

Só quem gerencia um estabelecimento sabe o quanto é difícil cuidar de todos os detalhes do negócio: estoque, fluxo de caixa, atendimento, pedidos, contratações, limpeza, fornecedores e por aí vai. Com tantas coisas para se preocupar, não é incomum que os profissionais cometam erros e falhas. Por isso, uma boa ajuda é muito bem-vinda.

Nesse artigo, você vai compreender qual a importância em contratar um sistema de gestão para restaurante e quais as vantagens de adotar essa ferramenta. Acompanhe!

Por que sistemas de gestão são importantes para restaurantes?

Pequenos erros, quando cometidos de forma contínua e periódica, podem ir se acumulando e acabar comprometendo o funcionamento do restaurante. Com certeza você já se deparou com clientes insatisfeitos, impacientes e que nunca mais foram vistos no estabelecimento por simples erros e falhas de gestão.

Automatização de processos

A adoção de um sistema de gestão para restaurante ajuda os gestores e toda a equipe a automatizar alguns dos processos para poupar o tempo dos funcionários e oferecer uma experiência de atendimento de qualidade.

Imagine um restaurante que atende presencialmente e ainda faz entregas. Além de anotar cada um dos pedidos e atender os clientes com simpatia e eficiência, é preciso ainda realizar o cadastro de cada um dos seus consumidores, fazer o controle de estoque, realizar as contratações e cuidar de outras atividades que demandam muito tempo.

Com a tecnologia, no entanto, os tempo mudaram. Hoje os serviços são concluídos em um menor tempo e carecem de menor esforço, facilidade essa advinda da otimização e informatização dos processos. Com a automatização, trabalhos que antes eram feitos manualmente passaram a ser realizados com o auxílio da tecnologia.

Produtividade e qualidade

Um sistema de gestão para restaurantes impacta diretamente na qualidade do atendimento, já que os próprios colaboradores podem contar com ferramentas digitais que lhes auxiliem na execução das tarefas diárias. Assim, o tempo de espera do cliente diminui.

O sistema se encarrega de detalhes e controles importantes que muitas vezes não recebem a devida atenção dos funcionários, que costumam ter uma rotina atarefada e corrida. Assim, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Pense que: quanto mais a automatização for aplicada a empresa, mais produtiva ela se torna. A maioria dos sistemas de gerenciamento oferecidos no mercado possibilitam que o empreendedor use módulos separados de acordo com as necessidades do seu negócio reduzindo, assim, os custos.

Quais as vantagens de um sistema de gestão?

Quantas horas do seu dia são consumidas com questões relacionadas à gestão administrativa cotidiana do seu restaurante? Quanto tempo de trabalho é gasto para monitorar, controlar e orientar as pessoas e ter uma boa execução dos processos diários?

Se você acha que perde muito tempo realizando atividades manuais que poderiam ser automatizadas, talvez seja a hora de conhecer as vantagens de um sistema de gestão para restaurantes. Para ajudar você a entender melhor as vantagens de contratar um sistema de gestão para restaurante, levantamos as sete principais melhorias que um software traz para o dia a dia. Confira:

Integra todas as áreas do restaurante

Quantas planilhas, aplicativos ou softwares são necessários para controlar o estoque, as vendas e o caixa? A realidade de alguns negócios é a de não usar nenhum sistema de gestão integrado, deixando nas mãos dos funcionários que utilizem a solução que julgar mais adequada.

O problema é que isso prejudica a tomada de decisão da alta gerência. Um sistema que integre todas as áreas do estabelecimento pode reduzir erros.

Melhoria no atendimento

A qualidade e a rapidez do atendimento continua sendo um atributo decisório em uma escolha de restaurante. Quando a equipe de garçons utiliza o smartphone para fazer o registro dos pedidos, o atendimento passa a ser mais ágil e o pedido chega mais rápido à mesa. Isso porque a cozinha e todas as pessoas responsáveis pelo pedido passam a ter conhecimento dele imediatamente ao seu registro, através da automação.

Controle de estoque com maior precisão

Além da preocupação com o fluxo de pedidos, ainda é preciso gerenciar toda a parte de estoque, desde o dinheiro disponível para abastecê-lo ate as contas a pagar e a receber.

Quando não há uma gestão eficiente do estoque, fica impossível calcular os lucros do negócio e abater gastos que podem ser rastreáveis e reduzidos. Além disso, a falta de controle compromete todo o funcionamento do restaurante, correndo o risco dos estoques se esvaziarem sem que o gestor se dê conta.

Um sistema de gestão para restaurantes irá calcular todos esses fatores de forma rápida e sem equívocos, a quantidade de insumos disponíveis e os lucros reais trazidos por cada pedido entregue.

Como contratar um sistema de gestão para restaurantes?

Há quem pense que contratar um sistema de gestão para restaurante é apenas um investimento para grandes empreendimentos, mas isso é um grande equívoco.

Por isso, escolher um sistema de gestão pode não ser uma tarefa fácil e existem muitas opções no mercado. Para ajudar você nesse processo levantamos alguns requisitos importantes que devem ser pensados antes de qualquer decisão.

Fique atento às suas necessidades

Para evitar dores de cabeça e fugir de problemas, é necessário conhecer muito bem quais são as necessidades do seu restaurante.

Se você está com o orçamento apertado, mas tem uma necessidade a mais de ter um controle de estoque mais eficiente, é possível adquirir uma versão do sistema com acesso apenas local, conforme as vendas vão aumentado e o lucro entrando, você pode melhorar a versão para um sistema em nuvem com acesso via internet.

Outra dica importante é ficar atento a idoneidade da empresa fornecedora, verificar o tempo de mercado e de experiência que ela possui e conversar com outros clientes que já utilizam sistemas dessa empresa a fim de avaliar melhor o serviço oferecido.

Pense nos recursos do sistema

Ao contratar um sistema de gestão para restaurante é fundamental verificar quais são os recursos necessários para seu correto funcionamento. A implementação desse sistema irá demandar um investimento maior na compra de novos computadores? Ou na aquisição de dispositivos móveis para o controle dos pedidos?

Essa é uma importante análise para que você prepare seu orçamento para outros investimentos que devem ser realizados em conjunto com o novo sistema, além de não pagar por muitos módulos que não serão úteis.

Avalie a facilidade de uso

De nada adianta contratar um sistema de gestão para restaurantes que tem todas as funcionalidades que seu negócio precisa, mas que seja muito complicado de usar.

Sem uma interface amigável e um bom treinamento de toda a equipe que dá suporte ao seu restaurante, o resultado vai ser abaixo do esperado e você não aproveitará todos os benefícios da ferramenta.

Vale destacar que é fundamental considerar o suporte do fornecedor da ferramenta para o seu negócio. Ao contratar um sistema de gestão para restaurantes é importante considerar todos os prós e contras a fim de obter a melhor eficiência com o menor custo possível.

Ficou com alguma dúvida? Que tal entrar em contato conosco e conhecer todos os nossos serviços.

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